Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Ensino online: como aplicar e quais são suas vantagens e desvantagens?

Ensino online: como aplicar e quais são suas vantagens e desvantagens?

O ensino online, como o próprio nome já ensina, é o ensino à distância, feito por meio de computador ou celular. Essa forma de aprendizagem tem crescido muito no mundo inteiro, sendo adotada pelos mais diversos tipos de pessoas.

Qualquer conteúdo pode ser ensinado à distância, desde cursos rápidos até pós-graduações. Mas, mesmo estando mais popular e acessível, ainda restam muitas dúvidas sobre esse método de ensino. Ele é realmente eficaz? Ele funciona na prática? Realmente vale a pena abrir mão das aulas presenciais?

Leia este artigo e saiba o que é ensino online, suas vantagens e desvantagens e quem pode oferecer aulas à distância.

O que é ensino online?

Ele é um método de ensino à distância, não presencial, realizado com o uso de um computador, celular ou tablet.

Os cursos oferecidos são iguais aos presenciais, como cursos rápidos em qualquer área, de idiomas, graduações, pós-graduações, entre outros. A qualidade é a mesma, porém a forma de aprendizado e de ensino precisam se adaptar a essa realidade.

O ensino à distância de graduação e pós-graduação, popularmente conhecido como EAD, é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e possibilita que todos os alunos conquistem seu diploma de forma mais prática, flexível, cômoda e mais barata.

As aulas são dadas por meio de plataformas de ensino online, que possuem toda a estrutura e funcionalidades que melhoram a qualidade e a dinâmica do aprendizado.

Elas são oferecidas em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) em diferentes formatos, como videoaulas previamente gravadas, aulas ao vivo, conteúdos em texto como apostilas e apresentações, exercícios e muito mais que a criatividade permitir.

Além disso, esses ambientes de aulas online possuem chats, fóruns de discussão e videoconferências que estimulam a conexão e a interação entre alunos e professores.

Qual a diferença entre ensino online e ensino semipresencial?

A maior diferença é:

  • curso online: realizado apenas por meio de tecnologias, do início ao fim do curso;
  • curso semipresencial: ele é feito à distância, porém possui alguns encontros presenciais. Pode incluir alguma aula presencial, reunião, apresentação de trabalho, prova, entre outras necessidades.

Esse formato também tem sido bastante utilizado, principalmente por faculdades e seus cursos de graduação e pós-graduação. A quantidade de horas presenciais varia de acordo com o curso.

Vantagens e desvantagens das aulas online

Sempre existem os dois da mesma moeda. Com o ensino à distância não é diferente. Por isso, vamos destacar aqui as principais vantagens e desvantagens das aulas online para você entender qual método é melhor para as suas aulas e o seu perfil de professor. Acompanhe.

Vantagens do EAD

Como você já deve imaginar, o ensino online oferece uma maior flexibilidade para alunos e professores. Afinal, pode-se assistir às aulas quando quiser, de qualquer lugar. O mesmo acontece para quem ministra as aulas: o professor escolhe quando gravar suas aulas e disponibilizá-las na plataforma.

Ou seja, o ensino à distância oferece flexibilidade, que gera maior comodidade e acompanha o ritmo do aluno.

Para estreitar a relação com os aprendizes, é possível também oferecer aulas ao vivo, com chat em tempo real. 

Confira mais vantagens do EAD:

  • possibilidade de escolher o melhor horário para gravar aulas ou assisti-las;
  • economiza de tempo e custos, já que ninguém precisa se deslocar até o local de aula;
  • maior autonomia do estudante e do professor;
  • maior diversificação de métodos de ensino;
  • possibilidade de oferecer de modo prático variados formatos de conteúdo;
  • estimula o desenvolvimento da autorresponsabilidade, disciplina, foco, organização e concentração.

Desvantagens do EAD

As desvantagens encontradas podem variar de acordo com o perfil e as dificuldades de cada pessoa. Por exemplo: alunos mais novos têm maior facilidade em lidar com tecnologias do que os mais velhos.

Além disso, podemos destacar a dificuldade de concentração que muitos possuem. É preciso disciplina para conseguir se concentrar e não ceder à tentação de demandas do ambiente local ou virtual, como redes sociais, sites e jogos.

O ideal é indicar aos seus alunos algumas práticas que estimulam o foco e a concentração, como se afastar do celular, fechar todas as abas do navegador, organizar sua mesa de estudo. Ou seja, eliminar todas as possíveis distrações ao seu redor.

Outra desvantagem é para os professores que, devido à falta de concentração, precisam inovar e oferecer conteúdos atrativos e criativos. É preciso pensar formas em transformar a aula que seria dada presencialmente para o ambiente online.

Outro aspecto negativo que faz muitas pessoas ainda resistirem ao ensino à distância é a falta de contato presencial. Apesar de existir a interação, não há contato físico que estreita relacionamentos.

Por fim, ressaltamos a desvantagem de que é preciso que professor e aluno saibam gerir o seu tempo de forma que favoreça a produtividade e a qualidade das aulas. A procrastinação é fácil de surgir e interromper ou diminuir a atenção ao aprendizado. 

A dica é disponibilizar um cronograma e/ou um calendário organizado, com sugestões de conteúdos e tarefas por dia. Isso pode motivar o estudante.

Quem pode ensinar online?

Em suma, qualquer pessoa. Principalmente quando falamos sobre cursos mais rápidos e intensivos.

Mas, aulas de graduação e pós-graduação seguem as mesmas regras para o presencial: o professor precisa ter um diploma e oferecer um curso reconhecido pelo Ministério da Educação.

Depois de escolher e cadastrar seu curso em uma plataforma de ensino virtual, monte um roteiro da sua aula, pense em formas de ensinar os conteúdos, quais materiais de apoio você pode disponibilizar, quando seriam as aulas ao vivo e como será o certificado oferecido.

O público-alvo do ensino online varia de acordo com o segmento do curso dado. Mas, em geral, ele é adotado por pessoas que têm pouco tempo livre e/ou precisam economizar e não podem arcar com os custos mais elevados de um curso presencial.

E você, já pensou em oferecer aulas online? Que tal pensar em um assunto que domine e começar agora mesmo?

Este conteúdo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma online de ensino a distância que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1.400 clientes.

You must login to add a comment.

Posts relacionados