Se você é empreendedor no ramo da construção civil, sabe que as premissas de operação giram em torno da qualidade do trabalho e da entrega no prazo. Uma das tecnologias técnicas que podem proporcionar agilidade e ainda contribuir com o meio ambiente é a arquitetura modular.
Vamos conhecer mais sobre esse tema? O Sebrae preparou um artigo com as principais informações sobre essa técnica de construção que promete revolucionar o setor da construção civil.
O que é arquitetura modular?
A arquitetura modular é um modelo de construção em que a obra é estruturada ou transportada em “módulos”. Em uma construção residencial, por exemplo, os ambientes são construídos separadamente e depois reunidos no mesmo terreno.
A obra modular utiliza módulos pré-construídos que vão compor a obra toda. Esse estilo de construção teve origem na Europa e depois passou a ser utilizado em países como Estados Unidos, Japão e Austrália. De acordo com pesquisadores do ramo da construção civil, a tendência no Brasil começou de forma tímida por volta da década de 1980.
Módulos
Um fato curioso sobre a construção modular é que o módulo deve ser criado de acordo com o limite do meio de transporte a ser utilizado. Por isso, é preciso que haja um planejamento antes do seu levantamento efetivo.
No projeto, devem constar o tamanho, a dimensão e o peso dos módulos para facilitar a etapa da mobilidade – fundamental para a concretização da obra.
Vantagens da arquitetura modular
Quando a construção dos módulos é feita de forma padronizada em fábricas ou galpões, o tempo de construção é menor devido à linha de produção, o que configura uma das primeiras vantagens desse tipo de construção. Outro ponto positivo é o fato de a construção ser realizada em áreas específicas, reduzindo a incidência de resíduos (entulhos) e o desperdício de materiais.
Por esses motivos, a linha de montagem é um dos destaques do setor. Além disso, técnicas de tecnologia 3D podem ser utilizadas para a impressão de módulos, colaborando muito com o avanço da construção. A robotização de determinados processos e os softwares de gestão em obras também beneficiam esse processo.
Por esses motivos e pelo fato de os módulos serem “encaixados” assim que entregues, a obra é muito mais ágil para os técnicos de construção civil e os pedreiros do canteiro de obras.
Construção modular no Brasil
Por sua agilidade, esse tipo de arquitetura é muito sugestivo para construções emergenciais. No período da pandemia, por exemplo, a China conseguiu levantar um hospital em apenas dez dias com o uso dessa técnica.
A arquitetura modular viabiliza a construção rápida dos chamados hospitais de campanha – unidades de saúde temporárias que prestam assistência à população. No Brasil, a tecnologia pode ser aproveitada também para a construção de módulos habitacionais.
No Brasil, algumas obras do programa Habitação de Interesse Social (HIS) são exemplos de arquitetura modular, promovendo acesso à moradia para centenas de famílias de baixa renda.
Quer saber mais sobre esse e outros tipos de construção? Acesse o Portal do Sebrae!