Em um cenário de diversos compromissos, muitos empreendedores devem pensar em como lidar com as demandas financeiras. Mesmo com dedicação total, nem sempre se chega ao resultado esperado. Por isso, hoje existe o BPO financeiro, um recurso que pode ajudar a equilibrar as finanças do seu negócio.
Muitas vezes você pode estar se perguntando: como eu consigo lidar com as contas da minha empresa, mesmo ela sendo pequena? Eu não sou um empresário organizado com minhas finanças, o que eu devo fazer?
Pois bem, se você chegou nesse ponto, provavelmente a situação é preocupante, uma vez que as demandas financeiras estão ligadas diretamente às tomadas de decisão, o que pode levar ao sucesso ou ao fracasso do seu negócio.
Para não chegar a uma situação caótica, hoje vamos explicar o que é BPO Financeiro, suas características e como pode ser útil para você. Confira!
O que é BPO Financeiro?
BPO significa Business Process Outsourcing, que, em tradução livre, é “terceirização de processo de negócios”. Este é um serviço requisitado que consiste na contratação de uma empresa terceirizada especialista em atividades que possam ajudar uma companhia.
O BPO Financeiro se encarregará de cuidar de toda parte ou da gestão financeira da sua empresa, contemplando rotinas contábeis e obrigações tributárias. Essa integração se torna revelante porque geralmente eleva os números da empresa e fortalece as tomadas de decisões.
Empresas de pequeno porte e autônomos podem se beneficiar com o BPO Financeiro, pois o recurso acaba sendo uma excelente opção para manter um processo seguro, sem precisar crescer fora do core business. Já para os empreendimentos maiores, a função se torna fundamental devido às altas demandas e da burocracia.
Quais as funções de um BPO Financeiro?
As atividades de um BPO dependem da necessidade de cada organização, mas, de modo geral, o gerenciamento do pagamento de fornecedores é um dos mais importantes, pois engloba o lançamento de contas a pagar na plataforma.
Mas as funções de uma empresa de BPO financeiro não se resume a isso. Veja a lista completa de atividades:
- conciliação diária de todas as entradas e saídas do negócio;
- gerenciamento de pagamentos de fornecedores;
- lançamento de contas a pagar na plataforma de gestão financeira;
- agendamento de pagamentos para que o empregador autorize transações;
- emissão de notas fiscais;
- elaboração do fluxo de caixa;
- gestão de indicadores;
- análise de crédito;
- gestão de documentos;
- transações de pessoas por meio da folha de pagamento dos empregados.
Nesse sentido, a terceirização da folha de pagamento consiste em criar e organizar o pagamento das contribuições da empresa e dos funcionários, como, por exemplo, o cálculo de salários e vencimentos, orçamento, entre outros requisitos.
Ou seja, um complemento importante para a parte financeira de qualquer instituição.
Por que investir em uma empresa de BPO Financeiro?
1. Suporte de uma equipe especializada
Uma empresa de BPO Financeiro flexibiliza o tempo e qualifica o cliente porque, assim, controla os custos, percebe inconsistências na contabilidade, prevê os custos e ganhos financeiros, além de tornar o negócio mais rentável.
A grande vantagem de uma equipe terceirizada é que ela já possui treinamento organizacional, o que garante o aumento de produtividade, desenvolvimento de mais projetos e qualidade para os clientes.
2. Redução de custos
O olhar de profissionais especializados em gestão financeira é mais apurado em relação a quem cuida somente por obrigação. Isso faz com que o BPO Financeiro enxergue erros em tempo hábil e os contorne.
3. Criação de um planejamento financeiro
O investimento em uma empresa de BPO Financeiro não é em vão, pois ela traz novos hábitos para a gestão financeira.
Com isso, a tendência é que você conquiste o saldo positivo financeiro, e possa se dedicar a outras atividades necessárias, como atendimento aos clientes, negociação com fornecedores ou desenvolvimento de produtos.
4. Foco no core business
O core business é a atividade principal de uma empresa, o que muitas vezes é “arranhada” por outras funções importantes para o andamento do negócio.
Nesse sentido, o BPO Financeiro ajuda você a se aproximar novamente do seu propósito, e assim, se destinar a atrair o consumidor e a focar no crescimento das suas vendas.
Que cuidados é necessário ter com a terceirização BPO Financeiro?
Por ser uma relação estritamente profissional, é fundamental ficar atento à segurança jurídica para não criar problemas judiciais e se tornar uma dor de cabeça para você.
Aqui segue uma relação de cuidados que vão garantir o sucesso da operação do BPO Financeiro:
- mantenha a segurança dos dados da empresa por meio de uma ambiente único e integrado;
- determine um processo de comunicação claro e direto, seguindo rituais específicos para cada tema;
- seja transparente nas informações, e não misture temas que não se integram;
- crie um processo hierárquico de validação do fluxo financeiro.
Como contratar uma empresa de BPO Financeiro?
Ao tomar a atitude de contratar uma empresa de BPO Financeiro, é fundamental saber o que realmente você precisa, afinal de contas, são diversas funções que os profissionais especializados podem fazer, e nem sempre todas sejam essenciais.
Por essa razão, algumas companhias preferem manter parte da gestão com a equipe interna, enquanto outras terceirizam a parte administrativa.
Caso a sua decisão seja contratar uma empresa de BPO Financeiro, você deve avaliar os seguintes pontos:
- analise o contrato antes de assinar, considerando o que consta no escopo dos serviços;
- priorize sua segurança, afinal, você precisa confiar na empresa, já que ela terá acesso a todos os seus dados;
- analise a qualidade do suporte;
- verifique a eficiência do treinamento empresarial. Em muitos casos, é feito um treinamento online pouco antes de exercer o serviço para se adaptar ao estilo do cliente.
Logo, ter uma empresa de BPO Financeiro não é luxo, e sim, um serviço fundamental para quem deseja elevar a renda do seu negócio.
Por isso, busque entre as melhores companhias do mercado, tire suas dúvidas, veja preços, compare, negocie. Esse é o ponto de partida de uma relação sólida e promissora!
Este post foi escrito especialmente para o blog XXX e é uma iniciativa do oHub de apresentar os benefícios de uma empresa de BPO Financeiro.