É comum pensar que para iniciar um negócio no segmento de saúde, deve ter um bom capital e apostar em itens caros, como exemplo, o aluguel de uma sala em um prédio famoso na cidade. Se tiver condições para isso tudo bem, mas caso contrário, também podemos iniciar com menos, montando um consultório médico em casa.
Montar um consultório médico em casa é uma possibilidade a ser explorada, a fim de conquistar clientes e poder ganhar o que é preciso para montar uma clínica no futuro. Quer saber como fazer isso? Confira as dicas de como montar seu consultório médico em casa.
4 Dicas para iniciar o seu consultório médico
Antes de montar o seu consultório em casa é preciso ter em mente tudo que é preciso para fazer do seu negócio um sucesso. Pensando nisso, você precisa começar pelos seguintes tópicos:
Estrutura do escritório
Cada consultório médico precisa de uma recepção, sala de espera, banheiro e, é claro, pelo menos um espaço para consultas. Algumas clínicas ainda atendem a especialidades médicas específicas e precisam de um espaço extra para os exames. Portanto, meça bem os espaços e anote tudo o que seu local de trabalho exigirá.
Materiais
O primeiro passo é pesquisar por loja de produtos hospitalares online, onde você pode encontrar produtos como estetoscópio médico, por exemplo, com preços acessíveis.
Público objetivo
Você certamente dirá: “Quero abrir um consultório médico, não uma agência de publicidade, por que devo pensar no público-alvo?” Mas, para que seu consultório seja bem-sucedido, você não pode confiar apenas em suas habilidades profissionais e gentileza de sua recepcionista. Você deve pensar no consultório médico, também como empresa que precisa de estratégias de marketing para atrair seus clientes.
Não é tão complicado quanto parece, para fazer uma estratégia, basta responder a estas perguntas simples:
“Quem serão meus pacientes?”
“Quais especialidades serão atendidas no consultório?”
“Qual é o meu principal objetivo?”
“Quanto meus pacientes pagariam pela consulta?”
Depois disso, criar um perfil nas redes sociais e site de seu negócio, a fim de divulgá-lo.
Localização do escritório
Levando em consideração o público-alvo, é necessário determinar se o local atende às necessidades de seus futuros pacientes. A principal coisa a ter em mente a facilidade de acesso ao site. Verifique se há muitas linhas de ônibus e metrô na região, pois isso permitirá que o consultório seja frequentado por quem depende de transporte público, ou seja, uma boa porcentagem de pessoas, que podem se tornar futuros clientes.
Preços de serviços
Pesquise os concorrentes da região, mesmo que não encontre, pense no público que vai atender e que está iniciando o seu negócio, ou seja, ofereça um serviço acessível, o qual não seja barato o suficiente para gerar desconfiança e nem caro demais para afastar clientes.
Você pode iniciar o seu negócio com calma e pouco investimento, após conquistar o público e gerar reconhecimento, terá o capital necessário e clientela para expandir seus negócios.