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O Profissional de Marketing Digital Precisa Ser Multidisciplinar?

O Profissional de Marketing Digital Precisa Ser Multidisciplinar?

Será que o profissional de marketing digital precisa ser multidisciplinar?

Essa é uma discussão que volta e meia reaparece em sites especializados e que neste ambiente Pós-COVID precisa ser novamente levantada já que o crescimento profissional precisa sempre ser reavaliado.

A resposta é simples, precisa sim e cada vez mais, pois o mercado está cada vez mais exigente e a qualificação profissional, quanto mais ampla, mais serão as chances do profissional conquistar boas posições no mercado de trabalho.

Nós que trabalhamos com marketing digital, herdamos um pouco da antiga cultura de que você precisava ser especializado em uma determinada área e não precisaria conhecer nada de outras.

Afinal de contas, você é um “especialista” na sua área, e, portanto, o que acontece em outras áreas não lhe diz muito respeito.

Sabemos muito bem hoje em dia que essa abordagem está totalmente ultrapassada e que principalmente no ambiente online, você precisa ter as competências que o mercado exige, e não apenas aquelas que você como “especialista” acha que deve ter.

A visão individualista do profissional não se encaixa mais em um mercado onde o trabalho em equipe é cada a tônica do momento.

Por isso mesmo, para que esse trabalho em equipe seja bem-sucedido, todos precisam estar falando a mesma língua, ou seja o profissional de marketing digital precisa sim ser multidisciplinar, para poder interagir de forma positiva e construtiva durante todo o processo do trabalho online.

Uma mudança no cenário do marketing digital

O Marketing Digital está presente nos mais variados momentos da vida das pessoas nos dias de hoje. Não há quem não esteja de alguma forma conectado.

Seja na área de negócios, como no e-commerce, na área de desenvolvimento profissional, como no LinkedIn, por exemplo, ou na área do entretenimento, o marketing digital está sempre presente de alguma forma.

Em função disso, o profissional de marketing digital precisa estar antenado em tudo que acontece à sua volta, para poder identificar oportunidades e até mesmo o comportamento das pessoas para contextualizá-lo em suas estratégias.

Do ponto de vista tecnológico, precisamos também conhecer todas as áreas envolvidas em nosso trabalho, como TI, as mais diversas dimensões e estratégias de marketing, web design copywriting, neuromarketing e muitas outras.

Isso se faz necessário porque o marketing digital está cada vez mais integrado a outras disciplinas e áreas do conhecimento humano para que possa entender as demandas do consumidor e como apresentar a solução para essas demandas, da forma mais adequada.

Estamos passando por um momento em que o marketing está deixando de lado aquela postura mais agressiva, característica de tempos atrás, para um marketing mais focado no envolvimento entre os consumidores e as marcas.

Prova disso é o crescimento do marketing de conteúdo nas redes sociais, que vem se sofisticando a cada dia, justamente em função da busca por mais envolvimento e menos propaganda direta.

A integração das diversas dimensões do marketing digital

É claro que um uma área de conhecimento tão vasta como as diversas dimensões marketing digital, você precisa se especializar em no mínimo uma delas, até mesmo porque não teria tempo hábil para se manter atualizar em todas elas.

O problema é que atualmente essas diversas dimensões trabalham de forma integrada no marketing digital moderno, e por isso os profissionais precisam ser multidisciplinares. Darei um exemplo prático.

O trabalho de SEO – Otimização de Sites Para Ferramentas de Busca, entre suas quatro dimensões, precisa de links externos de qualidade para posicionar bem o site nas páginas de respostas do Google, em um trabalho que chamamos de SEO Off Page.

Neste processo, temos como grandes aliadas as redes sociais, pois os links oriundos dessas plataformas são bastante relevantes e contribuem para um bom posicionamento de uma determinada página nos resultados exibidos nas buscas realizadas no Google e outros motores de busca.

Quando o profissional de marketing nas redes sociais tem consciência da importância desses links, ele colabora com o trabalho de SEO, criando publicações com links diretos paras as páginas que se pretende promover no Google.

Sem esse conhecimento, das técnicas de SEO, mesmo que não seja um especialista nesta área, o marketing nas mídias sociais não colabora com essa área do marketing de busca.

O mesmo acontece na área do marketing de conteúdo. Além de criar um ambiente de relacionamento entre a marca e seus potenciais consumidores, o marketing de conteúdo está diretamente ligado ao processo de SEO.

Este é um exemplo clássico da criação de sinergia no marketing digital, que só é possível quando o profissional é multidisciplinar.

Por isso, cada vez mais, o desenvolvimento profissional no marketing digital passa pela constante atualização.

Especialização é sim importante

É claro que, como já citei anteriormente, o profissional de marketing digital não pode conhecer tudo sobre todas as áreas envolvidas no marketing online, mas precisa ter uma boa ideia sobre o que acontece nas outras áreas envolvidas.

A especialização é importante, pois as técnicas de marketing digital estão cada vez mais sofisticadas. Vejo isso em nossos cursos presenciais na Academia do Marketing.

Há alguns anos, conseguíamos cobrir toda uma especialidade do marketing digital em um curso, as vezes de apenas um dia. Hoje em dia, isso é simplesmente impossível. No caso dos cursos online, a cada atualização vemos o número de horas de vídeos gravados aumentar.

Alguns já falam em um colapso do marketing digital no ambiente pós-pandemia, pela falta de profissionais qualificados. Um dos motivos dessa escassez é a falta de profissionais que consigam apresentar as competências que o mercado exige.

Sim. O profissional de marketing digital precisa ser multidisciplinar, não só para que tenha uma visão mais clara de todos os aspectos do marketing online envolvidos nas mais diversas ações, como também para ser valorizado pelo mercado.
Por Alberto Valle no LinkedIn

Alberto Valle

Alberto Valle

Especialista
Sou especialista em marketing digital, área onde trabalho há mais de 18 anos. Sou um dos fundadores da Academia do Marketing, escola especializada em treinamentos na área do marketing digital. Como sou um empreendedor compulsivo, acabei me envolvendo com diversos sites na área do empreendedorismo, onde colaboro com meus artigos, onde apresento soluções e compartilho a minha experiência como empreendedor e profissional de marketing digital.

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