A propaganda é a alma do negócio, já diz o bom e velho ditado. Se você tem uma idéia de negócio para iniciar, a primeira coisa que vem a mente é a divulgação, seja pelo boa a boca, seja por outros meios. Na era digital, nunca a o marketing foi tão importante.
Mas, como fazera divulgação se você não tem ainda o capital para começar? Como já mencionado, a divulgação entre seus vizinhos e conhecidos será a primeira etapa.
A publicidade é vital para que as pessoas possam saber que você existe, enquanto empresa. Mesmo que você seja o melhor profissional de sua área, de nada adianta se não for feita a divulgação de seus serviços.
Aquela desculpa de que “não tenho condições financeiras para divulgar meu negócio” deve ser deixade de lado se você deseja obter resultados a curto e médio prazo. mensionaremos a seguir algumas maneiras de fazer a publicidade e que exigem pouco dinheiro e podem ser utilizdas por quase todos os tipos de negócios.
A ferramenta que você tem em mãos é o Plano de Marketing que irá implementar as ações que serão tomadas por sua empresa. São as metas e passo a passo que serão tomados, e que lhe ajudarão a se adaptar às alterações do mercado e serão importantes para que sua empresa obtenha os resultados que você espera.
Os passo a serem seguidos se compõem de três passos:
1 – Planejamento
É o ponto de partida que irá definir seu negócio. Deve-se nesse passo, fazer uma análise fazer uma análise em detalhes do mercado em que sua empresa atua, a fim de reconhecer seu público-alvo, posicionamento, estratégias, objetivos e metas.
2 – Implementação
Aqui é a hora de colocar em prta´tica os pontos que foram definidos na etapa 1. Aplicar o que foi analisado e colocar em funcionamento as estratégias, objetivos e as metas, de acordo com o público-alvo estabelecido.
3 – Avaliação
Ao final, faça uma avaliação para saber se os resultados foram alcançados e identificar os possíveis erros e acertos do seu Plano de Marketing.
Como Divulgar sua Empresa?
Esteja nas Redes Sociais – As redes sociais são parte importante na divulgação de seu negócio. As empresas, seja elas grandes ou pequenas, precisam estar nas redes sociais, com destaque para A Meta, que englobam o Facebook e Instagram, Youtube e outras.
A sua fanpage serfirá para captar contatos para transmitir informações importantes os que serão seus seguidores, ao passar dados importantes sobre sua empresa e interagir por meio de postagens informando sobre seus serviços ou produtos.
Faça ações direcionadas
Conheça seu público-alvo – Realizae ações que sejam direcionadas a eles. Se o seu nicho for noivas por exemplo, realize postagens para este público em especial.
Esse modo de publicidade permite interações mais diretas que irão aumentar a interação de seus seguidores em suas postagens.
Faça parcerias
Uma ótima opção para publicidade de sua empresa é a de fazer parcerias com outras empresas que sejam do mesmo nicho ou com fornecedores que focam para seu público-alvo. No exemplo de nicho de noivas já menscionado, procure fazer parcerias com salões de beleza, salões de festas etc.
É um trabalho “de formiguinha” mas que com paciência irá render frutos a médio prazo.
Conclusão
Com o tempo o empreendedor descobrirá outras formas de fazer publiciade que não envolvam custos. Mas, de vez em quando, deve-se fazer campanhas pagas, afim de alavancar a divulgação de sua empresa.