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Conheça as principais redes sociais do Brasil

A cada momento surge uma nova rede social, o intuito é derrubar as que já estão consolidadas e atingir um sucesso considerável. Mas será que vale a pena investir nesses lançamentos ?

Antes de responder essa dúvida, é necessário conhecer bem as que já possuem seu público consolidado e sucesso, e entender quais as necessidades dos seguidores presente e como usar a marca para resolver isso.

Pensando nisso, é possível nomear pelo menos três planos de redes sociais que possuem essas características. Por isso, separamos as redes sociais mais populares no Brasil e as principais particularidades delas.

  • Facebook

Essa rede social é gigante em qualquer lugar. Tanto é que 90% dos internautas no Brasil utilizam o Facebook, e esse número consiste em 120 milhões de pessoas.

É um lugar para todos os públicos e é difícil pensar em uma marca sem seguidores no Facebook. Por isso, se a sua empresa ainda não tem uma fanpage no Facebook, está cometendo um erro, porque definitivamente tem audiência por lá.

A rede social pode contribuir com a divulgação do negócio, construção da imagem da marca, publicação de lançamentos, ofertas e promoções. Além disso, interações com o público, utilizar o meio como atendimento ao consumidor, gerar tráfego pago para o site e criar uma loja virtual no próprio Facebook.

Ainda é possível criar eventos, fazer transmissões ao vivo e criar anúncios diretamente para o público do segmento. 

É uma plataforma de gerenciamento de redes sociais bem completa e com diversas possibilidades para o marketing, mas para aproveitar isso, é fundamental que a marca crie uma página empresarial. Além disso, as funcionalidades estão sempre se atualizando para melhorar ainda mais a experiência na plataforma.

Para atingir o engajamento necessário, a marca deve criar estratégias eficientes para aumentar o alcance da página no Facebook. 

Por fim, o Facebook disponibiliza dados para as marcas com informações sobre o público e o desempenho dos posts na rede social, as métricas são para saber se as estratégias estão funcionando.

O Instagram é uma rede social tão popular no Brasil que 79% dos usuários da internet o utilizam. Em números, são mais de 77 milhões de brasileiros e com espaço para muito mais.

Mas isso é o resultado de constantes atualizações na plataforma. O que era apenas um lugar para postar fotos, e mais tarde vídeos, com filtros e hashtags, se tornou um grande meio de comunicação e propagação de conteúdo. 

Atualmente, o Instagram possui diversos recursos para o público, e até apoio a propagação de negócios e vendas diretamente da rede social. Entre as principais funções, estão: os conteúdos em diferentes formatos, auxílio de enquetes e perguntas, mensagens diretas, loja virtual e criação de anúncios.

Ainda tem as lives e as métricas para criar estratégias de venda e promoção e potencializar os resultados da sua página.

As possibilidades são infinitas, e para ter acesso a isso, é necessário ter o perfil comercial, para acessar as métricas, os botões interativos, criação de anúncios e conhecer o público.

O ponto principal do Instagram é a chance de mostrar o que realmente acontece na marca, como os bastidores, e o uso do visual atraente nos conteúdos publicados para cativar o seguidor. Procure sempre por conteúdos originais e autênticos.

  • WhatsApp

Quem não usa esse app de mensagens, provavelmente está no tempo das cavernas. O WhatsApp é uma das maiores redes sociais do país, são mais de 88% de brasileiros usando.

É o principal meio de comunicação, trazendo para perto os amigos, familiares, conhecidos e até os clientes. É uma maneira prática de estar em contato com o seu público.

É uma espaço para criar o relacionamento direto com eles, além disso, fazer o atendimento, criar grupos exclusivos de clientes, lista de transmissão para divulgar lançamentos, programar mensagens automáticas, montar um catálogo de produtos e fazer pagamento direto pelo app, uma função novinha em folha.

Essas funcionalidades estão disponíveis para o WhatsApp Business, uma versão comercial do app de mensagens que facilita a comunicação com os clientes. 

Além disso, assim como o Facebook e Instagram, o WhatsApp está sempre em busca de novidades para os usuários, então, mantenha-se atualizado. 

  • Youtube

A maior plataforma de vídeos no mundo, e a mais popular de todas no Brasil, tendo a audiência de 96% dos brasileiros usuários da internet entre 16 e 64 anos. Isso acontece porque o Youtube abriga diversos assuntos e conteúdos, é para todos os gostos.

As marcas tem altas chances de sucesso por lá, podendo publicar entrevistas e palestras, criar uma série sobre determinados assuntos, vídeos institucionais, vídeos engraçados e espontâneos, conteúdos educativos sobre a área de atuação, demonstração e tutoriais.

Investir nessa plataforma é trabalhoso, mas se for de qualidade, o canal possui altas chances de crescer e obter altos números de visualizações. E sua marca não será a única, todas as grandes empresas estão mirando na criação de canais para impulsionar as vendas.

