Formato de conteúdo é o tipo mais eficiente nas redes e oferece o maior retorno sobre o investimento em comparação com outras modalidades
Conteúdos em vídeos curtos, como aqueles compartilhados no Instagram Reels e no TikTok, podem ser formatos de sucesso também para empresas de setores considerados tradicionais, como financeiro e de saúde. Para além de dancinhas adolescentes e peripécias de pets, as redes sociais são espaços importantes para o marketing digital de organizações de diferentes áreas.
A rede social TikTok, principal plataforma para esse tipo de material, conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês, gastando em média mais de 25 horas no aplicativo. De acordo com o “State of Marketing Report 2022”, divulgado pela Hubspot, Rock Content, Litmus e Wistia, no entanto, apenas 9% dos profissionais de marketing consideram o TikTok como sua rede social mais engajada.
Apesar do desafio para criar conteúdo que realmente cative o público consumidor, o mesmo relatório destaca que vídeos curtos, como os do TikTok e do Reels, são o tipo mais eficiente de conteúdo nas redes sociais e oferecem o maior retorno sobre o investimento (ROI) em comparação com outros formatos.
Os resultados podem ser conferidos em ferramentas como o dashboard para redes sociais, meio considerado ideal para medir, constantemente, o engajamento de vídeos curtos como Reels e TikTok, deve ser cada vez mais constante.
Para garantir o uso profissional desse tipo de conteúdo, métricas de marketing digital devem ser acompanhadas, a fim de construir novas estratégias, incluindo aquelas relacionadas a vídeos curtos.
Conteúdo audiovisual e marketing digital em alta
A tendência dos vídeos curtos está se tornando uma das principais estratégias de marketing digital da atualidade, levando criadores de conteúdo e marcas a investir na sua popularidade e influência.
A pesquisa “Por trás da trend: quem está fazendo o short video acontecer no Brasil”, desenvolvida pela Youpix e a Nice House e divulgada pela Forbes Brasil, revela que as plataformas de mídia social Instagram e TikTok têm aumentado a disputa entre marcas e influenciadores no que diz respeito a esse tipo de formato de conteúdo.
Conforme o estudo, a rede social da Meta é a mais atrativa para profissionais de marketing, sendo a escolha preferida de 84,7%. Já o TikTok vem em segundo lugar com 11,1% de preferência, seguido pelo Kwai com 3,5% e Youtube Shorts com 0,6%.
Esse desenvolvimento acompanha inclinações do mercado e se adapta às necessidades das empresas. Para ter uma compreensão atual dessa situação nas corporações da América Latina, a NTT DATA e a MIT Technology Review realizaram a pesquisa “Marketing Digital na América Latina: a experiência do cliente digital como centro da estratégia de negócios em 2022”.
No estudo, participaram entrevistados de seis países da região, incluindo Brasil, México, Argentina, Chile, Colômbia e Peru. Desse escopo, 48% são líderes comerciais, de marketing digital e de comunicação.
O relatório mostra que o uso de redes sociais na América Latina é mais elevado do que em qualquer outra região do mundo. Devido ao aumento de dispositivos móveis, as redes sociais tornaram-se a escolha preferencial para as estratégias de marketing digital na região, conforme 94% das empresas entrevistadas.
Redes sociais preferidas das empresas
Segundo o relatório da NTT DATA e da MIT Technology Review, entre as redes sociais, 87% das companhias consideram o Instagram como a melhor opção para o desenvolvimento de estratégias de marketing digital. Isso se deve ao aumento do número de usuários de smartphones na América Latina, à ampla gama de faixas etárias presentes na rede e à facilidade de exposição de produtos e marcas.
Por outro lado, o Facebook, apesar de ser a segunda rede social mais utilizada, está perdendo espaço para o TikTok, considerada a plataforma do momento entre os jovens. As empresas entrevistadas avaliaram o potencial do TikTok para atrair novos públicos devido ao seu algoritmo atraente e ao formato de criação de conteúdo.
A pesquisa enfatiza que, para que as práticas de marketing digital continuem crescendo na América Latina, é essencial que as organizações enfrentem desafios pendentes. Eles incluem oferecer uma experiência omnicanal aos clientes, tomar decisões corretas e aplicar a agilidade, característica presente em conteúdo de vídeos curtos e considerada uma competência essencial das empresas adaptáveis.
Além disso, de acordo com a pesquisa, as empresas devem considerar tendências que têm mudado o mercado, como metaverso, ecossistema martech, prática de analítica aumentada, e-commerce, blockchain e, inclusive, TikTok e conteúdos personalizados.