Todos nós já ouvimos falar de pelo menos uma incrível história de sucesso na mídia social. Você sabe, a história em que uma marca se deu tão bem nas redes sociais que revolucionou seus negócios.
Globo, Nike e Sebrae são apenas alguns exemplos de sucesso no empreendedorismo que vêm à nossa mente.
Infelizmente, para cada história de sucesso, existem inúmeros perfis de marcas que parecem fazer isso apenas porque alguém lhes disse que eles deveriam. E eles estão produzindo o mesmo conteúdo corporativo deprimente e indistinguível com o qual ninguém se envolve nas redes sociais.
Até as páginas de seus perfis parecem iguais, pouco inspiradas e totalmente esquecíveis. Isso nos leva ao ponto deste artigo – as páginas de perfil de mídia social que as marcas usam como vitrines, que deveriam convidar os clientes a se envolver e fazer negócios com eles.
Eles raramente são discutidos, embora possam ter uma grande influência nas primeiras impressões sobre uma determinada marca e fornecer um tesouro de informações com ótimas frases para bio do Instagram. E, quando bem feitos, podem até influenciar diretamente as decisões de compra.
A única pergunta que precisa ser respondida é como fazê-los perfeitamente, ou pelo menos perto da perfeição?
Tudo começa com estratégia
Antes de entrarmos em diferentes redes de mídia social, precisamos falar sobre uma coisinha chamada estratégia. Por motivos que não podemos abordar agora, o marketing de mídia social geralmente joga livremente com a estratégia geral de marketing de uma marca ou a ignora completamente.
E isso é feito desde que a marca tenha uma estratégia abrangente e “tradicional” em vigor.
A primeira razão pela qual seu marketing de mídia social e os vários perfis devem ser informados pela estratégia geral é que isso garantirá que eles tenham um efeito benéfico nos resultados financeiros. Lembre-se de que o objetivo final do marketing de mídia social não é ser legal ou divertido (embora não faça mal), mas ajudar a marca a gerar mais receita.
Outra grande vantagem de seguir a estratégia abrangente é que isso torna seu trabalho muito mais fácil. Quando você considera todas as informações que obtém ao consultar documentos estratégicos, fica muito mais claro como apresentar sua marca nas redes sociais.
Por exemplo, você pode encontrar informações sobre todos os itens a seguir em documentos estratégicos:
- O público-alvo com o qual você está se envolvendo – idade, gênero, interesses, poder de compra, educação, sentimentos, etc.
- Os pontos de venda da marca – inovadores, acessíveis, luxuosos, simples, abrangentes, etc.
- Principais concorrentes – o que sua marca faz de melhor? Qual participação de mercado pode ser obtida?
- Metas – o que você espera alcançar nas redes sociais? Quais métricas dirão que você está no caminho certo?
À medida que você aprende mais sobre isso, você descobrirá que seus esforços de mídia social estão praticamente resolvidos para você. Sua mensagem quase se escreve sozinha. Você só precisa preencher as lacunas e adicionar criatividade para superar o ruído.
O mesmo é válido para as páginas de seu bio do Instagram. Afaste-se, observe o quadro geral e as ideias começarão a fluir. Obviamente, você também precisará considerar as oportunidades que cada canal de mídia social oferece, bem como suas limitações.
Isso finalmente nos leva aos canais individuais de mídia social mais populares e à melhor forma de configurar uma biografia do Instagram com frases que coloca sua marca em sincronia com sua estratégia.
Você pode apresentar seu logotipo, o nome da sua empresa e uma breve biografia que o descreve. Ah, e também, você só consegue incluir um link em sua biografia.
E embora isso possa parecer muito, muito pouco espaço para trabalhar, o fato é que as marcas vêm com todos os tipos de maneiras de enfatizar os aspectos mais importantes de seus negócios e enviar uma mensagem muito clara aos (potenciais) clientes.
Veja, por exemplo, a Adidas e a Puma – duas empresas do mesmo setor, fundadas por irmãos, até mesmo com sede na mesma pequena cidade brasileira.
A Adidas afirma claramente que sua missão final é mudar o mundo por meio do esporte. Eles seguem com sua famosa hashtag #ImpossibleIsNothing, é claro.
Puma, embora tenha uma hashtag menos reconhecível, faz um movimento de energia muito legal. A marca simplesmente afirma que foi criada em 1948.
“Quem está por aí há tanto tempo quanto nós?”
Às vezes, as idéias mais simples são as mais eficazes.
Decidir sobre aquele link é definitivamente uma das decisões mais difíceis ao criar uma página de marca no Instagram. Você apenas cria um link para o URL do seu site, como os grandes jogadores fazem? Você usa Linktree para dar a seus seguidores mais opções? Você cria landing pages específicas dependendo de seu foco em mudança?
Mais uma vez, consulte sua estratégia. Você pode encontrar mais respostas lá do que esperava.