  • LinkedIn

Uma rede social completamente focada no meio profissional e no networking, no qual o diferencial é a facilitação da comunicação entre os empregadores e os candidatos em busca de emprego.

No LinkedIn é possível encontrar vagas de emprego focadas no seu perfil, aumentar a sua rede de contatos e muito mais. 

E se deseja criar conteúdo para a plataforma, necessita ser relevante e enriquecedor, possuir um diferencial para se conectar com os seguidores que mais combinam com o seu perfil, além de gerar autoridade e visibilidade para sua marca.

No LinkedIn empresas, é ideal falar sobre sua marca, valores e cultura organizacional, ter um conteúdo educativo, relacionar-se com clientes, gerar leads, encontrar colaboradores e fazer parcerias.

Também é possível utilizar a plataforma para interagir com os usuários que também querem entrar nesse segmento de atuação, oferecendo ferramentas como: a criação de company pages e showcase pages, anúncios segmentados e o LinkedIn Sales Navigator.

  • Twitter

O Twitter pode parecer mais parado e sem muita atividade, principalmente quando comparamos com as outras acima. Mas ele ainda é uma das maiores redes sociais do Brasil, são mais de 12 milhões de usuários no país.

É uma rede social com um público ativo e fiel, bem participativo nos comentários e compartilhamentos dos tweets. É um lugar para acompanhar as notícias do mundo e comentar a vida pessoal, logo, tem espaço para tudo.

Mesmo que o tweet só possa ter 280 caracteres, e isso é marca registrada do Twitter, dá pra fazer milagre com bem pouco, dependendo da sua estratégia de marketing para a rede social. 

Diferente do Instagram, não é necessário postar frequentemente, e sim, estar atento aos Trending Topics, os assuntos mais comentados do Twitter. Ao participar dessas conversas em tempo real, gera engajamento e comunicação com o público.

No Twitter, os assuntos acontecem muito rápido e as pautas caem no decorrer do dia. Ou seja, o que é assunto de manhã é irrelevante à noite. Por isso, é preciso surfar na onda durante o auge, para obter o maior alcance.

A rede social também é o local para se tornar o canal direto para os consumidores, sendo até um SAC, pronto para tirar dúvidas. 

Para ter o devido sucesso, publique conteúdos originais, direcione o tráfego para o site, esteja sempre ligado nos trends e interaja.

Por fim, seja rápido. O Twitter prevalece na rapidez que os assuntos acontecem, dessa forma, o sucesso vai vir bem mais fácil. 

  • Pinterest

Nessa rede social, a imagem é o elemento mais importante e o segredo é investir na qualidade delas. No Pinterest, o apelo visual é ainda maior que no Instagram.

Além disso, essa rede social tem um foco ainda maior no público feminino, pois cerca de 80% dos usuários são mulheres. E o objetivo de quem usa é buscar referências de imagem no Pinterest.

O Pinterest é altamente usado para ter inspirações, ideias, lista de produtos, planos, organização de festas, decoração, entre outros. E por isso, a plataforma está dando os primeiros passos com as ferramentas de shopping.

É possível encontrar pins de produtos, shop the look e Pinterest Lens, ferramentas que tem o intuito de estimular as compras na rede social.

Com isso, as marcas podem investir em pins e painéis com os seus produtos, e ainda criar imagens representando o estilo de vida para inspirar seu público. Além disso, é possível colocar links para gerar tráfego para o seu blog ou site.

  • TikTok

A maior tendência de 2020, e ainda muito popular em 2021, o TikTok foi o app mais baixado no último ano e se tornou o maior passatempo dos usuários nos últimos meses.

É uma rede social que incentiva a criação de conteúdos rápidos com diversos filtros e possibilidades, que são infinitas, com dublagens, dancinhas, duetos, memes, entre outros. A criatividade levará ao ganho de seguidores, abrindo as chances até de monetização.

Mas para isso acontecer, a marca necessita de um conteúdo inovador, e que seja engraçado, que eduque, informe, expresse opinião e autêntico, fator mais importante nesse meio de comunicação. 

É dessa forma que anônimos se tornam famosos, porque o TikTok é um espaço para pessoas de vida comum viralizarem fazendo vídeos autênticos. 

O maior diferencial do TikTok é a forma que eles apresentam o conteúdo aos usuários, não é de forma cronológica. Os posts de maior relevância para o algoritmo é o que ganha destaque, não importa a data que foi publicado. 

As marcas e o marketing ainda estão dando os primeiros passos na plataforma, e é fundamental entender a linguagem dos vídeos do TikTok, para que assim, crie conteúdo relevante.

Mas assim como as outras redes sociais, também é possível fazer lives, desafios, parcerias e até publicidade. Ou seja, é o futuro. 

A gestão de redes sociais são o futuro das marcas e do marketing digital e campanha digitais, e se a sua empresa não está presente em alguma delas, deve reconsiderar a sua posição na Internet. 

 

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