Empresas contam com o uso do CRM para obter dados mais precisos e elaborar seu planejamento anual.
Para os gestores e executivos de empresas, os meses finais do ano são marcados por minuciosas análises de resultados e projeções para o próximo ano. Para gestores, essas projeções servem para estimar um resultado anual melhor ou mais eficiente que o anterior.
No momento inicial dos planejamentos anuais de marketing para a empresa, os especialistas recomendam ter em mente que esse é um processo que exige tempo e paciência. No entanto, dados do Sebrae mostram que apenas 10% das empresas contam com um planejamento estratégico estrutado.
Para conseguir os dados mais precisos, ter as ferramentas certas e funcionais, é essencial. Dessa forma, as projeções serão mais assertivas e possíveis para a realidade do cenário de sua companhia.
O planejamento de marketing é uma estruturação de campanhas e ações voltadas aos clientes e stakeholders, visando nas principais necessidades e sazonalidades. “Para planejar estrategicamente ações assertivas para seu público, é importante saber quem é e quais são as necessidades dos principais clusters”, esclarece Diego Bañuelos, CEO da Upnify.
Isso porque, as ações de marketing que são pensadas diretamente tem uma maior taxa de conversão. Segundo dados da Wis Consultoria, os índices de conversão podem dobrar de 1,7% para 3,4% com comunicações personalizadas. Por isso, essa é uma das ações que não é recomendado negligenciar no plano anual.
Entre as ferramentas que são fontes das análises de conclusão de ano está o CRM. O sistema de gestão de relacionamento com os clientes oferece dados valiosos para planejar como será a área de marketing. Afinal, o usando conseguimos entender quais foram as campanhas com maior taxa de abertura e conversão, quem são os novos clientes e qual é o comportamento do cliente em relação ao nosso produto.
“O CRM registra todas as interações da empresa com o cliente, desde os e-mails marketing a pop-ups no site.”, comenta Bañuelos. “A estratégia de marketing, consequentemente, é muito influenciado pelos dados gerados pelos sistemas de gestão de clientes”, conclui.
Segundo o CEO do sistema Upnify, conhecer a fundo os cliente e quais são as preferências de compra, ou os momentos em que eles estão mais propensos a comprar, ajuda a montar o calendário sazonal que citamos a cima. Pensando nisso, se pode criar campanhas que vão além de datas especiais mais que irão atingir o consumidor no momento propício ao consumidor.
Além de analisar os dados de comportamento e jornada dos clientes, medir o valor de faturamento gerado em campanhas de marketing é importante. Unido ao que conseguimos entender com os dados das ferramentas de marketing, o planejamento de marketing será mais eficaz para o ano seguinte.
Sem um planejamento de marketing estruturado, se torna um desafio a geração de verba para projetos de marketing especiais, além de captar recursos para novos produtos e gestão de equipe. Além disso, a análise de KPIs e OKRs do ano nos ajuda a entender o que tem dado certo e o que precisa ser reavaliado, para assim, evitar desperdício de tempo e verba.