Dicas para destacar sua empresa no Google
Se você está em busca de dicas para destacar sua empresa no Google, reuni neste artigo algumas das principais opções para vencer este desafio.
Sabemos que para qualquer tipo de negócio, saber como divulgar um negócio no Google é fundamental para se conseguir uma boa exposição para sua empresa.
Do marketing de busca a divulgação através de vídeos no YouTube, o fato é que o Google é atualmente uma das principais ferramentas de marketing digital do mundo.
Por isso, saber como anunciar no Google é fundamental para qualquer um que deseje divulgar sua empresa na Internet.
Neste artigo vou apresentar algumas das principais dicas para destacar sua empresa no Google e transformá-lo em uma das suas principais ferramentas de marketing digital.
1 – Otimização de Sites
O processo de otimização de sites para ferramentas de busca – SEO, consiste em uma série de técnicas que têm como objetivo colocar as páginas do seu site em posições de destaque nas páginas de respostas do Google e outros grandes buscadores.
O primeiro passo para a implementação dessas técnicas é necessário, em primeiro lugar elaborar um projeto de SEO que irá determinas objetivos e formas de atuação nas diversas dimensões de SEO.
Não é fácil colocar um site no primeiro lugar do Google, mas com as técnicas e ferramentas corretas, isso não só é possível quanto altamente benéfico pra o seu site, pois atrairá um tráfego qualificado, ou seja, de alto potencial de conversão.
2 – Google Meu Negócio
Outra das minhas dicas para destacar sua empresa no Google é se cadastrar na plataforma Google Meu Negócio, uma ferramenta voltada justamente para a divulgação de pequenos negócios locais.
Quando cadastrada de maneira técnica, cumprindo todas as diretrizes do Google e otimizando os campos de informação, sua empresa será listada em destaque tanto nas pesquisas realizadas no Google quanto no Google Maps.
Embora a ferramenta pareça simples, saber como divulgar uma empresa no Google Meu Negócio tem suas técnicas, que fazem com que sua empresa se destaque.
3 – Google Ads
Outra forma clássica para destacar a sua empresa no Google e através de anúncios pagos, conhecidos como Google Ads.
Estes anúncios aparecem em diversas situações, como na rede de pesquisa onde os anúncios são listados nas páginas de respostas do buscador e na rede de display, formada por sites parceiros do Google.
Os anúncios também podem aparecer no Google Shopping, em inserções nos vídeos exibidos no YouTube, em aplicativos e também no Gmail.
No gerenciamento de campanha no Google Ads é possível criar inúmeras estratégias e posicionamentos e exibição de anúncios. A estratégia de Remarketing é uma das preferidas dos anunciantes mais experientes.
Estes anúncios precisam ser muito bem planejados pois um dos grandes erros no Google Ads é criar anúncios sem ter uma estratégia muito bem definida.
4 – YouTube
A estratégia de vídeo marketing vem ganhando cada vez mais destaque e é tida como uma das principais tendências do marketing digital em 2021.
Nesta área uma das principais dicas para destacar sua empresa no Google é usar o YouTube para a divulgação de seus produtos e serviços, não de forma direta, mas dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo.
Para se destacar ainda mais, a aplicação de técnicas de SEO. No processo de otimização de vídeos no YouTube, para deixa-los em evidência, tanto nas buscas realizadas no próprio YouTube, quanto das pesquisas realizadas no próprio buscador.
5 – Google Stories
A última das minhas dicas para destacar sua empresa no Google é relativamente recente e já conhecida de muitos em redes sociais como o Instagram. São os Stories no Google.
Até o momento os Stories do Google estão disponíveis apenas nas pesquisas feitas através de dispositivos móveis, mas como cerca de 80% do tráfego atual da Internet vem justamente destes dispositivos, é uma exposição que vale a pena.
Para qualquer empresa, ser encontrado no Google é fundamental para exposição da sua marca, por isso, ao elaborarmos um plano de marketing digital, colocamos o Google Marketing como uma das prioridades.
Em meus cursos de marketing digital que ministro na Academia do Marketing, e no meu programa de mentoria em marketing digital, busco colocar esta questão entre as prioridades, pois minha experiência mostra que os resultados são realmente compensadores.
Sabemos que para divulgar uma empresa na Internet, é necessário ser cada vez mais técnico nos dias de hoje. A competição é acirrada e até mesmo para contratar uma agência de marketing digital, você precisa conhecer as técnicas envolvidas para saber como cobrar o trabalho contratado.
Por Alberto Valle