As autoridades de Segurança Rodoviária têm dado muita atenção à manutenção dos veículos e a aspectos como a segurança dos pneus. Os fatores do veículo são fatores que contribuem para os acidentes rodoviários – e gostaríamos de aconselhar os proprietários e motoristas de veículos a prestar muita atenção aos seus veículos e componentes do veículo. Isso permitirá que eles tenham a melhor chance possível de chegar com segurança ao seu destino!
Aspectos frequentemente negligenciados pelos proprietários de veículos são o alinhamento e balanceamento das rodas. Na maioria das vezes esses aspectos são confusos e pouca atenção é dada à sua importância. Eles contribuem para a vida útil dos pneus e são importantes para sua segurança na estrada!
O balanceamento das rodas permite que os pneus e as rodas girem sem causar vibrações. Isso é feito verificando quaisquer pontos pesados na combinação roda-pneu e compensando-os colocando um peso de chumbo medido no lado oposto da roda de onde está o ponto pesado.
O alinhamento das rodas consiste em ajustar os ângulos das rodas de forma que fiquem perpendiculares ao solo e paralelas entre si. O objetivo desses ajustes é a vida útil máxima do pneu e um veículo que segue em linha reta e fiel ao dirigir em uma estrada reta e nivelada.
Equilíbrio das rodas e condução segura
Ao substituir seus pneus, muitas vezes você também terá as rodas balanceadas. Mas o que é balanceamento de rodas?
O equilíbrio da roda refere-se à distribuição uniforme do peso em torno de um conjunto de roda e pneu giratório. Garante que a unidade que compreende um aro de roda e um pneu esteja em equilíbrio. Ambas as unidades têm pontos altos e baixos ou áreas pesadas e leves. A primeira parte de obter a unidade completa de aro e pneu em equilíbrio é combinar as áreas pesadas de um com as áreas leves do outro.
A próxima parte é adicionar peso de compensação às áreas claras da unidade completa para que ela gire perfeitamente. As rodas são balanceadas com pequenos contrapesos para evitar que tenham pontos pesados que possam causar vibração e desgaste prematuro de pneus, escoras, amortecedores e outros componentes de direção e suspensão.
Ao dirigir com uma roda desequilibrada, a roda salta na estrada ou oscila de um lado para o outro. A perturbação de condução devido ao desequilíbrio geralmente aumenta com a velocidade.
Especialistas em automobilismo acreditam que duas tendências automobilísticas – sistemas de suspensão leves e pneus de perfil baixo responsivos – tornam ainda mais importante ter rodas balanceadas corretamente, pois são mais sensíveis ao desequilíbrio do que em carros mais pesados mais antigos.
Perigos de rodas desbalanceadas
Mesmo que saibamos o que significa balanceamento de rodas – sabemos por que é perigoso dirigir com rodas desbalanceadas?
Gostaríamos de refletir sobre os perigos de dirigir com rodas desbalanceadas:
- As rodas que não estão balanceadas ou estão desbalanceadas geralmente produzem uma vibração que é desconfortável para dirigir e afeta negativamente o manuseio do veículo.
- Rodas desbalanceadas colocam tensões e esforços severos nos rolamentos das rodas e nos componentes da suspensão.
- Os componentes da direção também podem ser danificados e todas as peças podem falhar prematuramente em casos extremos.
- Rodas desbalanceadas resultam em desgaste prematuro de componentes de suspensão e direção, peças rotativas e pneus.
- Rodas desbalanceadas aumentam a necessidade de energia adicional e aumentam o consumo de combustível.
- Ignorar os sintomas pode ser perigoso e caro.
Balanceamento de rodas – o que precisamos saber?
É importante que possamos detectar quando as rodas podem estar desequilibradas.
Os sintomas de uma roda desequilibrada são:
- Vibração no volante em determinadas velocidades da estrada.
- Vibração no assento ou no assoalho em determinadas velocidades da rodovia.
- O padrão de desgaste recortado ou em concha nos pneus
O primeiro sinal de que as rodas podem estar desequilibradas é quando o volante começa a oscilar acima de uma determinada velocidade. A leveza dos carros modernos significa que eles não amortecem as vibrações causadas pelas rodas girando da mesma forma que os veículos mais antigos e mais pesados.
O balanceamento das rodas garantirá um passeio mais suave e uma condução mais agradável. O melhor desgaste dos pneus também economizará tempo e dinheiro.
Procure um alinhamento e balanceamento mais próximo, os especialistas em segurança de pneus devem estar atentos ao equilíbrio estático e dinâmico dos seus pneus
Equilíbrio estático
O equilíbrio estático pode ser medido por uma máquina de balanceamento estático onde o pneu é colocado em seu eixo vertical em uma ferramenta de fuso não rotativo. O ponto no pneu onde a massa é maior é acionado pela gravidade para desviar o ferramental para baixo. A quantidade de deflexão indica a magnitude do desequilíbrio. O ângulo da deflexão indica a localização angular do desequilíbrio. Equilíbrio dinâmico
Equilíbrio dinâmico
Isso descreve as forças geradas pela distribuição de massa assimétrica quando o pneu é girado, geralmente em alta velocidade. Na fábrica de pneus, o pneu é montado em uma roda de teste de máquina de balanceamento, o conjunto é acelerado até uma velocidade de 300 RPM ou superior e os sensores medem as forças de desbalanceamento à medida que o pneu gira. Essas forças são resolvidas em valores estáticos e de acoplamento para os planos interno e externo da roda e comparadas com a tolerância de desbalanceamento (os limites máximos de fabricação permitidos).
