Muitos profissionais de saúde ainda relutam um pouco em investir em marketing para consultórios e clínicas.
No entanto, uma coisa é certa: a produção de conteúdo especializado que oferece informações pertinentes e agrega valor à vida das pessoas, pode ajudar médicos e profissionais de saúde a mostrar uma posição de autoridade na sua especialidade.
Além disso, estabelecer uma forte presença na internet e mantê-la, é a maneira mais eficaz para fortalecer sua reputação, atrair pacientes e construir uma excelente relação médico/paciente.
Nesse sentido, o marketing médico, desde que feito corretamente, traz muitas outras vantagens para consultórios e clínicas de saúde.
Nesse artigo, vamos mostrar quais são essas vantagens e como colocar tudo isso em prática!
Por que investir em marketing para consultórios e clínicas?
Com o avanço do digital, investir no marketing médico, mais especificamente no marketing digital, se tornou algo praticamente obrigatório.
Antigamente, os médicos e outros profissionais de saúde usavam muito o boca a boca ou parcerias com hospitais para que todos conhecessem sua atividade.
É claro que esses métodos ainda funcionam, mas através do marketing digital, é possível obter resultados muito mais interessantes.
Na verdade, o site representa o primeiro ponto de contato entre seus pacientes e a sua clínica ou consultório.
Lembre-se que os internautas são pessoas que buscam estar informadas, sobretudo quando o assunto é saúde.
Para isso, você deve oferecer um conteúdo educativo que as ajude a tomar decisões.
Mas se você ainda tem dúvidas se realmente vale a pena, veja no próximo tópico alguns motivos que provavelmente irão te convencer.
Quais os benefícios do marketing digital para consultórios e clínicas?
Se você ainda não está convencido que vale a pena investir em marketing na área de saúde, confira alguns benefícios:
Perfeito para fidelizar pacientes
Os pacientes que confiam na sua clínica certamente irão voltar se você souber resolver seus problemas.
Isso é possível por meio do inbound marketing, que permite gerar tráfego para o seu site oferecendo aos seus pacientes a informação que eles precisam.
Marketing digital alcança praticamente todas as pessoas
Aproximadamente 80% dos usuários ativos nas redes sociais podem representar prospects potenciais para seu consultório ou clínica.
O marketing digital lhe permite alcançar um público diverso que acabará se tornando seus clientes.
Boa imagem da marca
O marketing contribui para a boa imagem da marca, seja de consultórios ou clínicas.
E tendo uma boa reputação e propondo serviços profissionais de qualidade, isso chama a atenção das pessoas, e melhor, irão lembrar constantemente dos serviços que você oferece.
Uma comunicação fácil com os pacientes
Um método para manter os pacientes antigos e os atuais interessados pelos seus serviços médicos é compartilhar com eles informações úteis para responder às questões que os preocupam.
Você pode enviar mensagens para as pessoas certas, nos momentos certos e nos canais certos.
Uma estratégia de marketing digital que funciona muito é o mail marketing, onde seus pacientes ficam a par das últimas novidades sobre sua clínica ou consultório.
Segmentar pacientes com características específicas
Contrariamente à mídia impressa, o marketing médico permite segmentar os pacientes segundo características específicas ou pacientes interessados para obter um certo tipo de tratamento.
Além disso, você pode segmentar os pacientes de acordo com o gênero, idade, local que mora e outros dados demográficos.
Construir uma presença na internet
O marketing digital na área de saúde permite aos médicos e estabelecimentos desenvolver uma presença na internet que terá um impacto considerável no crescimento de suas atividades.
Com um site bem elaborado, um SEO médico otimizado e conseguindo backlinks de qualidade, os pacientes potenciais encontrarão facilmente seu site e entrarão em contato.
Você também pode utilizar as redes sociais para aumentar a interação com seus pacientes, desenvolver relações e promover sua atividade na internet.
No entanto, é importante estar de acordo com o código de ética, caso contrário, você poderá ser penalizado.
Como fazer marketing para consultórios e clínicas?
Os profissionais de saúde interessados em investir em marketing e otimizar seu negócio, devem criar um plano estratégico que compreende os seguintes pontos:
Estar de acordo com o Conselho Federal de Medicina
A primeira etapa para começar a fazer marketing para consultórios e clínicas com ética e qualidade, é conhecer todas as normas do Conselho Federal de Medicina, no que se refere à divulgação do trabalho do médico ou da clínica.
Definir o público-alvo
Para definir o perfil das pessoas que serão atendidas na clínica ou consultório, é necessário entender suas necessidades, problemáticas e interesses.
Dessa forma, você poderá planejar ações que atraiam, conquiste e fidelize esses novos pacientes.
Avaliar a concorrência
É importante observar quem são os profissionais que fazem parte do seu segmento na sua região.
Analise o que eles fazem em termos de estratégias de marketing, como conteúdos ricos em informações.
Essa avaliação é fundamental para se posicionar e se destacar da concorrência.
Criar uma identidade visual
Criar uma identidade visual agradável e objetiva, que deve ser a mesma em todos os canais de comunicação.
Isso permite aos pacientes potenciais reconhecerem a marca e saber quais os serviços oferecidos pelo consultório ou clínica.
Construir um site otimizado para busca e pronto para conversão
A vitrine da clínica ou do consultório é a internet e, por consequência, é necessário ter um site completo que ofereça uma boa experiência de navegação.
Para isso, você deve definir uma estratégia de SEO, de maneira que os pacientes possam ter acesso às informações que eles desejam.
A criação de páginas pertinentes no Google com termos ligados às pesquisas de seus pacientes levará a um aumento do tráfego do seu site, além de aumentar a chance do seu site aparecer nas primeiras posições.
Inscrever-se no Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é um serviço gratuito oferecido pelo Google e tem por objetivo ajudar o usuário a encontrar os locais que oferecem produtos ou serviços em uma determinada localidade.
Fazer publicidade com o Google Ads
O Google Ads é uma plataforma de publicidade paga do Google e é amplamente utilizada por profissionais ou empresas que desejam que seu negócio apareça entre as primeiras posições nos mecanismos de pesquisa.
Enfim, esses anúncios oferecem uma visibilidade imediata, sendo uma ótima estratégia para seu consultório ser encontrado.
Conclusão
O marketing para consultórios e clínicas não é mais uma sugestão. É uma exigência!
Vale lembrar que as pessoas utilizam os mecanismos de pesquisa para encontrar soluções para seus problemas.
Embora essas pesquisas sejam importantes para sua clínica, não se esqueça que o percurso de um paciente até chegar a você começa bem antes que ele entre na sua sala.
As primeiras impressões são extremamente significativas e isso começa quando um novo prospect interage com seu conteúdo.
Portanto, o marketing digital é imperativo para o setor de saúde.
Nós vivemos em um mundo digital e é essencial ter um site atualizado se você deseja atrair mais pacientes potenciais!