O Instagram é uma das plataformas de mídia social mais populares, com mais de um bilhão de usuários ativos. Com uma base de usuários tão grande, não é de admirar que as empresas estejam tentando divulgar seu nome nessa plataforma.
Uma maneira de fazer isso é usando técnicas de SEO, que podem ajudar sua empresa a ter uma classificação mais alta nos resultados dos mecanismos de pesquisa para determinadas palavras-chave ou frases relacionadas ao seu produto ou serviço.
Ao otimizar suas postagens e imagens para essas palavras-chave, você pode aumentar o fluxo de tráfego e as conversões de seguidores do Instagram interessados no que você tem a oferecer.
Se você quer utilizar o Instagram para atrair seus clientes, mas ainda não sabe como pode utilizar as técnicas de SEO para se destacar, confira agora nossas dicas.
O que é SEO e como funciona?
SEO é a abreviação de otimização de mecanismos de pesquisa e é o processo de melhorar a visibilidade e a classificação de um site ou página da web nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPs).
Basicamente, SEO é o esforço para tornar um site o mais visível possível para os mecanismos de pesquisa.
Ao otimizar um site, você pode melhorar seu posicionamento nos resultados dos mecanismos de pesquisa, atraindo mais visitantes que posteriormente podem se converter em clientes.
Existem muitas técnicas diferentes que podem ser usadas para conseguir isso, mas as mais comuns são o Google AdWords e o SEO orgânico.
Técnicas de SEO no Instagram
Utilizar as técnicas de SEO pode parecer confuso de início, mas nada como boas dicas, ou mesmo uma ótima agência de SEO para auxiliar nesse processo de captação de clientes, visualizações e engajamento. Confira abaixo o que preparamos:
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Utilizar palavras-chave em suas postagens
Ao escrever postagens para mídias sociais, é importante encontrar um equilíbrio entre conteúdo e apelo. As pessoas muitas vezes esquecem que posts com muitas palavras-chave não atingirão a marca com um grande número de pessoas.
É essencial criar postagens interessantes e envolventes para todos os usuários, independentemente de seus interesses. Ao incluir palavras-chave, certifique-se de usá-las de uma maneira que pareça natural e não agressiva.
Por exemplo, se você estiver postando sobre um produto relacionado à sua empresa, inclua termos que as pessoas normalmente colocariam ao pesquisar esse produto.
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Criar uma legenda que capture a atenção dos usuários
Online, os usuários estão acostumados a ver legendas curtas e que chamam a atenção. Ao criar uma legenda para uma postagem, certifique-se de que seja interessante e relevante.
Por exemplo, se sua postagem estiver relacionada a um evento atual, verifique se a legenda está relacionada a esse evento. Certifique-se de que ela atraia os usuários a clicar nele e ler o post inteiro.
Ao escrever postagens para mídias sociais, é importante lembrar que os usuários estão procurando por posts interessantes e relevantes.
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Inserir hashtags
Assim como as palavras-chave, você também pode aproveitar ao máximo as hashtags.
Também é uma tática para aumentar a autoridade da sua página, mostrando não só o Instagram, mas seus potenciais clientes que esse é um tema que você vai abordar lá.
Além disso, precisamos lembrar que as hashtags do Instagram podem ser navegadas. Por exemplo, se você clicar em #maquiagem, aparecerá uma página específica para tudo que usa esse termo no título.
O próprio Google funciona de maneira semelhante. Claro que é mais uma outra forma de pesquisa, mas a linha de raciocínio é a mesma.
O Instagram permite que você coloque até 30 hashtags em suas postagens, mas o bom senso o guiará na escolha de quais realmente funcionam. Coloque-as no final da legenda e será mais fácil para o seu futuro cliente encontrar esse conteúdo.
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Criar parceria com o Pinterest
Muitos não sabem, mas o Pinterest pode ser um grande aliado da tecnologia de SEO do Instagram.
A rede social pode ser uma forma de se inspirar, tem mais de 400 milhões de usuários ativos em todo o mundo e tem a vantagem de inserir facilmente links clicáveis em posts relacionados ao Instagram.
Lá, você pode acompanhar com um link que direciona os usuários para a fonte da postagem, o que é uma ótima maneira de direcionar tráfego orgânico para suas mídias sociais a partir de postagens no Pinterest.
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Deixar o perfil público
Por último, mas não menos importante, deixar o perfil do seu negócio público é uma ótima estratégia para se destacar, já que estamos falando de conquistar seguidores.
Afinal, é muito mais fácil garantir curtidas e engajamento quando todas as postagens estão disponíveis, sem precisar que o usuário faça uma solicitação para seguir.
Quando você cria sua conta do Instagram, ela já está definida como pública, mas não custa garantir que você não pressionou algo acidentalmente no processo e altere essa opção.
É importante que você entenda e incorpore as práticas de SEO do Instagram em toda a sua estratégia de marketing para que seu perfil esteja sempre otimizado nos buscadores e você consiga atrair cada vez mais seguidores e leads!