Se quer ter um restaurante de sucesso uma coisa é certa tem que prestar atenção em qual modelo de cardápio irá utilizar. Ele é a melhor forma de atingir o cliente e passa a primeira impressão sobre o local.
Seu cardápio precisa ter personalidade, ser bem estruturado, apresentar uma boa identidade visual e chamar a atenção do cliente.
Ou seja, seu cardápio é a chave das suas vendas, e é exatamente por esse motivo que precisa pensar bem e não vacilar. A primeira impressão do cliente sobre você tem de ser boa, ou ele pode nunca mais voltar.
Portanto, este artigo foi feito para te ajudar a não pecar nesta hora, escolher o cardápio certeiro e ganhar a confiança do cliente, além de vender muito.
Então, já se prepara pras dicas e vem conferir como deve fazer o modelo de cardápio do seu restaurante.
Entenda qual o melhor modelo de cardápio
Existem diversos modelos de cardápio, todos interessantes e com suas vantagens, mas para saber se ele dará certo em seu estilo de negócio precisa entender o estilo do restaurante.
O cardápio ideal para seu restaurante te ajuda inclusive na identidade visual e na autoridade de marca.
Então separamos alguns modelos de cardápio que pode adaptar e usar.
1. Cardápio Digital WhatsApp
Perfeito para restaurantes, lanchonetes, hamburguerias e outros negócios que realizam vendas pelo aplicativo. Assim é interessante enviar a eles um cardápio via whatsapp.
Mas assim seu cardápio precisa ser leve para que qualquer celular suporte o carregamento dele. E ter uma qualidade impecável, com imagens dos produtos e escritas também.
Não te adiantará nada ter um cardápio lindo que ninguém consiga ler.
2. Cardápio digital TV
Essa ideia é ótima para impulsionar o cliente a fazer pedidos. Aliás, algumas pesquisas provam que os consumidores costumam fazer a maioria de suas compras por impulso, então use isso a seu favor.
Dessa forma, enquanto eles aguardam para serem atendidos, ficam vendos as imagens de seus produtos passarem na tela, aquelas fotos de ótima qualidade e com cara de deliciosas. Que favorecem e muito seus produtos.
Isso vai aumentando a fome e o desejo de adquirir aquilo, assim eles se sentirão bem mais tentado a comprar.
Até porque a gente sempre come com os olhos primeiro. E pense que talvez não seja tão legal essa opção quando seus produtos podem levar um tempo razoável para ficarem prontos.
3. Cardápio digital para delivery
O cardápio digital, muito utilizado no delivery, pode ser feito de várias formas. Desde ser um site próprio que tem seu menu até um app de delivery para baixar.
Ele precisa ser algo confortável tanto a seu cliente quanto a você, mesmo que o atendimento não seja presencial, seu cliente precisa se sentir bem.
Por um delivery não compensa utilizar opções de papel, ter de enviar fotos que nem sempre dá para ler nem mensagens com tudo que contém.
Assim, a melhor opção é a revolucionária experiência de seu cliente com um cardápio digital completíssimo.
Ele facilita inclusive o cliente a fazer a conta, pois não precisa esperar por uma resposta, confere o cardápio e manda o pedido pelo mesmo local.
4. Cardápio de Parede
O cardápio em parede se destaca muito por ficar visível a outras pessoas. Além de dar um ar de modernidade em seu restaurante.
Aposto que já deve ter visitado algum lugar que tenha este estilo de cardápio. Assim, há a opção de fazer uma parede estilo quadro engro e expor os produtos lá.
Essa opção é bem prática para lanchonetes que costumam ter um menu com menos categorias e mais direto. Agora no caso de um restaurante talvez o modelo de cardápio e parede ideal seja o board menu.
O Board Menu nada mais é do que um grande painel fixado na parede próximo aos caixas.
Sendo assim, esses painéis contam com informações dos produtos, como nome, descrição do que vem e os preços. E inclusive podem variar as imagens exibindo várias opções do cardápio.
Assim o cliente analisa o que quer e já realiza o peido no caixa. Além de também ficar vendo enquanto espera o que aumenta as chances de pedidos.
Uma opção talvez um tanto mais viável a seus restaurante do que o cardápio de parede modelo quadro negro.
5. Cardápio QR Code na mesa
O cardápio QR Code vem sendo a alternativa mais viável e econômica para os restaurantes, além de ser um show de tecnologia e inovação que cativa os clientes. Os tempos realmente mudaram e estamos na era da tecnologia.
Um estilo de cardápio digital bem econômico pela praticidade e segurança que trás.
