O comércio on-line se tornou a alternativa mais viável para as empresas dos mais diversos segmentos.
Neste momento de crise pandêmica, onde as vendas em espaços físicos caíram drasticamente para evitar aglomerações, os e-commerces ganharam espaço em todos os nichos de mercado.
Desde uma empresa distribuidora de forno elétrico de embutir a uma loja de materiais para construção, a venda de produtos on-line tem sido uma ferramenta de enfrentamento, permitindo a sobrevivência de muitas empresas.
E com isso, um método de varejo já conhecido, também se tornou uma alternativa para facilitar ainda mais o comércio on-line, o dropshipping.
Neste artigo, falaremos sobre o que é afinal o dropshipping e apresentaremos três benefícios que ele oferece para as companhias. Fique conosco e acompanhe.
O que é dropshipping?
O dropshipping é um método de varejo onde a empresa não precisa ter o produto que vende em seu e-commerce no estoque.
Por exemplo, uma empresa que comercializa tendas para eventos estabelece uma parceria com um atacadista que fornece o produto e faz o estoque dele. A empresa transfere os dados de compra para o atacadista que faz o envio do produto diretamente para o cliente.
O diferencial do dropshipping é que a empresa não precisa se preocupar com processamento de pedidos ou inventário.
Uma grande empresa que funciona como essa ponte para vendedores comercializarem seus produtos na internet sem se preocupar com o envio é o Mercado Livre, que comercializa os mais diversos tipos de produtos que se pode imaginar.
O dropshipping permite que a empresa envie seu produto do atacadista, mas com pacote personalizado de sua loja, o que não irá interferir no marketing da empresa.
Veja 3 benefícios que o dropshipping oferece
Agora que já falamos sobre o que é exatamente o dropshipping, vamos apresentar 3 benefícios que o dropshipping oferece e que uma empresa deve considerar.
- É econômico: o dropshipping permite que seja muito fácil vender produtos on-line. Não é necessário investir um grande valor em produtos e ainda assim oferecer uma grande variedade de produtos em sua loja. Há apps disponíveis para selecionar diversos produtos e importá-los na sua loja;
- É conveniente e eficiente: uma empresa que tem seu e-commerce precisa dispor de muita atenção e fazer um trabalho bem elaborado. Por isso, quando não há preocupações com detalhes de processamento de pedidos, a empresa pode focar no marketing, operações e atendimento ao cliente;
- Garante mobilidade: como as questões de processamento físico de pedidos fica por conta de outra empresa, sua empresa tem maior mobilidade para realizar as operações do e-commer.
Uma empresa fabricante de mesa rústica de madeira, por exemplo, pode realizar operações na sua loja online de qualquer localidade que tenha conexão com a internet.
É importante ressaltar, que essa modalidade de varejo é muito segura, não à toa, grandes empresas do mercado a adotam. O dropshipping permite uma maior variedade de produtos e evita problemas de estoque que podem prejudicar uma venda.
E então, nosso artigo foi útil para você? Esperamos que sim.
Não deixe de acompanhar os próximos posts.
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais