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Marketing digital 3.0 – A era de ouro da publicidade

Marketing digital 3.0 – A era de ouro da publicidade

O futuro do marketing digital é brilhante – é criativo, progressivo e, acima de tudo, prioriza o cliente. À medida que nos despedimos dos cookies e evoluímos além da atribuição do último clique, o marketing digital como o conhecemos está assumindo uma forma totalmente nova.

Isso verá o fim do marketing personalizado e direcionado? Absolutamente não.

Isso marcará uma nova e revivida onda de criatividade que trabalha mais e de forma mais inteligente principalmente para agências de marketing como a Manga Rosa, que sempre busca construir relacionamentos mais duradouros com os clientes? Pode apostar.

Uma nova era para os profissionais de marketing digital

marketing digital 3 ponto zero

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Estamos entrando em uma nova era para o marketing digital. O declínio da dependência de cookies e o aumento das salas limpas de dados apresentam novas oportunidades para os profissionais de marketing redefinirem como usamos os dados e, mais importante, como nos relacionamos com os clientes para criar experiências significativas que geram impacto.

Embora o conceito de salas limpas de dados (ambientes de dados distribuídos onde Google, Facebook e Amazon compartilham dados agregados em vez de dados no nível do cliente) não seja novidade, as mudanças verão mais inovação e colaboração sobre como as marcas podem entender os dados de uma maneira cliente em primeiro lugar.

Isso também significa que os clientes terão uma necessidade maior de possuir seus dados primários, em vez de depender de informações específicas da plataforma. À medida que mais marcas investem em seus próprios recursos de dados, veremos ainda mais colaboração entre equipes de dados internas e parceiros de agências.

O efeito indireto disso reduzirá a dependência das plataformas, forçando os profissionais de marketing digital a ter uma compreensão mais profunda dos principais públicos e seus estados de necessidade, prioridades estratégicas de negócios dos clientes e teoria e princípios tradicionais de marketing.

Embora esse nível de perspicácia nos negócios deva ser um pré-requisito padrão para uma agência digital, a triste realidade é que o setor como um todo descansou sobre os louros por muito tempo. Muitas agências de marketing digital confiam apenas em um ROAS que veem do Facebook ou do Google, em vez de ter uma visão estratégica do que realmente está impactando os negócios e como os clientes estão interagindo com uma marca.

Isso não quer dizer que não existam muitas agências de marketing digital excepcionais por aí que quebram esse molde. Essas agências constantemente olham para o futuro, para o que vem a seguir, para o que pode ser feito melhor. Essas agências investiram em seu pessoal e priorizaram o desenvolvimento de treinamento. Essas são as agências que sairão por cima e moldarão a nova era do digital, enquanto outras lutam para permanecer relevantes.

Criatividade orientada para o desempenho

Expectativas elevadas do consumidor, mudanças nos hábitos de mídia e mudanças na privacidade de dados estão impulsionando a demanda por uma nova onda de criatividade – uma que requer mais colaboração entre digital e criativos.
Nunca antes houve tanta necessidade de as marcas dizerem algo, representarem algo – serem uma força ativa para o bem na vida dos clientes. Isso não apenas permite que as marcas se conectem e se envolvam com os consumidores em tempo real, mas também traz benefícios comerciais reais. Um estudo do Twitter revela que as marcas que apoiam as questões sociais têm o maior impacto para influenciar as decisões de compra dos consumidores australianos.

No entanto, construir a ressonância da marca em um primeiro mundo de privacidade não é tarefa fácil – especialmente quando a pressão para atingir a marca e realmente entender e refletir as necessidades de um público está sempre alta.
Agora é a hora de escolher a construção de marca a longo prazo e a fidelidade com os clientes em vez de táticas míopes.

Mas você não pode ter uma visão estratégica de longo prazo sem insights.
Infelizmente, as agências criativas geralmente são limitadas por sua capacidade de ver e influenciar o desempenho de mídia de seu trabalho – o que significa que as ineficiências são a norma.

Você pode ter o melhor criativo ou a melhor mídia, mas nenhum deles pode trabalhar isoladamente; e Se um deles for ineficaz, você verá uma campanha com baixo desempenho. Mas à medida que mais profissionais de marketing começam a casar criatividade e desempenho, um novo processo criativo impulsionará maior eficiência, inovação e crescimento.

Então, o que tudo isso significa para as marcas e a indústria de forma mais ampla?
A aceleração das tendências de compras ao vivo por meio de plataformas como Instagram, TikTok e Pinterest TV está impulsionando a demanda por criativos inteligentes e de menor escala, que são hiper ágeis e atendem aos estados de necessidade do público em tempo real.

Embora sempre haja um mercado para conceitos criativos de grande escala e de céu azul, as ineficiências criativas são um grande ponto problemático e o processo está pronto para ser interrompido.

Isso trará mais colaboração entre agências de criação e desempenho – transformando para melhor a forma como as equipes de criação e mídia digital trabalham juntas; gerando resultados mais alinhados aos resultados de negócios, não apenas métricas digitais.

Gabriel Lafeta

Gabriel Lafeta

Especialista
Analista de sistemas, desenvolvedor web. Apaixonado por tecnologia, SEO e marketing digital Este sou eu. Vivendo e aprendendo a cada dia. Meu site: https://www.gr3web.com.br

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