Energia Solar como Negócio Sustentável
O que é sustentabilidade? É a intersecção entre as necessidades humanas e o bem estar do meio ambiente, é como se a humanidade e a natureza assinassem um contrato que lhes impõe uma relação de mutualismo. A natureza está constantemente cumprindo sua parte do acordo, desde o início dos tempos nos oferecendo praticamente tudo o que precisamos para sobreviver, já nós, nos recusamos a assinar esse contrato em diversas atividades do dia a dia…há séculos podemos perceber que essa relação está mais para um parasitismo do que para o mutualismo e as consequências estão cada vez mais visíveis.
Não é difícil cumprir nossa parte desse acordo, praticamente todas as atividades humanas podem ser realizadas de forma sustentável, ou seja, respeitando e não prejudicando o meio ambiente.
Sustentabilidade responsabilidade de todos
Muitas vezes nos afastamos dessa responsabilidade com a justificativa de que apenas grandes ações e projetos governamentais são capazes de mudar esse cenário, é bem mais fácil pensar assim, mas a realidade é que a sustentabilidade está nas pequenas coisas, está em guardar o lixinho na bolsa ao invés de jogar na rua, em deixar o carro na garagem e ir ao mercado a pé ou de bicicleta, em fechar a torneira enquanto escova os dentes.
Geração de Energia x Sustentabilidade
A principal fonte de geradora de energia no Brasil é a água, muitos costumam associa-la à uma fonte sustentável por ser renovável e “ não poluente” mas os danos que a construção de uma hidrelétrica causam são colossais, para sua instalação uma grande área é desmatada, causando um desequilíbrio ecológico e a perda de vários animais e plantas daquela região e, além dos danos ambientais, as pessoas que residiam naquele local são forçadas à se mudarem.
Não só por esses como por diversos outros motivos muitos consideram sustentabilidade e geração de energia opostos, quase uma variação de água e óleo, duas faces da mesma moeda, impossível de combinar…Isso não passa de uma outra forma de se esquivar das nossas responsabilidades para com o meio ambiente, pois hoje sabemos que podemos gerar energia a partir de diversas fontes não poluentes e provenientes da natureza, ou seja, sustentáveis, e uma das que vem ganhando mais destaque por sua eficiência e índice igual à 0,0% de poluição é a energia solar.
Energia Solar – Energia renovável – Economicidade
O sol é uma fonte de energia, não necessariamente elétrica, desde a pré história e, com os avanços científicos e tecnológicos, foi descoberta uma maneira de converter a luz e o calor que ele tem em energia elétrica. Essa é uma excelente alternativa para um país como o Brasil, tropical e com alta incidência de luz solar, afinal essa é uma fonte infinita e renovável que não produz absolutamente nenhum poluente. É vista como inviável por conta do custo para a obtenção de um painel solar ser um tanto…” salgado”, mas vale lembrar que esse seria um valor pago apenas uma vez, sendo que o custo com manutenção é baixíssimo e a vida útil de um painel solar é em média 25 anos, ou seja, você ficaria livre por muito tempo da tão temida conta de luz mensal.
Outro ponto à ser levado em consideração é que o uso da energia do sol não se limita à uso doméstico, podendo ser utilizada em empresas, carros etc. Tudo isso sem causar nenhum tipo de poluição. Por isso, segundo a BNEF, estima-se que até 2050 a energia solar, juntamente com a eólica, representará a metade da energia elétrica do mundo. Cada um fazendo a sua parte, conseguimos reverter esse quadro e cumprir cada um dos termos do “contrato de mutualismo” há muito negligenciado.
Quer saber mais sobre Energia Solar? Clique e veja as vantagens da energia solar .