O Brasil se tornou o segundo maior mercado de produtos pet, com faturamento de R$ 35,4 bilhões no terceiro trimestre de 2019, ou 0,36% do PIB nacional, e esse segmento continua crescendo.
Em meados de março, as ruas da cidade de São Paulo foram esvaziadas à medida que medidas foram tomadas para evitar a propagação do coronavírus. Mas é possível ver alguns estacionamentos lotados. Eles vêm de grandes atacadistas e redes especializadas em produtos para animais de estimação. A preocupação com a proporção igual de humanos e animais para armazenar alimentos – mesmo sem orientação oficial sobre essa atitude – revela por que o segmento tem crescido de forma tão sustentável. De acordo com levantamento da Euromonitor International, o Brasil se tornou o segundo maior mercado de produtos para animais de estimação com uma participação global de 6,4%, superando o Reino Unido (6,1%) pela primeira vez. Perde apenas para os EUA, com uma participação de mercado surpreendente de 50%.
A crise acabou – ou ignorada por quem ama seus animais de estimação, o que explica o volume extraordinário do setor nos últimos anos. No terceiro trimestre de 2019, o setor, que inclui industrial e varejo, teve receita total de R$ 35,4 bilhões. De acordo com o Instituto Brasileiro de Animais de Estimação, a alta foi de 3% em relação ao ano anterior, chegando a 34,4 bilhões de reais. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), isso se traduziu em uma participação de 0,36% do Produto Interno Bruto (PIB), superior aos setores de utilidades domésticas e automação industrial.
Para ter uma ideia de como esse mercado está se desenvolvendo no país, a Forbes entrevistou um pioneiro. Ricardo Nassar, 48 anos, o caçula de pais libaneses e sócio-gerente da Cobasi, nasceu em uma família de empresários. Ele percebeu a demanda por produtos para animais de estimação na década de 1990 e aos poucos os incorporou ao negócio de insumos agrícolas de Nassar. Em 2013, inaugurou a primeira unidade na capital paulista exclusivamente voltada ao segmento pet.
Veja a seguir alguns dos principais produtos para pet vendidos em e-commerces especializados neste produtos:
1 – Neo sulmetina
Indicado para o tratamento de diarréia ou enterite de origem bacteriana. A Neo Sulmetina Atua sobre infecções gastro-intestinais, causadas por bactérias ou protozoários, abrangidos pelo espectro de ação da sulfaquinoxalina e neomicina.
2 – Terrários para répteis
Existe uma grrande variedade de terrários para répteis no mercado, é possivel encontrar produtos com segurança e muita qualidade. Os terrarios são indicado sprincipalmente para Leopard gecko, Jabutis, Dragão barbudo e outros répteis.
3 – Perila branca
O uso principal da semente de perila branca é nas misturas para curiós, bicudos, azulões, canários da terra e principalmente pintassilgos além de outros pássaros silvestres como o Trinca Ferro e Exóticos como o Canário do Reino e Diamante.
4 – Sellecta birds
Sellecta Bird Frugívoros é um alimento extrusado, completo e balanceado, indicado para pássaros frugívoros, tais como: trinca-ferro, sabiá, pássaro-preto, frade e outros pássaros adultos e de mesmos hábitos alimentares, em período de manutenção.
5 – Megazoo porquinho da índia
A base da alimentação de porquinho da Índia é feno de capim (deve estar disponível ilimitadamente), além dele também precisamos alimentar com ração. A Megazoo é a mais recomendada para o porquinho da Índia.
A Ração Megazoo Porquinho da Índia Adulto os porquinhos da índia são roedores herbívoros, com características bem diferentes dos hamster, gerbils e camundongos. Entre as principais pode-se citar a necessidade de ingerir vitamina C, uma maior quantidade de energia e proteína nas dietas, um correto balanceamento de fibras e restrições nos níveis de cálcio a ser ingerido. A Megazoo preocupou-se em atender a todas as necessidades específicas desse grupo, produzindo assim um produto diferenciado para essa espécie.
6 – Torneio coleiro
Alimento Completo e Balanceado para Coleiro e Bigodinho. O torneio coleiro é muito utilizado e comercializados pelos pet stores especializados.
Fontes:
https://forbes.com.br/principal/2020/08/brasil-torna-se-o-segundo-maior-mercado-de-produtos-pet/