O sonho de todo empreendedor é ter um negócio de sucesso, reconhecido pelo ótimo atendimento e que tenha sua marca em destaque diante do mercado e de seus concorrentes. Mas nem sempre é fácil obter esse tipo de objetivo quando a empresa é nova, então a aderência a franquias tem crescido cada vez mais.
Se você quer abrir uma empresa de automação residencial, começar do zero pode ser um desafio, por isso que muitos empresários optam por adquirir uma franquia, pois com ela, a marca já é conhecida, possui mais facilidade para abertura de seu negócio e comercialização de seus produtos, pois conta com alguns benefícios no início.
Franchising: O que é e quais são seus benefícios para os negócios
A franchising empresarial, mais conhecida pelo termo franquia, é um sistema em que o dono de uma empresa (franqueador) concede ao franqueado, o direito de usar sua marca, exclusividade para distribuição de serviços e produtos.
Por exemplo, se você quer abrir um negócio para vender batedeira industrial, procure por uma empresa que seja renomeada no mercado e pague um valor para abrir uma loja usando o seu nome.
Esse tipo de negócio facilitará e muito a administração inicial, padronização dos serviços, e diminuição de problemas para consolidar a marca no mercado, já que ela já existe. Mas é preciso que se aprofunde nas informações sobre as franquias disponíveis, de acordo com o segmento que você pretende seguir, desde a venda de transformador de solda, a produtos alimentícios.
Vantagens ao aderir a uma franquia:
– Aproveitamento das vantagens na competitividade no mercado financeiro, já que os produtos já serão conhecidos pelos clientes e concorrentes;
– Bom planejamento dos custos gastos com os produtos, valor que é rateado entre todos os empreendedores que possuem franquias da marca escolhida, projeto arquitetônico, construção e reformas, equipamentos utilizados para prestar um bom atendimento aos clientes;
– Economia com o marketing para publicidade da marca e serviços prestados.
Desvantagens:
– Baixa flexibilidade em relação ao controle sobre suas operações, já que geralmente são padronizadas;
– Localização indicada pelo franqueador, ou seja, nem sempre o local onde você quer abrir uma franquia seja aceita;
– Existem muitas outras vantagens e desvantagens, ao adquirir uma franquia, essas são apenas algumas dicas caso esteja em dúvida se dá início ou não a este tipo de negócio.
Tendências de franchising para 2022
Com os impactos causados pela pandemia do coronavírus, alguns pontos precisam ser revistos em relação a todos os negócios existentes no mercado. Neste sentido, as franquias têm sido bem resilientes para ajudar seus franqueados a manterem suas vendas.
Em 2022 se espera que este cenário mude e melhore, já que as vacinações têm crescido e a taxa de mortalidade causada pelo vírus, diminui.
Algumas tendências esperadas são:
– Mudanças nas formas de pagamento, utilizando PIX (método de pagamento muito usado atualmente), facilidade e desburocratizando;
– Entregas via delivery, não apenas para produtos alimentícios, mas também para todas as outras compras feitas pela internet;
– Obrigatoriedade do uso de máscara e consequentemente o aumento dos cuidados sanitários para quem vai a lojas físicas;
– Inclusão da lei LGPD, sobre proteção de dados, que obrigará as empresas a incluí-la em contratos;
– Aumento do uso e investimento na tecnologia, já que seu uso tende a crescer cada vez mais.
Estar adaptado às novas tendências esperadas para quem possui uma empresa, seja ela de franquia ou não, é importantíssimo para manter seu negócio em funcionamento e rendendo bons lucros, qualidade do serviço e satisfação dos clientes.
Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.