Recentemente, o MIT divulgou a lista das empresas mais inovadoras do Brasil. O estudo compara diversas empresas, nos mais diversos segmentos através de alguns indicadores.
Indicadores de inovação envolvem um conjunto de ferramentas e sistemáticas para mensurar a capacidade de inovação de uma empresa e servem, basicamente:
- Para comparar empresas de um mesmo setor e classificar entre os concorrentes;
- Para comparar duas ou mais unidades de negócios de uma empresa;
- Para medir a capacidade de inovação de uma empresa ou unidade de negócio ao longo do tempo.
Já dizia Peter Drucker, “o que não pode ser medido, não pode ser gerenciado“, por isso mensurar o desempenho da inovação é um dos fatores para o seu sucesso. A partir da análise dos indicadores é possível direcionar os esforços para melhorar os resultados, ajustando a estratégia de inovação.
Os indicadores de inovação fornecem informações fundamentais para os gestores sobre o desempenho do portfólio de iniciativas inovadoras. Caso o desempenho esteja dentro do esperado, se incentiva mais as melhores práticas que levaram a esse resultado. Caso o desempenho se repita ou esteja aquém do esperado, novas ações ou estratégias precisam ser delineadas.
No estudo do MIT das empresas mais inovadoras, foi possível observar quais indicadores foram mais relevantes para levar as empresas ao topo do ranking.
Quer saber quais foram esses indicadores? Acompanhe a matéria: https://exame.com/tecnologia/as-20-empresas-mais-inovadoras-do-brasil/