A inteligência artificial (IA) vem progredindo cada vez mais, gerando diversos recursos otimizados e aumentando sua influência dentro do nosso cotidiano.
Para as empresas, sobretudo do setor industrial, a inteligência artificial vem para acrescentar de forma considerável a rotina de produção, buscando fornecer ao gestor, uma série de ferramentas, como por exemplo:
- Maquinários inteligentes;
- Softwares de gestão;
- Banco de dados para informação;
- Dispositivos autônomos;
- Entre outros.
Foi pensando em falar um pouco mais sobre como a IA para a indústria e como ela vai ser um fator determinante nos próximos anos, que resolvemos publicar esse artigo na web. Gostou do tema? Então siga conosco e confira.
Aumento da produtividade
Se você tem uma empresa especializada em produzir blister embalagem em larga escala, por exemplo, com máquinas inteligentes, dispositivos autônomos movidos por IA e softwares de gestão corporativa, a empresa flexibiliza a produção e tende a aumentar consideravelmente sua produtividade, e com isso, aumentar sua demanda dentro do segmento.
Isso porque todo o sistema de produção será gerenciado por softwares de IA, que são programados para iniciar a produção ininterrupta por tempo determinado, de acordo com a necessidade do gestor. Esses softwares têm diversos recursos que trazem uma série de benefícios, como você verá nos tópicos posteriores.
Diminuição de erros
A melhor parte de utilizar máquinas é que ela dificilmente comete um erro, e no caso de máquinas gerenciadas por inteligência artificial, isso é extremamente raro.
Diminuir os erros aumenta a capacidade produtiva e economiza recursos naturais, sobretudo a matéria-prima.
A IA dispõe de softwares que controlam a entrada e a saída de matéria-prima e com isso buscam utilizar o máximo de recursos possíveis, visando trazer economia para a empresa e sustentabilidade ao meio-ambiente.
A manutenção preventiva e a Inteligência Artificial
Outro ponto que chama atenção é que os softwares com IA, são otimizados para detectar as máquinas que estão apresentando pequenas falhas de sincronismo.
Com essa vantagem, se sua empresa fabrica etiquetas personalizadas, por exemplo, pelo próprio sistema de inteligência artificial, o gestor já é avisado que algo está errado em determinado maquinário.
Com isso ele pode agendar de maneira antecipada os serviços de um técnico especializado para manutenção preventiva, a fim de garantir a produção contínua, ininterrupta e de boa qualidade.
Diminuição da mão de obra humana
Com a chegada da inteligência artificial, o trabalho pesado, dentro da indústria, será cada vez menos necessário, podendo resignar a mão de obra humana para outros fins de produção.
Isso representa uma diminuição da própria necessidade de investimento, além de gerar trabalhos mais qualificados para a classe trabalhadora, estimulando a produção, a segurança e o bem-estar de todos.
Inteligência artificial e o marketing de vendas
Se sua empresa é especializada em executar conserto de portão automático, por exemplo, saiba que a inteligência artificial, além de servir de auxílio para as forças produtivas da equipe, também vai flexibilizar as formas de marketing e com isso tentar captar mais clientes para a empresa.
Empresas como a Google e o Meta, trabalham constantemente aprimorando seus mecanismos com inteligência artificial, e apresentando ao mercado recursos que podem ser utilizados pelos setores de marketing corporativo dentro da web para que empresas atinjam o seu público-alvo com mais facilidade.
A tendência é esse segmento se desenvolver ainda mais com a chegada do 5G e as novas plataformas de web que serão desenvolvidas para melhor uso dessa tecnologia.
Esperamos que o artigo tenha apresentado conteúdo interessante sobre a importância da IA no setor industrial. Compartilhe com as pessoas de sua empresa e nos siga para mais dicas e informações de marketing b2b.
Este conteúdo foi produzido pela equipe Soluções Industriais