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O que um bom site de ecommerce deve ter: 5 fatores essenciais

O que um bom site de ecommerce deve ter: 5 fatores essenciais

Para quem quer ganhar dinheiro na Internet, é importante saber o que um bom site de ecommerce deve ter. Afinal, atualmente, as lojas digitais estão entre as poucas oportunidades de fazer negócios bem sucedidos na economia atual, uma vez que a pandemia do novo coronavírus criou uma crise considerável, gerando milhões de desempregados e uma situação de incerteza econômica no mundo todo.

Uma das razões para essa crise econômica é a incerteza em relação à possibilidade de sair de casa e interagir com lojas e mercados em geral. Afinal de contas, existem sérias restrições em relação a isso, além da possibilidade constante de um lockdown ter de fechar os estabelecimentos novamente. Quem tem se mantido aberto sem problemas são as lojas digitais, que registram faturamento recorde mesmo nesse período.

E aí, quer saber como ganhar dinheiro online e aprender o que um bom site de ecommerce deve ter? Então siga a leitura abaixo!

O que um bom site de ecommerce deve ter: 5 fatores essenciais

1. Design Intuitivo

O site de ecommerce deve ser transparente e funcionar para o cliente sem que ele tenha que buscar ajuda. O design do site contribui para atingir este objetivo, uma vez que ele é capaz de direcionar o olhar do usuário para onde ele deve ir, e esconder aquilo que não deve ser dado atenção.

Um site confuso, com cores que conflitam, e um design diferente do que as pessoas estão acostumadas a ver (menu no canto direito superior, ou na lateral; barra de pesquisas próxima da barra de menu) será dispensado pelo usuário, já que ele encontrará dificuldade em interagir com seu conteúdo.

2. Categorias

O menu categorizado é o sonho de todo cliente. Separar seus produtos por tamanho, utilidade, cor, gênero, preço e quaisquer outras diferenças que puder encontrar fará com que o usuário passe bastante tempo em seu site, explorando todas as opções.

A segmentação também facilita para o cliente encontrar o que está buscando e terá como consequência a satisfação do usuário além de uma compra feita em menor tempo.

3. Calculador de frete automático

Disponibilizar um calculador de frete em cada produto agiliza o processo de compra. Muitas pessoas colocam o produto no carrinho para calcular o frete, e este é um fator que contribui com as causas de carrinhos abandonados.

Se o seu site trabalha com Correios ou transportadora, que calculam o frete por dimensões e peso, o calculador automático na página do produto fará o trabalho de exibir o frete para seus clientes quando ainda estão na fase de pesquisa. Se o preço de seu frete for atraente, pode ser até um fator de decisão de compra.

4. Transparência

Seu ecommerce deve conter as seguintes informações na página inicial ou no menu, em um local de fácil acesso:

  • Como funciona comprar em sua loja: ela tem entrega imediata ou prazo para envio? Ela tem produtos feitos sob encomenda? É uma plataforma de marketplace, onde várias lojas se juntam no mesmo site? Descreva com detalhes como será a experiência do comprador dentro de seu ecommerce
  • Forma de envio: Informe quais tipos de frete sua loja oferece e quais empresas trabalham com o envio. Por exemplo, se as entregas forem só via Correios, informe isso. Já se você trabalha vendendo os melhores produtos de tecnologia no Rappi, informe isso (e a cidade em que o recurso está disponível). Qualquer outro recurso de entrega deve ser informado também.
  • Formas de pagamento: Informe quais tipos de pagamento sua loja oferece, e se há a contratação de uma empresa terceirizada para realizar o pagamento (PagSeguro, Paypal).
  • Políticas de troca: Clientes buscam segurança na compra online, e saber como proceder em caso de troca ou produto avariado é um fator importante para finalizar a compra em uma loja.
  • Formas de contato: Existem algumas formas de contato como e-mail, telefone, whatsapp, redes sociais e Chat. As opções escolhidas pela sua loja dependerão de quão imediata você gostaria que fosse sua relação com o cliente. Claro, um ecommerce com contato direto com seus usuários terá maior preferência do que um ecommerce que leva dias para retornar.

5. Otimização via análise de dados

Qual é a taxa de conversão do seu botão de compra? Há algum gargalo de produtividade na sua estrutura de venda digital? De onde vêm seu principal fluxo de público?

Se você não sabe responder essas perguntas, é porque não faz uma análise de dados do seu conteúdo. Se não faz, está perdendo uma grande oportunidade de otimizar seu site e conseguir melhores resultados de vendas.

Pronto! Agora que você já sabe o que um bom site de ecommerce deve ter e quais os fatores essenciais que não podem ser ignorados, é importante cuidar para que a sua loja digital tenha todos esses elementos. Com isso, será mais fácil conseguir as vendas que você tanto quer e que ajudarão a superar o momento difícil que é essa pandemia do novo coronavírus.

E aí, gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

 

 

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