Inovar tem a ver com o aprimoramento constante e a gestão da inovação adequada para auxiliar no cumprimento dos objetivos da empresa. Consequentemente, trata-se de compreender um problema e viabilizar uma solução para o mesmo.
Porém, estas soluções vão muito além de maquinaria e tecnologia! Uma inovação pode ser de ordem organizacional, gerencial, de produto etc. O importante é que esteja voltada para a superação dos desafios do ramo.
É o exemplo de optar pelo uso de sensores vestíveis para gerenciar melhor o trabalho da equipe ou de equipamentos. Há ainda a possibilidade de uma política de resíduos a fim de diminuir o impacto ambiental. Cada caso têm suas aplicações bastante específicas, busca-se as opções mais viáveis.
A inovação atua tanto no cenário macro (econômico, político, meio ambiente etc), quanto no micro (gestão da obra, dos trabalhadores etc). A partir do reconhecimento de necessidades e exigências do setor de atuação, busca-se opções viáveis.
Sistemas de construção (CAD, BIM e outros)
Nos sistemas CAD (Computer Aided Design), ou “Desenho Assistido por Computador”, os projetos são representados por objetos geométricos. Os profissionais informam apenas as características básicas dos elementos. Entretanto, com o modelo BIM (Building Information Modeling), as paredes, por exemplo, deixam de ser apenas duas linhas paralelas e passam a apresentar dados reais, como materiais, fabricantes, dimensões, finalidades e até mesmo seus custos.
Quando se trabalha com esse modelo, as informações são agrupadas num único local. Isso possibilita o efeito cascata. Ou seja, a simples alteração de um objeto acarreta na mudança automática de toda a documentação associada a ele. Exemplo disso são fachadas, vistas, cortes e dados quantitativos.
Isso promove agilidade e eficiência ao processo inteiro, desde o projeto até a construção. Acabam-se criando as condições necessárias para a implantação de iniciativas inovadoras. Um projeto executado com o BIM oferece uma visão ampla de todos os detalhes. Pois ele disponibiliza, além das 3 dimensões, a integração do tempo e custo.
Por permanecerem na nuvem, os relatórios podem ser acessados a qualquer momento e lugar. O que substitui a antiga entrega de documentos e dá ao gestor uma ampliação na sua capacidade de gerenciamento.
Produtos e materiais
Há também uma série de produtos e materiais para inovações na construção civil, como o uso de estruturas metálicas, por exemplo. Com tecnologias que facilitam a vida no canteiro de obras, estas podem ser o verdadeiro diferencial de grandes construtoras, como o uso de um purgador de vapor, por exemplo. Conheça algumas delas:
Concreto PVC
Composto basicamente por perfis modulares de PVC (Polyvinyl Chloride), ou policloreto de vinil, que ao serem combinados e preenchidos de concreto, constroem paredes e divisórias. Além de ser altamente resistente a ação de fungos e agentes químicos, proporciona um maior conforto térmico e bloqueia a umidade.
Biconcreto
Desenvolvido por pesquisadores da TU Delft (Universidade Técnica de Delft), possui propriedades de autorreparação. Por ter bactérias em sua composição, é também chamado de “concreto vivo”. A ação destes organismos faz com que tenha a capacidade de se auto regenerar com eficiência.
Contrapiso autonivelante
É feito com argamassa autonivelante, a qual tem por finalidade poupar o desempenho. Já que reduz o tempo de entrega da obra, bem como custos e espessura do contrapiso.
Cobertura de Light Steel Framing
É um sistema de construção estruturado em perfis de aço galvanizado, tratado a frio, que serve para diminuir o peso de estruturas e agregar rapidez ao processo de montagem.
Mobilidade e gestão para o canteiro
A quantidade de dispositivos móveis presentes nos canteiros aumentou significativamente. Com eles, os gestores são capazes de gerenciar suas obras com mais agilidade, controle e gastos reduzidos, como a utilização de estrutura metálica para telhado, por exemplo. Através da simplificação de processos internos, controle e gerenciamento de atividades tornam-se mais dinâmicos.
Esta também é a melhor forma com a qual os profissionais podem gerenciar suas equipes a distância, além de controlarem informações dentro do próprio escritório da construtora.
Leia também este post sobre IoT (Internet das Coisas) para entender sobre mobilidade e conectividade, agregando inteligência aos processos construtivos.
Este conteúdo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.