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Controle de vendas canceladas: como fazer e reduzir os cancelamentos?

Controle de vendas canceladas: como fazer e reduzir os cancelamentos?

Se você ainda não sabe, há diversas consequências para quem não faz o controle de vendas canceladas de sua marca. Isso porque podem ter prejuízos com aumento do risco de fraudes, cobranças indevidas de taxas de cartão, realização de vendas que não foram realizadas e problemas no preenchimento do Imposto de Renda.

 

Isso sem falar no erro no fluxo de caixa e na falta de uma projeção de receitas para cobrir as despesas e, claro, dar lucro ao negócio.

 

Porém, trazemos aqui uma boa notícia: há como fazer uma visualização de cancelamento de vendas e realizar um controle eficiente para não prejudicar a empresa.

Como? Leia até o final e descubra! 

 

O que é controle de vendas canceladas e seus benefícios?

O controle de vendas canceladas é o monitoramento regular da quantidade de clientes que desistem de uma compra. Ele é o acompanhamento da taxa de churn (cancelamento) e da perda de receita durante determinado período.

 

Ter o controle sobre os cancelamentos (e os seus motivos) fornece diversos insights ao varejista:

  • gargalos em processos operacionais;
  • qualidade de produtos e/ou atendimento;
  • nível de satisfação do cliente;
  • pontos fortes da concorrência;
  • problemas com pagamentos;
  • má qualidade da equipe com demora na entrega, erros no envio e até mesmo avarias em mercadorias;
  • diferença entre a foto divulgada e o produto recebido.

 

O controle de vendas canceladas é fundamental para ter uma gestão financeira de alta performance e conquistar a fidelização de clientes a longo prazo.

Saber onde errou é a chave para realizar melhorias e potencializar as vantagens competitivas da loja.

 

Como fazer a visualização de cancelamento de vendas?

De modo geral, existem duas formas de visualizar o cancelamento de vendas: manualmente ou com sistemas de gestão que realizam essas conferências financeiras automaticamente.

A forma manual é quando o responsável precisa acessar todas as entradas e conferir periodicamente qual compra realmente se concretizou ou não. Já os sistemas de gestão financeira são excelentes para evitar esse tempo todo de trabalho, reduzindo erros.

Esses softwares permitem o controle de vendas diário, de maneira simples e rápida. Em um só local, o varejista acessa todas as operações realizadas e quais foram canceladas. 

Geralmente, o gestor estipula uma meta para a taxa de churn, afinal, muitas pessoas compram por impulso ou até mesmo errado e decidem cancelar a compra depois. Só que, caso esse índice esteja maior do que o esperado, é preciso rever os processos internos e as estratégias comerciais usadas.

 

Como um sistema de gestão ajuda o controle de vendas canceladas?

Com uma boa ferramenta de gestão financeira, o varejista pode:

  • fazer conciliação de cartão diariamente, de forma automatizada, conferindo repasses, estornos, devoluções etc. E tudo isso seguindo as particularidades de cada banco;
  • acompanhar seu fluxo de caixa, que é alterado automaticamente após as desistências;
  • analisar relatórios financeiros completos;
  • identificar divergências.

 

Porém, além de monitorar de perto as vendas canceladas e outros indicadores relacionados, como taxa de churn, é necessário identificar os motivos que levam os clientes a desistir das compras.

Depois, é colocar a mão na massa e realizar planejamentos e reestruturações internas para melhorar a qualidade do atendimento e dos produtos oferecidos.

 

5 dicas para evitar o cancelamento de vendas

Com o crescimento do e-commerce, é comum as empresas terem vendas canceladas mensalmente. Porém, esse número deve ser reduzido ao máximo para evitar perda de receita e clientes satisfeitos.

Até porque, convenhamos que ter uma venda cancelada significa uma dor de cabeça a mais na rotina. Afinal, é preciso interromper processos, sinalizar o estoque, a transportadora, o time financeiro etc.

Para que você evite ter essas preocupações, além de usar um sistema de gestão financeira online e completo, é fundamental ter estratégias que reduzam desistências.

 

Confira abaixo dicas para evitar o cancelamento de vendas e elevar sua receita!

  1. Ofereça boas e variadas formas de pagamento

    Entenda quais são as formas de pagamento mais usadas pelo seu público-alvo e facilite a vida do seu potencial cliente. E não deixe de acompanhar pesquisas de mercado e identificar tendências.

    O estudo Panorama dos meios de pagamento no varejo brasileiro, feito pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) e pelo Instituto Qualibest, apontou que, em lojas físicas, o cartão ainda é o meio mais usado.

    Sendo que o cartão de crédito parcelado é o mais escolhido para comprar bens duráveis, enquanto itens de consumo imediato costumam ser adquiridos com cartão de crédito à vista ou de débito.

    Só que os
    novos meios de pagamento digitais têm sido cada vez mais adotados, tanto no varejo físico quanto online, como Pix, aplicativos e carteiras digitais. Das empresas entrevistadas, 57% realizaram mudanças nos meios oferecidos aos clientes, como efeito da pandemia Covid-19.

    Se você tiver e-commerce, também é importante investir em uma boa usabilidade da plataforma e sua segurança para conquistar de vez os consumidores.

     

  2. Use fotos realistas de produtos

    Outro motivo de vendas canceladas por ser a diferença entre a foto do produto no site ou dentro das lojas e na hora da entrega. Logo, é fundamental investir em boas imagens e, claro, que condizem com a realidade.

    Quantas vezes você já foi fisgado por um restaurante ao se deparar com fotos suculentas de comidas? Ou então comprou uma roupa, pois as imagens usadas dentro da loja ou até mesmo na vitrine mostraram que ela combinava com seu estilo? Sim, uma foto diz mais do que mil palavras.

    No caso do e-commerce, outra dica é caprichar na descrição dos produtos e dar o máximo de detalhes possíveis a fim de ganhar a confiança do cliente, elevar a taxa de conversão e evitar possíveis cancelamentos e devoluções.

     

  3. Invista no pós-venda

    Mesmo com a grande rotatividade de clientes em lojas físicas, é possível – e fundamental – coletar dados dos consumidores e oferecer não só uma experiência de compra agradável, mas também um pós-venda de alto nível.

    Cada vendedor, por exemplo, pode ficar responsável por contactar seus clientes após determinado tempo após a compra, pedindo feedback sobre o item, perguntando sobre suas percepções com a marca ou ainda divulgando novidades e investindo em compras cruzadas (cross-selling).

     

  4. Cuide muito bem do seu estoque

    Pode parecer irrelevante a relação do estoque com a quantidade de vendas canceladas. Porém, caso a mercadoria não seja bem-guardada, é possível que o cliente tenha problemas durante seu uso.

    Tenha uma boa gestão do estoque e cuide bem de todos os produtos para que cheguem intactos ao consumidor final.

     

  5. Tenha um bom sistema de controle de vendas

    Não adianta fugir: a chave de um controle de vendas canceladas é utilizar um bom sistema de gestão financeira.

    Um completo, oferece recursos automatizados como:

    • conciliação de cartões;
    • fluxo de caixa;
    • contas a pagar e a receber;
    • conciliação bancária;
    • planejamento de orçamento;
    • integração com todos os pontos de venda;
    • entre outros.

     

    Na hora de escolher o seu sistema de gestão para organizar, controlar e analisar o desempenho de suas vendas e suas despesas, procure por um simples, eficiente e renomado no mercado. 

     

    Este artigo foi escrito pela F360, plataforma de gestão de financeira para lojas e franquias que torna o gerenciamento desses negócios muito mais eficiente, seguro, fácil e dinâmico.

 

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