Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Cosméticos veganos: invista nessa carreira em ascensão

Cosméticos veganos: invista nessa carreira em ascensão

Ao longo dos anos, novas carreiras e novos negócios foram aparecendo no mercado. Seja pela evolução da tecnologia, pela necessidade dos clientes e até mesmo pela evolução do ser humano.

Cooperativas e negócios pequenos que sobrevivem de forma sustentável encontraram nos cosméticos veganos uma grande oportunidade de se destacar no mercado e sobreviver e crescer nesse setor.

Isso surgiu também da necessidade do consumidor que possui uma filosofia diferenciada de vida junto com esse empreendedor que geralmente partilha do mesmo estilo de vida: o veganismo. 

Esse mercado tem crescido e cada vez mais tem surgido opções de produtos e serviços que pensem na sustentabilidade e protejam o meio ambiente 

O que é o veganismo?

O veganismo ultrapasso as barreiras do não consumo de alimentos de origem animal e seus derivados. O veganismo é um estilo de vida, uma filosofia, e seus adeptos não consomem quaisquer serviços ou produtos que realizem a exploração e utilização de animais. Como exemplo é possível citar a não utilização de cosméticos que possuam mel de abelha em sua composição ou ainda não realizam visitas a zoológicos. Assim como não utilizam cosméticos que não possuem esses elementos, mas realizam testes em animais. Ou seja, podemos dizer que a cultura vegan tem como objetivo lutar pela liberdade dos animais e impedir que eles sofram qualquer violência ou sejam submetidos a qualquer crueldade.

A indústria de cosméticos tem entendido essa lacuna no mercado e tem buscado preenchê-la.

O que são os Cosméticos veganos? 

São todos os  cosméticos que não apresentam em sua fórmula qualquer componente de origem animal, ou seus derivados, além de não terem sido formulados com testes em animais.

Além disso, a empresa que realmente leva a cultura vegan a sério, produzirá um produto que seja sustentável e contribua pra conservação e preservação do nosso meio ambiente. Ou seja, um produto vegano costuma utilizar componentes e embalagens biodegradáveis.

Esse mercado tem estado em expansão de alinhando com a procura da sociedade que tem buscado por construir uma sociedade mais justa e sustentável. Portanto, o consumo desses cosméticos veganos e sustentáveis veio para ficar.

Como empreender na área de cosméticos veganos?

Esse tipo de empreendimento precisa de dedicação e conhecimento. Para fabricar cosméticos são necessários conhecimentos técnicos sobre produção de produtos e passar por uma certa burocracia.

É preciso realizar cursos e especializar nesse área. E entender de composição e de processos químicos.

Por isso, é importante participar de palestras e workshop na área de cosmetologia. Assim como consultorias e cursos para elevar seu conhecimento e a qualidade do negócio. Veja algumas dicas importantes 

  1. Estabeleça os produtos que deseja produzir

Nesse momento é importante saber quais os produtos o empreendedor deseja fabricar, se produtos de higiene pessoal, como sabonetes, pastas de dentes, xampus ou se aprofundar mais na área cosmética, com produtos de maquiagem, cremes e outros.

  1. Escolha os insumos

É preciso estabelecer quais as matérias-primas serão utilizadas na produção desses cosméticos. Por isso, é necessário entender sobre química  e estabelecer os componentes. Além de buscar estudar sobre esses temas, é importante buscar uma consultoria.

  1. Formulação e testes

Depois de escolher os insumos, é fundamental desenvolver as fórmulas dos produtos. É importante conhecer o uso de cada cosmético. 

Essas fórmulas devem ser validadas por meio de testes. Esses testes servidão para analisar os aspectos sensoriais e técnicos do produto, ou seja, cheiro, cor, textura, se o produto atende o propósito, entre outros elementos.

Se os testes não forem positivos, a fórmula deve passar por adaptações e novos testes devem ser feitos.

  1. Produto final e regularização

Depois dessas etapa e se chegar ao produto final é necessário fazer o registro do produto conforme a legislação  

O que é necessário para trabalhar no mercado de cosméticos veganos?

Ainda há aqueles que desejam trabalhar na área mas não desejam empreender desejam apenas contribuir em alguma empresa que realize essa fabricação. Nesse caso também é indicado fazer cursinhos online e entender como funciona o universo dos cosméticos veganos. Certamente isso fará toda a diferença na hora da contratação. E na hora de buscar sua vaga no mercado não deixe de procurar uma empresa que realmente esteja envolvida na filosofia vegan e tenha como missão construir um mundo mais sustentável.

Como é possível perceber,  a produção de cosméticos veganos não é tão complexa assim, porém é necessário ter conhecimentos básicos. Esses conhecimentos englobam o entendimento sobre as  matérias-primas, a escolha de fornecedores, a escolha de embalagens sustentáveis e o mais importante, o conhecimento dos processos químicos e o entendimento sobre a fabricação dos cosméticos. Além disso, o empreendedor deve entender sobre os aspectos burocráticos que envolvem essa produção.

Portanto, para aqueles que sejam iniciar nessa carreira,  seja como empreender ou como colaborador, o ideal é investir cursos online sobre cosméticos veganos e naturais. Geralmente esses cursos são ministrados por profissionais formados em engenharia química. Eles faraó toda a diferença em sua carreira. 

Venha conhecer os curso de cosméticos veganos da Hamadryas. Cursos 100% presenciais. Acesse:
https://www.hamadryas.com.br/

You must login to add a comment.

Posts relacionados