Assim como em outros segmentos do mercado, a frustração na advocacia é algo bastante comum e que impacta negativamente milhares de profissionais. Seja pela concorrência desleal, a baixa remuneração, a inadimplência ou os clientes tóxicos, por exemplo, muitos são os profissionais que andam desanimados com a sua carreira que trabalham sem motivação para ir em busca de suas metas e objetivos.
Você se identifica com o parágrafo acima? Sente que te falta motivação para dar o melhor de si todos os dias na sua jornada de trabalho? Então sem dúvidas, este conteúdo do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) pode lhe ser útil!
A seguir, apresentaremos algumas atitudes que podem ajudar a motivação mesmo nos tempos mais difíceis. E, mais do que motivação, são pilares fundamentais para alcançar o seu sucesso no ramo da advocacia. Ficou curioso? Então continue a sua leitura!
Mas, afinal, qual a origem da sua frustração?
Antes de partir para a ação e colocar em prática as atitudes que aqui citaremos, é de grande importância que você busque compreender qual a causa (ou as causas) que desencadearam a sua frustração. Vamos trazer algumas situações que são bastante comuns:
Você sente que trabalha muito, dá o melhor de si e mesmo assim não consegue colher resultados compatíveis com os seus esforços?
Está cansado de atender clientes que chegam ao seu escritório despejando litros de problemas nas suas costas e depois que recebem o honorário alegam que está muito caro ou simplesmente somem?
Situações como estas são grandes impulsionadores da frustração profissional. Mas você não precisa viver esta realidade até o dia em que tiver o direito de se aposentar. Basta aprender a desenvolver os quatro pilares do sucesso:
Visão, foco, comprometimento e conhecimento!
Os pilares do sucesso são ações que servem de base para você advogado aprender a trabalhar com prazer, superado as dificuldades com uma boa dose de inteligência emocional e planejamento estratégico.
VISÃO do futuro:
Onde você quer estar daqui a 1, 5 e 10 anos? Você tem uma visão clara do que deseja para a sua vida? Qual estilo de vida você quer ter no futuro?
Ter uma visão clara de onde você quer chegar é o primeiro passo para definir metas que o guiaram aos seus objetivos. Afinal, se você não traça planos para alcançar resultados, como espera alcançá-los?
FOCO no seu projeto de vida:
Ter foco nada mais é do que manter suas atitudes e comportamentos alinhados a sua visão do futuro, ou seja, ao seu projeto de vida. Na prática, é não se deixar levar por distrações que, invariavelmente, irão aparecer inúmeras vezes ao longo da sua jornada.
Quando você sabe o que quer e onde quer chegar, fica mais fácil conseguir manter o foco e saber quando é hora de dizer “não” as distrações.
COMPROMETIMENTO com a sua jornada:
Quando estamos comprometidos e dedicados à construção de um caminho para a nossa vida e carreira, erros devirão servir como aprendizados e não frustrações. Por isso, em momentos de angústias e incertezas, é importante relembrar o “porquê” da sua luta e, com isso, empenhar-se em sua missão.
As coisas que esperamos conquistar não acontecem sozinhas e nem acontecerão se você deixar de se comprometer a cada obstáculo.
CONHECIMENTO para desenvolver:
Pessoas bem-sucedidas, não apenas financeiramente, buscam constantemente pelo conhecimento. Todo o conhecimento na sua área de atuação é necessário, mas não basta apenas conhecimento técnico. É preciso desenvolver e investir em novas habilidades.
Pense: quais comportamentos e habilidades você julga que precisar melhorar e quais você precisa desenvolver? Quais mais conhecimento você tiver, mais oportunidades de sucesso surgiram no seu caminho.
Quer uma ajudinha para estrutura o seu projeto de carreira e de vida? O curso de coaching do IBND pode ser um grande tesouro para você aprender a desenvolver planejamentos estratégicos baseado em seus propósito.