Gerenciador Financeiro: A Chave para o Sucesso Financeiro
Um gerenciador financeiro pode ser o diferencial que você procura para obter praticidade e facilidade na gestão do seu negócio.
A ferramenta é uma verdadeira aliada na organização financeira através da otimização do tempo e diminuição dos erros humanos, padronizando todos os serviços financeiros de uma empresa em um só software. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!
O que é um gerenciador financeiro?
O gerenciador financeiro é, basicamente, um sistema utilizado para automatizar todos os processos que envolvem a administração financeira de uma empresa.
É muito além do que ter apenas o controle de gastos. Com um bom gerenciador financeiro, é possível ter acesso a um relatório completo das atividades de forma online e unificada, identificando pontos de atenção e contribuindo para o desenvolvimento de metas e planos mais assertivos.
Dentre as principais funcionalidades da ferramenta, podemos destacar:
- Geração de relatórios;
- Emissão de boletos e notas fiscais;
- Configuração de receitas e despesas;
- Organização de lançamentos por categorias;
- Exportação de registros, entre outros.
Quais são os benefícios de um gerenciador financeiro?
Como citamos anteriormente, é através do uso de um bom gerenciador financeiro que as tarefas financeiras de uma empresa são automatizadas — mas essa não é a única vantagem de utilizar a ferramenta.
Nos tópicos abaixo, apresentamos outros benefícios de investir nessa tecnologia! Acompanhe!
1. Eficiência no controle das finanças
Imagine que você precisa controlar as finanças de forma manual e sem tecnologia em um pequeno negócio por uma semana. Apesar do tamanho do estabelecimento, seria um grande trabalho, não é mesmo?
Agora, pense em realizar essa tarefa todos os dias em empresas maiores, mais elaboradas e com um número maior de transações. Além de parecer uma missão impossível, o trabalho estará muito mais sujeito a erros humanos — o que pode comprometer todas as finanças da instituição.
Com o uso de um gerenciador financeiro, por outro lado, você fica livre desses erros. Isso acontece porque a ferramenta apresenta eficiência no controle das finanças e automatiza todos os processos de forma muito mais eficiente, rápida e segura, quando comparada com os trabalhos manuais. Um grande benefício, não é mesmo?
2. Planejamento financeiro
Outra grande vantagem do gerenciador financeiro é a colaboração direta com o planejamento dessa empresa.
Com os relatórios apresentados pela ferramenta, fica muito mais fácil elaborar um planejamento financeiro de curto a longo prazo, de forma muito mais rápida e assertiva.
3. Organização
Independente do porte ou setor onde a sua empresa atua, organização é o ponto-chave para qualquer crescimento.
Na elaboração de fluxos de caixa ou acompanhamento de metas, por exemplo, o gerenciador financeiro permite que o negócio se organize melhor quanto ao uso de seus recursos
4. Auxílio na tomada de decisões
Por falar em planejamento e organização, eles possuem participação especial na tomada de decisões a partir do uso contínuo de um gerenciador financeiro.
Ferramentas como o Contas Online, por exemplo, oferecem funcionalidades completas e totalmente personalizáveis que te auxiliam na criação de estratégias e tomada de decisões empresariais.
Como escolher o melhor gerenciador financeiro?
Agora que você já conhece as funcionalidades e benefícios de um gerenciador financeiro, pode estar se perguntando: mas como escolher a melhor opção para a minha empresa?
Pensando em te ajudar nesse momento tão importante, elencamos alguns pontos de destaque que você precisa ficar de olho! Continue a leitura!
Interface intuitiva
Uma das características principais que configuram um bom gerenciador financeiro é a sua interface intuitiva, ou seja, a usabilidade do sistema.
Afinal, uma vez que você utilizará o sistema diariamente para cuidar de um assunto tão importante como as finanças de uma empresa, é preciso que ele seja fácil de navegar, funcional e consistente.
Personalização
Outro ponto fundamental de bons gerenciadores financeiros é a sua capacidade de personalização. Isso porque cada negócio possui a sua necessidade e, portanto, é fundamental que a ferramenta se adapte às demandas de cada usuário.
Segurança e privacidade
Por se tratar de finanças, a segurança e privacidade dos dados é um dos grandes pontos de destaque de um gerenciador.
Nesse sentido, antes de escolher a melhor opção para a sua empresa, estude quais são as tecnologias oferecidas para garantir mais segurança ao usuário.
Compatibilidade com seus dispositivos e integração com instituições financeiras
O gerenciador financeiro surgiu para auxiliar o dia a dia dos gestores e, por isso, é fundamental que ele ofereça flexibilidade e compatibilidade.
Por isso, para escolher a melhor ferramenta para a sua empresa, certifique-se que ela proporcione compatibilidade com os seus dispositivos e integração com instituições financeiras, permitindo uma visão completa da situação.