Publicação lançada pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) aborda o papel das instituições financeiras no que diz respeito ao microcrédito e ao microsseguro.
O documento apresenta os principais aspectos do desenvolvimento das microfinanças no Brasil, com foco nas ações das instituições financeiras públicas e privadas, que têm um papel fundamental na institucionalização do processo e na oferta de outros produtos além do microcrédito.
A publicação está dividida em cinco capítulos que contemplam o histórico do microcrédito (como ele se desenvolveu no cenário mundial, após a sua criação na década de 1970); a história das microfinanças no Brasil, com foco nos bancos públicos e privados; modelos de atuação para o microcrédito e demais produtos relacionados que existem no Brasil atualmente; inclusão social e financeira das populações menos favorecidas; e, por fim, duas análises sobre como as microfinanças deverão seguir no Brasil.
O documento tem o patrocínio do Bradesco, Bradesco Seguros, Allianz, Santander, Itaú, Banco do Brasil, Mapfre Seguros e Caixa.
Para acessar a íntegra do arquivo (em PDF), clique aqui.