Depois de montar o próprio negócio, tendo obtido certo grau de sucesso, o empreendedor se pergunta como poderia replicá-lo por todo o Brasil ou mesmo no exterior. O empreendedor poderia pensar em seguir os procedimentos habituais das multinacionais e dos grandes grupos empresariais e montar filiais, mas para tanto precisaria ter muito dinheiro disponível e funcionários de confiança para gerenciar as unidades da rede, sobretudo em praças distantes onde não conseguiria gerenciar pessoalmente. Ou, como fazem os pequenos empreendedores, poderia crescer aos poucos, de modo orgânico, ou seja, poupando parte de seus lucros e investindo em uma nova unidade de tempos em tempos. Como alternativa, ou “terceira via”, poderia ainda trabalhar em parceria com outros empreendedores que tivessem vontade de trabalhar com a mesma marca e com os mesmos produtos que você. Mas como fazer isso, sem simplesmente passar sua ideia a outras pessoas? Como fazer valer sua marca e seu know-how?
Neste sentido o sistema de franchising pode se apresentar como uma solução para empreendedor. Permitindo se juntar às milhares de empresas em todo o mundo que adotaram esse sistema de expansão de negócios e alavancaram sua atividade empresarial, passando a compartilhar seu conceito de negócios com outros empreendedores, fortalecendo sua marca e exponenciando seus ganhos e resultados.
O sistema de franchising é uma poderosa técnica de crescimento e desenvolvimento de negócios em rede. De acordo com a International Franchise Association (IFA), sediada nos EUA, esse sistema é aplicado praticamente em todo o mundo, e o Brasil está entre os países em que franchising mais encontrou espaço para crescer. Mas note que trabalhar com esse sistema não é para qualquer empresa nem para qualquer perfil de empreendedor. Não são somente os resultados que são exponenciados, mas também os problemas, que devem ser identificados e corrigidos quando a empresa ainda estiver pequena e os ajustes ainda envolvam procedimentos relativamente simples.
A cartilha em questão foi concebida como um esforço conjunto do Sebrae e da ABF para fomentar o desenvolvimento de novos franqueadores. A proposta dessa cartilha não é a de esgotar esse assunto e sim o de desenvolver um material de consulta que o ajudará a compreender se seu negócio é franqueável e como formatar e lançar sua franquia no mercado. Esperamos que você aproveite ao máximo a cartilha e a utilize como ferramenta de apoio para ampliar seu negócio!
Conhecendo a estrutura da cartilha
Para facilitar seu entendimento, cada tópico da cartilha foi estruturado da seguinte forma:
O que é e como fazer – Nesse tópico, você aprende sobre cada etapa do processo de formatação de uma franquia.
Fique de olho – Em alguns momentos, você receberá dicas sobre um determinado assunto. Esteja alerta para as recomendações que serão feitas.
Hora de praticar – Comece a se mexer, preencha os formulários e realize os exercícios propostos, de acordo com seu negócio. É uma boa maneira de responder às dúvidas e testar o que você aprendeu.
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