Não existe um molde para abrir uma empresa, mas existem algumas diretrizes que podem ajudar.
É um processo que envolve várias etapas. Saiba como abrir uma empresa e conheça os procedimentos necessários.
Confira abaixo os principais passos para abrir uma empresa.
Pesquisa de mercado
Pesquisar o mercado é uma parte importante de abrir uma empresa. Antes de começar, você precisa ter uma boa compreensão do mercado para o seu produto ou serviço.
Isso significa pesquisar os concorrentes, entender o tamanho do mercado e descobrir se há demanda para o seu produto ou serviço.
Além disso, você precisará definir qual será a sua fatia do mercado. Isso significa saber quantas pessoas estão dispostas a comprar o seu produto ou serviço e quais são as suas preferências.
É importante planejar todos os detalhes da empresa: lucro, perda, funcionários, infraestrutura, mercado e etc, por isso contratar um empresa de pesquisa de mercado pode ser decisivo na estratégia do negócio.
Categoria da empresa
É preciso escolher a categoria da empresa. Há diversas opções, como indústrias, comércio, serviços, agronegócio etc.
A categoria da empresa define o tipo de atividade que a empresa exerce e, consequentemente, quais os impostos que ela deve pagar.
Depois, é necessário verificar as exigências legais para abrir a empresa.
Atividade da empresa
para abrir uma empresa é definir o tipo de atividade que a mesma irá exercer. Essa atividade pode ser comercial, industrial, de prestação de serviços ou outra qualquer.
Após definir o tipo de atividade, é preciso escolher um nome para a empresa e registrá-lo junto à Junta Comercial. Além disso, é necessário obter alvarás e licenças para exercer a atividade escolhida.
É importante verificar se a atividade da empresa está de acordo com as normas estabelecidas pelo município, estado e União.
Estatuto da empresa
Outro passo importante é elaborar o estatuto da empresa. O estatuto é o documento que regula a vida da empresa. Ele define as regras e os procedimentos internos da empresa.
Ele deve ser elaborado com base nas leis vigentes e de acordo com as normas da empresa. O estatuto da empresa deve conter, pelo menos, os seguintes dados:
– Nome e objeto social da empresa;
– Endereço;
– Capital social;
– Direitos e obrigações dos sócios;
– Regimento interno;
– Durabilidade da empresa.
Abertura da empresa
Depois de estar tudo em ordem, é preciso promover a abertura da empresa.
Essa é a etapa de inscrição da empresa no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e no Registro Inicial das Empresas (RIE).
Contratar um contador
Para concluir, é preciso contratar um contador para orientar a abertura e o funcionamento da empresa.
Um contador pode ajudar a organizar e manter registros financeiros, preparar declarações fiscais, como recolhimento de impostos e fornecer conselhos sobre como administrar o orçamento da sua empresa.
Além disso, um contador pode ser útil para identificar áreas onde a sua empresa pode economizar dinheiro.
Vale lembrar que o Sebrae oferece um consultoria gratuita para ajudar a traças as melhores estratégias e aumentar as chances de ter sucesso no seu empreendimento.
Oferece uma variedade de soluções empresariais, desde a consultoria para abertura de empresas até o acompanhamento para melhorias nos processos. A instituição também disponibiliza um amplo acervo de materiais educativos, como artigos, vídeos e podcasts, por isso vale a pena conferir!