Conselhos ao balancear as rodas:
- As rodas devem sempre ser balanceadas fora do carro, pois o balanceador de rodas moderno faz o balanceamento dinâmico e estático ao mesmo tempo.
- Se você sentir uma condição de desequilíbrio na direção, balance todas as rodas, e não apenas as rodas dianteiras. Rodas desbalanceadas na traseira podem ser sentidas frequentemente através da direção.
Alinhamento de rodas e condução segura
A maioria de nós se refere ao alinhamento das rodas quando mencionamos o desgaste dos pneus e os padrões de desgaste. No entanto, existem razões ainda mais importantes pelas quais o alinhamento das rodas é importante para uma condução segura e segurança rodoviária.
Estes incluem a necessidade de reduzir as tensões e tensões nos componentes da suspensão do veículo e melhorar o manuseio do veículo.
O que é alinhamento de rodas?
O alinhamento das rodas é o processo pelo qual as rodas são alinhadas para apontar em linha com a direção de rotação. Isso é feito para garantir que os pneus sejam calibrados para ‘apontar’ para frente. O alinhamento adequado das rodas facilita a direção do veículo e permite que os pneus se desgastam uniformemente.
A deterioração das estradas contribui para uma maior necessidade de alinhamento regular das rodas. Os pneus podem ser deslocados para fora do alinhamento, batendo-os acidentalmente contra objetos como meio-fio e blocos de estacionamento, ou pegando um divisor de cimento central ao fazer uma curva mal calculada.
Quando um pneu é desalinhado, sua orientação no veículo fica ligeiramente descentralizada. O grau de desalinhamento não é óbvio para o olho humano, mas os efeitos serão perceptíveis em sua capacidade de dirigir o veículo.
Durante o alinhamento das rodas, há três considerações principais. Estes são
- curvatura (ângulo vertical)
- rodízio (inclinação para trás)
- toe (frente das rodas apontando para dentro ou para fora).
O alinhamento das rodas geralmente requer que sejam feitos ajustes em várias partes da suspensão. Os ângulos de alinhamento também podem ser alterados além das especificações do fabricante para obter uma característica de manuseio específica. As aplicações de automobilismo e off-road podem exigir que os ângulos sejam ajustados muito além do “normal” por vários motivos.
Gostaríamos de fornecer uma breve explicação das configurações usadas no alinhamento. Mesmo que isso seja um pouco técnico, fornecerá algumas informações sobre a experiência necessária dos especialistas em pneus ao alinhar suas rodas:
- Configurações do Pe- este é o apontamento para dentro ou para fora das rodas em relação à linha central do veículo e está configurado para compensar qualquer folga nas juntas de suspensão para que os pneus realmente funcionem paralelos uns aos outros quando o veículo estiver viajando em linha reta. Muito dedo do pé reduzirá drasticamente a vida útil do pneu. O veículo moderno tem tolerâncias muito mais apertadas do que os carros do passado, então as configurações são muito menores do que eram.
- Cambio – Esta é a inclinação para longe da vertical da roda e é projetada para colocar a carga da roda no rolamento interno maior da roda dianteira em veículos com tração traseira. Demasiada curvatura fará com que um pneu se desgaste no ombro, e diferentes ângulos de curvatura de um lado para outro farão com que o veículo puxe para um lado.
- Rodízio – a inclinação para trás do eixo de direção, e é projetado para dar sensação na direção, bem como fornecer autocentralização da direção, para que a direção volte para a frente após uma curva. Muito pouco caster fará com que o veículo se desvie e muito fará com que a direção seja pesada.
- Conjunto de direção – este é o lugar onde uma roda é ‘recuada’ da outra. Se um veículo tiver um recuo de direção alto, o veículo puxará para o lado onde a roda está ‘recuada’. Isso pode ocorrer frequentemente quando um veículo se envolveu em um acidente.
- Inclinação do Eixo de Direção – esta é a inclinação da vertical do eixo de direção e é projetada para criar uma carga vertical através do eixo, a fim de reduzir as tensões e momentos de flexão nos componentes da suspensão.
- Ângulo de empuxo – é onde as rodas traseiras estão desalinhadas com as da frente, e o veículo terá uma tendência a ‘caranguejar’. Novamente, isso pode ocorrer quando um veículo se envolveu em um acidente.
