Saber controlar as compras é uma das dicas. Mas, você realmente sabe como usar o cartão de crédito de maneira consciente? Confira aqui!
O cartão de crédito é uma ótima alternativa de pagamentos em diversos momentos, porém, também pode virar uma dor de cabeça e tanto. Isso acontece principalmente se a pessoa tem um limite maior que sua renda e não realiza um controle adequado de sua vida financeira, podendo acabar se endividando e tendo diversas consequências.
Saber como usar cartão de crédito é a melhor maneira de usufruir de suas vantagens e conseguir comprar o que precisa. Afinal, quem de fato transforma o cartão de crédito em vilão ou herói é exatamente e unicamente você mesmo. Por isso, separamos dicas de como usá-lo de maneira consciente para não comprometer seu orçamento e se endividar. Veja a seguir!
Entenda mais sobre o cartão de crédito
É um meio de pagamento que possui um limite predefinido pela instituição financeira, que viabiliza o consumidor adquirir bens ou serviços de empresas que aceitam o cartão. Pode-se, ainda, parcelar o valor total, conforme o número de parcelas liberado para o indivíduo.
Conforme for utilizando, vai somando os valores programados para o mês seguinte, fechando a fatura em uma data predeterminada, em que já haverá uma data de vencimento para pagar a fatura.
A partir disso, podemos citar como vantagens de utilizar cartão de crédito:
- Maior segurança por não precisar andar com dinheiro em espécie.
- O crédito é imediato ao consumidor.
- É um meio de pagamento ágil, prático e fácil de utilizar em diversos estabelecimentos no país.
- Há diversas bandeiras e instituições que oferecem uma espécie de bônus pelo uso, como Programa de Milhas, entre outros.
Por isso, faz tanto sucesso no Brasil e no mundo. Entretanto, deve ser usado com responsabilidade. Isso porque o uso negligente pode te levar a ter problemas com o mercado. Por exemplo, o atraso do pagamento da fatura pode gerar multas e encargos sobe o valor da fatura.
Caso não efetue o pagamento, pode perder o limite e, pior, ter seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) negativado. Isso vai gerar uma série de prejuízos, já que o mercado de crédito analisa o comportamento do consumidor sempre antes de oferecer uma linha de crédito. Se seu histórico demonstra que é um mau pagador, poderá ter mais dificuldades de conseguir um novo crédito no mercado.
Para você entender melhor, esse artigo fala das consequências de não pagar a fatura do cartão e te orienta a como renegociar uma dívida de cartão de crédito, com cuidados importantes.
Confira como usar cartão de crédito de maneira inteligente
Quando usado com prudência, é possível aproveitar de sua praticidade e vantagens. Abaixo, há as dicas para aprender utilizar o cartão de crédito de maneira consciente e sem comprometer sua vida financeira. Veja:
Realize um planejamento financeiro
O segredo para ter uma vida financeira tranquila e equilibrada é planejar detalhadamente. Para isso, vai precisar adequar as despesas ao seu orçamento, e, nada de gastar mais do que você recebe! Monte em uma planilha com todos os gastos mensais e as fontes de renda da família, assim, saberá qual é o teto de gastos e conseguirá ter uma ideia de como realizar um bom planejamento para conseguir ficar tudo no azul.
Atenção com compras desnecessárias ou por impulso
Com tantas opções de bens e serviços no mercado, fica difícil de controlar o impulso para comprar tudo o que te chama atenção. Porém, isso pode comprometer muito seu orçamento e vida financeira.
Pense muito bem antes de realizar uma compra, se realmente há necessidade de adquirir esse produto, em conjunto com seu planejamento financeiro, inclusive analisando a planilha de gastos da dica anterior. E só compre se realmente não for comprometer o orçamento ou se você tiver o dinheiro para pagar. Afinal, racionalizar é a melhor forma de ter autocontrole.
Cuidado com os parcelamentos
Apesar de parecer a melhor solução para o momento, tenha cuidado, pois isso vai comprometer sua renda e o limite do cartão. Além disso, pode gerar uma bola de neve quando usado de maneira irresponsável e sem planejamento. Então caso possa pagar o valor a vista, pague!
Analise as taxas de juros
Tenha atenção com as taxas de juros, pois, no cartão de crédito as taxas podem ser bem altas, dependendo da instituição financeira. Verifique quais são os valores, e tenha em mente que ao atrasar o pagamento de faturas ou não pagá-las integralmente podem gerar encargos altos que podem formar uma dívida ainda maior.
Evite pagar o mínimo da fatura
Prefira pagar o valor da fatura integralmente para evitar pagar encargos e juros na próxima fatura. Isso porque ao pagar o mínimo, entra o chamado crédito rotativo, o qual são valores muito exorbitantes. E isso não é nada bom financeiramente para você. Por isso, a importância de sempre controlar seus gastos, entender as taxas e pagar tudo em dia.
Agora você já sabe como usar cartão de crédito de maneira vantajosa. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos para eles também aprenderem a utilizar esse meio de pagamento tão prático!