Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Concorrência entre destinos de turismo de lazer no Brasil

Concorrência entre destinos de turismo de lazer no Brasil

O Boletim de Tendência sobre concorrência entre destinos de turismo de lazer no Brasil apresenta as estratégias que podem ser adotadas pelas MPE (Micro e pequenas Empresas) que desejam participar da consolidação do estado fluminense no turismo. O objetivo é o fortalecimento do setor de turismo e o destaque perante às cidades concorrentes.

Apesar de o Rio de Janeiro apresenta uma posição de destaque entre os destinos nacionais, e de o potencial turístico, o marketing do Governo do Estado e as estratégias empresariais serem os pilares dos diferenciais que mantém o estado como um dos mais procurados pelos turistas nacionais e estrangeiros, a concorrência com outras cidades no setor de turismo é direta.

Principais cidades concorrentes:

FLORIANÓPOLIS: Entre os diferenciais que tornam a cidade o 2º destino mais procurado por estrangeiros estão:

  • As melhorias de acesso realizadas no município. Em 2013, Florianópolis recebeu o prêmio do Ministério do Turismo (MTur) na categoria “acesso”, por ter atingido a maior evolução de acesso aos visitantes do local;
  • O aeroporto localizado dentro da cidade, com oferta de voos ligados diretamente a outros importantes aeroportos do País.

FOZ DO IGUAÇU: Com um belíssimo atrativo natural – as Cataratas do Iguaçu, consagradas em 2012 como uma das Sete Maravilhas da Natureza – , a cidade aparece na 3ª colocação no ranking dos destinos mais procurados pelos estrangeiros no Brasil

SÃO PAULO: Diferente dos outros destinos apresentados, o diferencial da cidade de São Paulo para lazer não é definido pelas belezas naturais, mas sim, pelo entretenimento (57,5%):

Estratégias baseadas na Concorrência – Melhores práticas

A partir de informações das cidades que são destinos concorrentes, é possível traçar estratégias para atrair e manter os turistas nos municípios do estado fluminense.

  • A maior procura é por entretenimento
  1. Em Florianópolis, além das belezas naturais, foram as ações relacionadas à acessibilidade que fizeram a diferença para os turistas. Para que as MPE fluminenses consigam apresentar diferenciais, são necessárias a união e a busca de apoio junto à Secretaria de Turismo estadual ou municipal, ou junto à entidade privada responsável pelo destino.
  2. Analisando São Paulo, as opções de entretenimento podem ser exploradas pelos receptivos fluminenses firmando parcerias com teatros e outros centros de cultura, para oferecer passeios aos parques e monumentos e explorar a diversidade cultural das cidades do Rio de Janeiro.
  3. O Rio de Janeiro possui um histórico positivo na realização dos megaeventos, como a Jornada Mundial da Juventude, a Copa das Confederações da FIFA 2013, a Copa do Mundo da FIFA 2014 e os tradicionais eventos anuais de Carnaval e Réveillon. E espera-se alcançar ainda mais visibilidade, em decorrência dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

A contribuição dos Megaeventos para o Estado:

  • Impulso da atividade econômica, com o desenvolvimento dos setores para atender a demanda;
  • Intensificação da implementação de ações políticas de melhora da acessibilidade;
  • Melhoria dos meios de transporte e infraestrutura locais;
  • Projeção da imagem do estado, por meio da divulgação dos acontecimentos em diversos meios de comunicação.

Dessa forma, pode-se concluir que todos esses resultados e estratégias melhoram a competitividade do estado, aumentam a visibilidade pelos turistas e o interesse em conhecer os destinos.

Assim, o pequeno empreendedor do ramo de turismo deve ter em mente que oferecer aos consumidores oportunidades de entretenimento e conforto é o diferencial necessário para destacar sua empresa e ser privilegiado na concorrência de destinos turísticos. Esses, são fatores essenciais para a satisfação dos clientes, o que garante o sucesso do MPE e retorno de seus turistas.

Para saber mais, leia a matéria completa no Boletim de Tendências de Turismo e acompanhe outras como essa no Sebrae Mercados.

Aqui você irá encontrar sugestões dos nossos especialistas para inovar e impulsionar seu negócio, além de ficar por dentro das novidades do mercado de Turismo.

You must login to add a comment.

Posts relacionados