Com o WhatsApp sendo usado para diversos fins, ele tem se tornado bem popular. O lado negativo disso, é que os criminosos descobriram uma chance de ganhar dinheiro enganando as pessoas.
Os golpes que mais acontecem no WhatsApp são de pessoas estranhas tentando se passar por vendedores, gerentes de banco ou até parentes. A ideia é conquistar sua confiança para depois utilizar algum artificio para pegar seu dinheiro.
Então, pensando em ajudar a proteger sua privacidade e segurança no WhatsApp é que criamos as dicas a seguir.
Ative a verificação em duas etapas
Esse é um recurso que deveria vir ativado por padrão. Ele cria uma senha para proteger ainda mais o aceso e instalação do WhatsApp em outros aparelhos.
Acesse as Configurações/Contas/Verificação em duas etapas e ative .
Proteja sua Privacidade
Por padrão, o WhatsApp permite que pessoas desconhecidas envie recado, visualizem sua foto de perfil e vejam quando você está online ou quando foi a última vez que acessou o aplicativo. Isso é algo que pode ser perigoso.
Para resolver esse problema proteger sua privacidade no WhatsApp, acesse as Configurações, depois Privacidade e marque “Meus contatos” nos seguintes itens:
- “Recado”
- “Visto por último e online”
- “Foto do perfil”
Não atenda chamadas desconhecidas
Esse tem sido um golpe muito utilizado ultimamente e infelizmente várias pessoas já foram vítimas.
Uma chamada aparece no WhatsApp. Nela só aparece o número ou às vezes a foto de um contato seu (mas é fake), daí você atende e a pessoa começa a falar e diz que a ligação está ruim e que vai continuar a conversa no bate papo do aplicativo.
Esse é o primeiro passo para começar o processo de convencimento. O objetivo é que você faça um Pix para ela.
Então, uma dica prática:
Se uma chamada aparecer no zap, veja se ela tem o nome de um de seus contatos, caso contrário, não atenda em hipótese nenhuma!
Essas foram algumas dicas simples mas que podem trazer mais segurança para utilizar o WhatsApp.
Obrigado por ler nossos artigos!