O processo de Gerenciar fornecedores, equipe, agenda, controle financeiro, prontuários de pacientes, conciliando com as atividades em hospitais são desafios diários, podemos até dizer que tal processo é o Torquimetro da clínica, pois realizará todos os ajustes necessários para o bom funcionamento do espaço.
Por vezes, as tarefas de gerenciamento acabam ficando em segundo plano ou até mesmo não atraem a atenção devida. Entre os motivos mais recorrentes em não priorizarem essas funções estão: a escassez de tempo ou falta de conhecimentos administrativos.
O conjunto de estratégias responsáveis pela administração politica na areá de gestão medica, visa resultados mais eficientes de forma otimizada, seja no ambiente de trabalho, entre pacientes e colaboradores.
A estratégia funciona englobando de forma total os processo internos da clínica ou empresa, principalmente, administração, departamento pessoal entre outras atividades.
Fazer uma gestão para consultórios requer alguns cuidados, é importante estar atento às características da instituição e focar na otimização de processos, para que serviços e atendimento de qualidade sejam ofertados.
Processos administrativos organizados
Para ter um bom fluxo de trabalho e otimizar a rotina de todos os colaboradores, é importante que os processos administrativos sejam organizados e acessíveis.
É preciso ter uma equipe de responsáveis que saiba organizar documentos, prontuários, exames e agendas, por exemplo, o que irá facilitar o trabalho de todos os profissionais, como também permitir que a clínica desenvolva um ambiente mais estruturado.
Benefícios do gerenciamento
- Organização do trabalho;
- Boa manutenção de suprimentos e equipamentos;
- Atração e engajamento dos pacientes;
- Satisfação da equipe;
- Equilíbrio financeiro;
- Menor desgaste com retrabalhos.
Passos para aplicar no gerenciamento
Mapear o negócio
Essa ação irá auxiliar na construção e consolidação dos processos e funções, bem como no alinhamento de seus objetivos e expectativas.
Otimização de trabalho
A agenda eletrônica de atendimento possibilita que a sua clínica médica economize recursos ao permitir que os colaboradores tenham mais tempo disponível para realizar atividades importantes do consultório, como recepcionar os pacientes, organizar a sala de espera ou o consultório médico.
Investir em tecnologia
A tecnologia trouxe benefícios assistenciais, administrativos e gerenciais para a gestão de consultórios. O controle informatizado dos procedimentos clínicos, a inserção do prontuário eletrônico e o processamento digital das contas hospitalares é a maior prova disso.
Como, por exemplo, uma impressora térmica que imprime laudos mais rapidamente ou Etiqueta Personalizada, reduzindo custos com material e energia. Exemplos da tecnologia; em consultórios
- Redução de custos e aumento da produtividade da equipe;
- Otimização de tempo com redução, inclusive, do prazo de entrega dos exames.
Capacite seus colaboradores
A adoção de softwares e de tecnologias modernas é um processo que deve ser acompanhado pela equipe de colaboradores. Por isso é importante que o médico empreendedor realize constantemente treinamentos com o seu time de profissionais de saúde.
A qualificação dos profissionais que trabalham no atendimento é fundamental, para que a equipe esteja sempre atualizada com o que há de mais moderno em tecnologias desse setor.
Comunique-se com seus colaboradores
A comunicação eficiente entre todos os colaboradores de uma clínica evita erros na hora de marcar consultas, otimizando o atendimento. Use ferramentas, como o Slack, que atua como um comunicador interno, e o Whatsapp, que pode ser utilizado para a confirmação de consultas com pacientes e auxiliar a gerenciar a clínica.
Organização do espaço
Evite gastos excessivos no início, opte por material de decoração com preços mais acessíveis, como o Pallet de madeira, que trará um ar mais clean ao local, além de ser uma excelente alternativa no quesito baixo custo.
Bom gerenciamento é qualidade
Acima listamos algumas das competências necessárias para um gerenciamento eficaz, lembrando que todas elas resultam sobre os colaboradores, pois estes devem estar inseridos em todos os processos.
Uma clínica bem gerenciada é sinônimo de qualidade e, consequentemente, uma das primeiras opções dos clientes na hora de procurar atendimento. Isso é gerado pelo bom atendimento, como citado acima, e também a partir de estratégias de marketing para clínicas.
Esperamos ter ajudado, não esqueça de comentar e compartilhar. Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.