Durante o V Fórum Banco Central sobre Inclusão Financeira, realizado em Fortaleza (CE), entre os dias 4 e 6 de novembro, o Banco Central do Brasil (BCB) lançou o Programa Cidadania Financeira – Educação, proteção e inclusão financeira da população brasileira.
A iniciativa integra o Programa de Educação Financeira da instituição e parte do pressuposto de que cidadania financeira é um conceito relativo aos direitos e deveres do cidadão quando o assunto é sua vida financeira.
Para o BCB, educação, proteção e inclusão financeira contribuem tanto para a cidadania financeira como para a eficiência do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e para a manutenção da estabilidade econômica do País.
Proteção e melhoria do relacionamento
Pensando nisso, o BCB criou o Cidadania Financeira, programa voltado para a promoção da educação financeira e o acesso a informações sobre SFN, e que visa garantir proteção aos consumidores de serviços financeiros e melhorar a qualidade do relacionamento do cidadão com as instituições do SFN.
O programa está alinhado à Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef) e ao Plano de Ação para Fortalecimento do Ambiente Institucional, no âmbito da Parceria Nacional para Inclusão Financeira.
A iniciativa atua em três frentes:
1) Gestão de finanças pessoais – Foco no hábito de poupança e na responsabilidade no uso do crédito.
2) Relacionamento do cidadão com o SFN – Informação, formação e orientação sobre serviços e produtos financeiros, sobre os canais de atendimento e de resolução de conflitos com o SFN e sobre o papel e as funções do SFN e do BCB.
3) Relacionamento das instituições financeiras com o cidadão – Indução de boas práticas de educação na oferta de serviços financeiros.
Para conhecer a agenda do Programa, acesse o folder institucional da iniciativa.