Dessa forma, você disponibiliza seu cardápio digital por meio de QR Code nas mesas, assim seus clientes só precisam apontar a câmera do celular ler o código e conferir o cardápio.
Sem ter de esperar um atendente, analisar tudo, com aquele receio de que esta tomando o tempo do garçom e querendo pedir na pressa. Inclusive com um cardápio por QR Code seu cliente pode realizar o pedidos muito mais rápido.
Assim, um bom exemplo de cardápio por QR Code, é o do GrandChef, por meio dele o cliente realiza os pedidos pelo celular e os encaminha direto para a cozinha.
Sem necessidade de contato, totalmente seguro, e ainda gera possibilidade de reduções de custos, pois a equipe de garçons pode ser reduzida e elimina erros humanos de anotações de pedidos.
Portanto, não perca mais tempo, baixe agora o GrandChef gratuitamente e teste essa funcionalidade e mais.
Comprove tudo na pratica e veja a magica da praticidade atingir o seu restaurante. Caso ache moderno demais a principio pode utilizar também somente a função de cardápio digital no restaurante e delivery e com o tempo ir aprimorando mais.
6. Totem de autoatendimento
Esse modelo de cardápio, consiste em uma grande tela que fica localizada em algum local de seu estabelecimento.
Por meio dela, os clientes acessam seu cardápio e realizam o pedido de forma intuitiva. Com apenas alguns cliques na tela vão decidindo o produto e pedindo ele.
Sendo assim, basta eles se direcionarem a tela, olhar as opções e escolher o que quer, depois disso, só aguardar ficar pronto.
A maioria dos totens tem configurações para pagamento com cartão, já realizando pedido e pagamento em um único local, agilizando processos.
Portanto, é muito comum encontrar essa ferramenta em shopping, um totem é prático, fácil de usar e vantajoso.
Como organizar um cardápio?
A organização do cardápio é o guia para o cliente seguir. Um bom menu mostra o que seu restaurante tem de melhor.
Então para começar a organização é sempre interessante mantê-las por ordem de continuidade e consumo, como:
- Aperitivo;
- Entrada;
- Prato principal;
- Sobremesas;
- Bebidas.
É uma ordem lógica de pedidos que ajuda a organizar seu menu.
Já dentro das categorias é interessante separá-las de acordo com seus pratos mais vendidos dando aquela prioridade a eles, por ter grandes chances de ser o que o cliente procura.
Quanto aos preços, eles devem ficar no canto um tanto afastado da descrição do produto para que o cliente não mantenha o foco diretamente nele.
Outra dica para a separação dos pratos é começar sempre colocando o de valor mais alto no topo, assim comparado a eles os outros aparentam bem mais em conta.
Quando o assunto é a engenharia do cardápio há muitos quesitos a se cumprir para deixar tudo mais atrativo para o cliente.
Assim como o diferencial das plataformas digitais, que proporcionam as opções de combos, retirada e acréscimo de produtos, facilitando para o cliente.
Portanto, montar e estruturar os modelos de cardápio não é uma tarefa fácil, mas, com foco e dedicação é possível alcançar o melhor resultado.
Afinal, porque usar um cardápio digital?
O cardápio digital é uma tecnologia com a qual você disponibiliza seu cardápio por algum meio digital aos clientes. Sendo assim ele é a praticidade que falta em um restaurante.
Além de, existem várias variações dos tipos de cardápio digital, e muitas formas dele ser usado.
As principais funções desse tipo de cardápio são:
- Autonomia ao cliente;
- Interatividade;
- Maior facilidade de customizar pratos;
- Redução de custos com atualização;
- Gera relatórios rápidos.
Logo, é só vantagens usar esse cardápio, os modelos tradicionais já não são mais viáveis, invista em um digital. Traga para o seu cliente o que ele deseja.
Ou seja, a forma perfeita de acabar com esperas, nunca mais perder clientes porque não deu tempo de seu garçom ir até ele, e dobrar o número de pedidos.
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Dessa forma, com a ferramenta, você tem benefícios em todas as etapas dos seus processos, podendo automatizar várias etapas do dia a dia, que demandam grande tempo, como controle de estoque, financeiro e recebimento de pedidos.
Conheça algumas outras funcionalidades:
- Controle de estoque;
- Integração com os principais apps de delivery;
- Cardápio digital e por QR code;
- Atendimento mesas, comandas e balcão;
- PDV eficiente;
- Controle financeiro;
- Delivery;
- Rotas automatizadas de entrega;
- E muito mais.
Viu quantas vantagens? E ainda tem muito mais. Então aproveite para experimentar e testar como é ter um restaurante digitalizado.