A edição de julho do Boletim de Serviços Financeiros, produzido pelo Sebrae Nacional, destaca que poupar é fundamental para o sucesso nos negócios. Sendo assim, quais são as opções que se apresentam ao empresário para que ele possa obter ganhos maiores do que os da poupança, sem que tenha de se expor demais a riscos de perda do valor depositado? Quais são os custos desta estratégia? A publicação foca nas diversas opções, com seus riscos e custos variados.
Antes de escolher uma aplicação financeira, o empresário deve buscar utilizar seus recursos para quitar as parcelas futuras de financiamentos a uma taxa de desconto superior à dos rendimentos dos produtos disponíveis no mercado, como a caderneta de poupança e fundos de baixo risco. Feito isso, e ainda com dinheiro em caixa, é hora de procurar uma instituição financeira e investir.
O boletim ressalta que todos os grandes bancos comerciais oferecem aos seus clientes uma ampla variedade de produtos que visam a atendê-los de acordo com o seu perfil de risco. Ao empresário, que tem por objetivo a manutenção do valor das suas reservas ao longo do tempo, os produtos de perfil conservador – com ativos de menor risco e retorno relativamente previsível – é a opção mais segura, com ganhos satisfatórios.
Além dessa alternativa, existem as aplicações financeiras de perfil mais arrojado, que oferecem chances de maiores ganhos, e que, no entanto, devem ser evitadas pelo empresário mais cauteloso, pois apresentam boas possibilidades de perda de parte do valor depositado. Os portais na internet dos maiores bancos e corretoras trazem ferramentas que ajudam, de forma simples, a identificação do perfil do investidor.
Para saber mais, e descobrir qual é o melhor investimento de acordo com o perfil do seu negócio, leia a íntegra do boletim.