O dropshipping é uma boa ideia para empreender no mundo do comércio online sem precisar de grande investimento
A ideia de lojas virtuais já é algo inovador e cada vez mais empresários querem fazer vendas online. Mas comercializar o produto que está na sua loja é apenas uma parte do que é possível no mundo do e-commerce. Sim, é possível inovar nesse sentido e duas palavras surgem quando se trata desse assunto: marketplace e dropshipping.
Há uma diferença sutil entre os dois, mas a ideia é similar: não é preciso ser o fornecedor do produto para vendê-lo. Neste texto focaremos no dropshipping e como é possível trabalhar com essa ideia, empreender e ser bem-sucedido.
Como Construir um Negócio Vencedor Através do Dropshipping
É importante iniciar explicando o que é o dropshipping. Com essa técnica, um empreendedor pode abrir sua loja sem ter um estoque ou ser o criador do produto. Ele simplesmente é um intermediário, usando sua plataforma, entre a loja original e o cliente.
Quem irá mandar o produto para o cliente é essa outra loja, mas o cliente não terá contato com ela no momento da compra. Toda a transação será feito pela empresa do dropshipping, que ganhará a diferença entre o valor cobrado pela loja original e o que o cliente pagou.
Uma pergunta natural de se fazer é porque que a loja original não vende diretamente o produto. Simples: em um mundo globalizado, é possível comprar produtos da China, por exemplo, com um clique. Mas uma loja chinesa precisa fazer uma grande adaptação para atuar no Brasil diretamente: pesquisa de mercado, custos extras, gastos com pessoal, enfim, a criação de uma operação. Ter alguém que está próximo do público e faz esse meio-campo é positivo.
Só que essa aparente facilidade de só abrir uma plataforma e vender produtos de parceiros não é tão simples assim. Para construir um negócio vencedor através do dropshipping é preciso se diferenciar.
Primeiro de tudo, é necessário conhecer fornecedores da China para dropshipping, ou de outros países que criam produtos. Essa importação dropshipping pode ser desafiadora porque não adianta só vender o peixe, é preciso conhecê-lo. Pontes fortes e fracos, características, faixas de preço, porque seu produto é melhor que o do concorrente.
Um bom dropshipping é aquele que não traz dores de cabeça no processo de compra e vende um produto de boa qualidade. O segundo passo para ter um negócio vencedor usando essa estratégia e conhecer seu público e trazer algo diferente.
Pense em um tema para a sua loja
Explorar nichos é uma qualidade que muitos empreendedores têm. Vender de tudo um pouco pode até trazer mais clientes, mas não cria uma identidade e dá muito trabalho para prospectar fornecedores e fazer uma importação dropshipping.
O interessante é explorar um nicho e assim:
- Poder tornar-se referência naquela área
- Mais fácil de acompanhar tendências, preços de produtos, saber quais são os melhores fornecedores
- Criar uma identidade
Por exemplo, vamos imaginar que seu nicho é aparelhos fitness. Seu público não é tão grande comparado a “roupas masculinas e femininas”, mas sua concorrência será muito menor e criar uma identidade será mais fácil.
O primeiro passo, neste caso, será escolher um domínio, pensar no tema do site, cores, fontes e o logo. Segundo, escolher os fornecedores da China para dropshipping. Plataformas como o Topdser ajudam com isso, criando uma conexão direta com o AliExpress, o gigante asiático do e-commerce.
Citando a plataforma da Topdser em específico, é possível controlar toda a operação do dropshipping de forma fácil, tendo maior transparência e eficiência nas partes do processo.
Por exemplo, é muito mais fácil fazer a procura de produtos e a intermediação com lojas gigantes por esse sistema, trazendo maior confiabilidade para sua loja. Afinal, um bom “sourcing” significa um frete sem percalços e o produto como prometido chegando na mão do cliente.
Por fim, com esse nicho a explorar, é mais fácil saber onde prospectar clientes: grupos de Facebook de exercícios, academias, influenciadores, anúncios no Google (Google Ads) usando palavras-chave específicas.
A internet é um gigantesco oceano e ao sair para pescar é preciso saber onde estão os peixes. Com um nicho escolhido, localizar será muito mais fácil. A partir disso, sua atuação precisa ser eficiente. No caso do dropshipping:
- Crie um site moderno, pense no design e na experiência do usuário (UX).
- Passe credibilidade. Invista em uma plataforma segura e fornecedores de confiança. Opte por um parceiro como o Topdser para facilitar sua operação.
- Faça um marketing inteligente, sem ser apelativo. Ofereça descontos – claro, sem afetar sua margem – e apresente os produtos de forma clara e realista. Nada de “compre isso e mude sua vida”.
Feito tudo isso, você pode empreender no comércio online sem precisar de um grande investimento e oferecendo uma solução que é benéfica a todos.