Descubra dicas e técnicas de redação de SEO
Você é um escritor de conteúdo? Melhore sua redação de conteúdo para SEO com estas 10 dicas.
Não é segredo que o SEO e o conteúdo andam de mãos dadas.
Afinal, sem SEO seu conteúdo pode ser perdido em algum lugar na página 50 dos resultados da pesquisa; e todos nós sabemos que o tráfego nessas páginas não é satisfatório. Da mesma forma, sua classificação na primeira página só pode fazer muito se o seu conteúdo pós-clique for ruim. É por isso que uma boa relação entre SEO e ótimo conteúdo é essencial! Aqui estão 10 dicas sobre como escrever conteúdo de SEO para fazer seu conteúdo ir mais longe e aprimorar seus esforços de SEO ao mesmo tempo.
Dicas de redação de SEO para fazer seu conteúdo ir mais longe
1. Escreva primeiro para o seu público
Esta dica de redação de SEO é a número um por um motivo. Parece fácil, mas muitas empresas criam conteúdo pelos motivos errados. Escreva conteúdo que agrade aos interesses do seu mercado-alvo ou responda às suas perguntas. Nem todas as postagens precisam ser sobre seu produto ou serviço, mas todas devem ser relacionadas ao setor. Afirme a si mesmo e à sua empresa como um especialista em seu setor, escrevendo conteúdo amigável para SEO que seja interessante e informativo, e faça-o melhor do que seus concorrentes.
2. Mantenha tudo sob o mesmo teto
Obtenha o crédito e o tráfego que seu site merece, mantendo seu conteúdo original sob seu próprio nome de domínio. Isso significa que se você tiver um blog, desative a hospedagem com WordPress ou Blogger e hospede o blog em uma subpasta em seu próprio domínio (por exemplo: http://www.example.com/blog). Sempre que você tiver a oportunidade de mostrar outras formas de conteúdo original, como vídeos, infográficos ou white papers, certifique-se de também incorporá-los ao seu site e compartilhar a partir daí.
3. Faça manchetes impressionantes
Você tem um texto muito curto para causar uma grande impressão. Portanto, não subestime o poder de um título eficaz em SEO! Escreva títulos que sejam claros, interessantes e use palavras-chave valiosas. Além de um ótimo título, também certifique-se de que suas meta descrições sejam interessantes e mais elaboradas sobre o tópico de seu artigo. Lembre-se de que o título e a meta descrição são o que aparecem nos resultados da pesquisa, portanto, faça-os valer!
4. Use frases ricas em palavras-chave
Use frases relevantes e ricas em palavras-chave em seus títulos, bem como em todo o seu conteúdo, para permitir que seus leitores e os mecanismos de pesquisa saibam sobre o que é sua postagem. Mas cuidado, muitas palavras-chave não apenas desligarão seus leitores, mas podem resultar em penalidades para mecanismos de pesquisa por excesso de palavras-chave. Use palavras-chave com cuidado e moderação, mantendo uma sensação mais natural. Além de usar palavras-chave em todo o corpo da sua postagem, aproveite as tags do blog marcando algumas palavras-chave relevantes para cada postagem; a maioria dos blogs gerais já possui recursos de marcação integrados.
5. Estruture suas postagens
O conteúdo da sua postagem pode ser ótimo, mas pode ser facilmente perdido em um formato desorganizado e ineficiente. Dividir seu conteúdo em parágrafos menores com títulos torna a leitura fácil que manterá seus leitores engajados. Para os motores de busca, a organização back-end também é fundamental. Usar a hierarquia de tags adequada ao marcar manchetes (H1 para títulos, H2 para subtítulos) é importante para manter um artigo bem estruturado.
6. Incorpore imagens
Faça suas postagens se destacarem com imagens! As pessoas são visuais. Adicionar uma imagem junto com sua postagem no blog pode causar uma grande impressão. Você tem uma conta no Pinterest? Além de promover seus blogs em outros canais de mídia social, postagens com imagens também podem ser fixadas, adicionando outra via de tráfego para seu site.
7. Impulsione o conteúdo com a mídia social
A mídia social é uma ferramenta poderosa que pode ajudar a aumentar o alcance de seu conteúdo e promover o compartilhamento. Publique cada novo artigo em sites de mídia social e em fóruns, usando descrições envolventes e uma frase de chamariz. Como o poder da mídia social está no compartilhamento, também é importante ter botões de compartilhamento em cada uma das postagens do seu blog. Se você deseja ter mais controle de como seus links aparecem quando são compartilhados, implementar Twitter Cards para Twitter ou Open Graph para Facebook (técnico) pode dar um impulso aos seus links compartilhados e pode ajudar nas taxas de cliques.
8. Implementar a Autoria do Google
Autoria do Google é uma maneira rápida e fácil de vincular conteúdo a um determinado autor, tudo que você precisa é de uma conta do Google+. Como resultado, seus artigos aparecem como rich snippets nos resultados da pesquisa, apresentando a foto do autor junto com o título do artigo. A Autoria do Google é excelente para promoção pessoal, mas também pode aumentar a taxa de cliques de seus artigos. Se você é um autor, saiba como configurar a Autoria para o seu site.
9. Promova a construção de links naturais
O link building já percorreu um longo caminho desde os dias de compra de links e fazendas de links, mas os links ainda são um importante fator de classificação para o SEO. O link para seus próprios artigos ou site em sua postagem garante um link de volta para seu site se o artigo for selecionado por outro site. Se você for criativo com outros tipos de conteúdo, como infográficos e vídeos, adicionar um código embed em seu site ajuda a promover o compartilhamento de conteúdo e também adiciona um link para a fonte original. Criar um ótimo conteúdo ajuda a aumentar a compartilhabilidade e a probabilidade de que outros sites tenham links para ele, então busque qualidade!
10. Monitore sua atividade
Fique por dentro de seu conteúdo amigável de SEO monitorando seus esforços. O Google Analytics é uma maneira fácil e gratuita de rastrear as visualizações de sua página e o tempo médio gasto em uma página. Verifique coisas como sua taxa de rejeição e tempo no site para ter uma ideia de como os usuários interagem com seu site depois de acessar seu conteúdo. Se você notar uma grande queda, além de um baixo tempo médio gasto na página, é uma indicação de que seu conteúdo não era relevante para o que eles procuravam ou, pior, não era interessante. Além disso, dê uma olhada no número de interações sociais (compartilhamentos, curtidas etc.) para ter uma ideia da viralidade de sua postagem. Apenas olhar para essas métricas simples pode lhe dar uma boa ideia de quais partes do conteúdo são bem recebidas e apreciadas, para que você possa replicar esse tipo de conteúdo no futuro.
Tanto o SEO quanto a redação de conteúdo são peças importantes do quebra-cabeça, por isso é importante usar técnicas de qualidade para garantir maior tráfego e engajamento em seu site. Se você tiver alguma dúvida sobre SEO, conteúdo ou como eles funcionam juntos, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco para obter mais dicas de redação de SEO!