- Raio – este é o raio criado entre a linha central da roda em contato com a superfície da estrada e a linha traçada através do eixo de direção. Isso pode ser positivo onde o posicionamento da roda está fora da linha do eixo de direção ou negativo quando o posicionamento da roda está dentro do eixo de direção. O raio de esfrega também pode ser chamado de raio de rolagem. Alterar o deslocamento das rodas do veículo alterará o raio de lavagem e poderá afetar gravemente a vida útil dos componentes da suspensão, devido ao aumento das tensões impostas a eles.
Perigos de rodas não alinhadas
Quais são os sintomas de um carro em que os veículos não estão alinhados – e por que eles são um risco para a segurança rodoviária?
Os sintomas e perigos de um carro desalinhado são:
- Rodas não alinhadas comprometerão sua segurança e a capacidade de dirigir o veículo.
- O desalinhamento de um carro fará com que o veículo se desvie ou puxe continuamente para um lado da estrada quando você soltar o volante.
- Se as rodas não estiverem em linha reta, significa que os pneus estarão arrastando para os lados até certo ponto – puxando ou se afastando de uma linha reta.
- Isso não é apenas irritante, mas o pneu que está desalinhado também se desgasta prematuramente e de forma desigual devido ao constante arrasto colocado em sua banda de rodagem.
- À medida que o piso se desgasta, a capacidade de aderência do pneu se desgasta com a mesma rapidez.
- O arrasto também pode impactar no consumo de combustível.
- A frenagem, o manuseio, a capacidade de reagir ao comando da direção ou qualquer forma de ação evasiva ficam comprometidos.
- Isso é especialmente importante quando o motorista precisa responder rapidamente e mudar de rumo em caso de emergência.
O que precisamos saber sobre alinhamento e segurança das rodas?
É importante estar atento aos sinais de alerta de que as rodas podem estar desalinhadas. O desgaste irregular da banda de rodagem é um sinal de que o carro foi conduzido por um bom tempo com o alinhamento incorreto das rodas. Muitas vezes, a banda de rodagem interna do pneu se desgasta suavemente enquanto ainda há muita banda de rodagem externa, ou vice-versa. O resultado é que os pneus precisam ser substituídos mais cedo ou mais tarde.
O seu comportamento de condução decidirá com que frequência o seu veículo requer o alinhamento das rodas. Para preservar o alinhamento das rodas de um veículo, evite buracos, subidas em meio-fio e estacionamento junto ao meio-fio. Se você tiver que subir um meio-fio, faça-o muito lentamente e em um pequeno ângulo.
Quando devo considerar o alinhamento das rodas?
O alinhamento deve ser verificado a cada 10.000 km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro, a menos que você saiba que atingiu um buraco ou algum outro objeto, caso em que deve ser feito imediatamente por precaução procure um especialista em alinhamento e balanceamento ribeirão preto
Outros fatos que os motoristas devem saber sobre alinhamentos de rodas:
- Um alinhamento de roda adequado deve começar e terminar melhor com um test drive.
- A extremidade dianteira e a articulação da direção devem ser verificadas quanto a desgaste antes de realizar um alinhamento.
- Os pneus devem estar todos em boa forma com padrões de desgaste uniformes.
- Se você tiver um pneu com desgaste excessivo de cambagem, por exemplo, e corrigir o problema de alinhamento que causou esse desgaste, o pneu agora estará fazendo apenas contato parcial com a estrada
- Os problemas de tração nem sempre estão relacionados ao alinhamento das rodas. Problemas com pneus (especialmente pressão de ar desigual), freios e direção hidráulica também podem ser responsáveis.
Como é feito o alinhamento das rodas?
Uma unidade de câmera (às vezes chamada de “cabeça”) geralmente é anexada a um grampo especialmente projetado que segura uma roda. Geralmente, há quatro unidades de câmera em um sistema de alinhamento de rodas (uma unidade de câmera para cada roda). As unidades de câmera comunicam seu posicionamento físico em relação a outras unidades de câmera para um computador central que calcula e exibe o quanto a curvatura, a convergência e o caster estão desalinhados.
Muitas vezes, com equipamentos de alinhamento, essas “cabeças” podem ser um refletor de grande precisão. Neste caso, a “torre” de alinhamento contém as câmeras, bem como matrizes de LEDs. Este sistema pisca um conjunto de LEDs para cada refletor, enquanto uma câmera localizada centralmente no conjunto de LEDs “procura” uma imagem da face padronizada dos refletores. Essas câmeras executam a mesma função que o outro estilo de equipamento de alinhamento, mas aliviam vários problemas propensos a realocar um conjunto de câmera de precisão pesada em cada veículo atendido.
Conclusão
Mais atenção deve ser dada às rodas e pneus como requisitos para uma condução segura. Os pneus são os únicos componentes que mantêm o seu veículo em contacto físico com a superfície da estrada. Eles permitem que você comece, pare e mude de direção.
Se comprometermos sua capacidade de realizar essas funções básicas, estaremos colocando em risco a nós mesmos e a todos os usuários da estrada. Negligenciar o alinhamento e balanceamento das rodas em nossas estradas em deterioração é uma preocupação definitiva de segurança rodoviária.