Se você deseja estudar uma pós-graduação , decidir sobre um programa nem sempre é fácil. Existem inúmeros fatores a serem considerados, da universidade e sua localização, aos custos e financiamento envolvidos, a que carreira seu curso de pós-graduação poderia levar, e isso dificilmente raspa a superfície. Para ajudar a tornar sua decisão um pouco mais fácil, aqui estão algumas sugestões de coisas a fazer e não fazer enquanto você estiver escolhendo um diploma.
Fazer
Pense no que você quer e por que
O que você deseja obter com a sua pós-graduação? Você deve considerar suas opções com seus objetivos de carreira em mente: deseja mudar de carreira ou precisa de um diploma para sua carreira preferida ? Seu diploma proposto lhe proporcionará um grande impulso em suas perspectivas de carreira e potencial salarial? Vale a pena o custo?
Outro aspecto é decidir qual tipo de pós-graduação você deseja (pesquisa ou ensino) – os cursos ministrados seguem um formato semelhante aos cursos de graduação (você terá uma mistura de módulos principais e opcionais por período, ministrados por meio de palestras, seminários ou sessões de laboratório) , enquanto os mestres de pesquisa são muito mais independentes, com poucas horas de ensino definidas. Depois de ter uma ideia mais clara dos seus objetivos, você poderá pesquisar com mais precisão as universidades e os cursos que os correspondem.
Verifique se você está fazendo uma pós-graduação pelas razões certas
Por exemplo, enquanto muitos estudantes simplesmente desfrutam da vida universitária, usar a faculdade como forma de evitar ingressar no mundo do trabalho não é a melhor ideia. Se você não tiver certeza sobre seu plano de carreira, pode preferir tirar um ano sabático para reservar um tempo para pesquisar suas opções ou passar algum tempo trabalhando em uma função em seu setor preferido. Confira os piores motivos para fazer um mestrado aqui .
Participar de dias de eventos da universidade
Eventos universitários são extremamente úteis para ajudar você a escolher um curso de pós-graduação: você pode encontrar representantes oficiais das universidades de seu interesse para obter respostas personalizadas às suas perguntas , permitindo que você descubra mais sobre o curso , incluindo informações sobre os requisitos de entrada e como você pode aumentar suas chances de ser aceito. Você também deve tentar participar dos dias abertos da sua potencial universidade, o que lhe dará uma ideia de como é estar no campus, incluindo as facilidades que a universidade oferece.
Converse com alunos anteriores
Isso fornecerá uma visão honesta de como os alunos encontraram o curso, o que estão fazendo agora e como o financiaram. Ou, se você não conseguir encontrar um ex-aluno para conversar, tente pesquisar os resultados da carreira de ex-alunos para ter uma idéia de como suas carreiras progrediram desde a graduação.
Não fazer
Apresse-se em qualquer decisão
Dependendo de onde você estuda, os diplomas de pós-graduação podem ser caros e demorados. Portanto, dê um passo atrás e, como mencionado anteriormente, avalie quais são seus desejos e necessidades em sua pós-graduação. Faça o que fizer, não escolha um curso ou uma universidade sem pesquisá-lo primeiro.
Basta confiar no ranking da universidade
Embora rankings universitários possam ser realmente úteis para se ter uma ideia das universidades de maior prestígio, tanto em geral quanto para o seu assunto , é melhor não dar muita importância ao ranking ao escolher um diploma. Idealmente, você quer ter a maior certeza possível de que o curso, a ética do aluno, a localização e o estilo de vida são uma ótima opção para você.
Esqueça de pensar em financiamento
Outro fator no processo de escolha de um diploma é como você vai pagar. A pós-graduação pode custar muito dinheiro, então você precisa ter certeza absoluta de que seu curso é adequado para você antes de fazer o investimento. Ao escolher um diploma, você deve tentar considerar como financiar seu curso em potencial. Um bom lugar para começar é o site oficial de sua universidade em potencial, pois ela pode oferecer suas próprias bolsas de estudo, subsídios, bolsas de estudo, bolsas de estudos, prêmios ou assistências. Também vale a pena conferir sites do governo de origem e país anfitrião, instituições de caridade, fundos fiduciários e outras fontes externas de bolsas de estudo, empréstimos para estudantes e patrocínios de empregadores – Você também deve pesquisar os custos de vida típicos em seu país anfitrião, para ter uma ideia de quanto deve orçamentar (também pode haver um valor mínimo necessário para atender aos requisitos de visto de estudante do país).
Subestime o esforço necessário para sua pós-graduação
Você provavelmente já ouviu falar sobre o desafio de mestrado e doutorado em comparação aos programas de graduação, mas muitos estudantes ficam surpresos com a intensidade do curso, exigindo que eles se motivem e trabalhem de forma mais independente do que antes (com menos horas de contato com os tutores). Isso significa que você provavelmente gastará menos tempo socializando do que na graduação. Portanto, ao escolher um curso de pós-graduação, certifique-se de que você pode se comprometer sem perder o interesse, mesmo quando o trabalho fica realmente difícil.