Todo final de ano é exatamente a mesma coisa, quem nunca passou por esta exata situação, espera o ano virar para conseguir aplicar hábitos melhores na vida, ou então aguardar para conseguir colocar aquele ótimo projeto para funcionar, seja na vida pessoal, como fazer academia, acordar mais cedo, alimentar-se melhor, ou então no âmbito profissional como um negócio próprio ou até mesmo melhorias no currículo e habilidades, como investir em uma formação, ou até mesmo todas as coisas que já foram citadas.
É um hábito muito presente no dia a dia das pessoas, justamente esperar pela virada do ano para tomar atitudes em relação às melhorias e mais comum ainda é abandonar o processo no meio do caminho, ou se quer começar.
A realidade é que até mesmo o começo da jornada já está errado, o fato de deixar para o próximo começo do ano mostra a sua baixa dedicação e força de vontade, e quando o começo do ano chega, e você percebe que absolutamente nada mudou, é um grande balde de água fria, e faz com que os hábitos e projetos mais uma vez seja postergado. Há tantas e tantas pessoas que passam por isso todos os anos, que com o tempo simplesmente desistiram das promessas de virada de ano e simplesmente buscam por outras formas de pôr em prática seus objetivos.
Se você está passando ou passou por uma situação como esta, veio ao lugar correto, pois neste artigo contém todos os passos concretos que você precisa tomar para conquistar os seus objetivos, não importa o quão complexos e ambiciosos eles são.
Primeiro passo, é não se preocupar nem se dar por fracassado se nos anos que se passaram os seu objetivos não foram conquistados, isso acontece com todos e felizmente não diz nada sobre o sucesso pessoal de cada um, afinal, não há como terminar algo da maneira correta, se já se iniciou errado.
As promessas de fim de ano são extremamente vagas e você já ouviu ou disse elas da seguinte forma “vou pra academia”, “vou abrir minha empresa” “começar minha dieta” “voltar a estudar”. Muito provavelmente você nem se quer notou mas todas essas promessas, já estão erradas, e são apenas isso, um objetivo, vago, impreciso e sem a menor pretensão de se concretizar.
Valide sua ideia
O objetivo deste artigo é fazer com que o seu projeto dê certo, funcionando de forma sustentável e com o foco no longo prazo, por isso, antes de mais nada a primeira coisa que deve ser feita antes mesmo de dar início às suas operações é realizar processos para que você obtenha a comprovação prática de que sua ideia realmente é viável, possui clientes e pessoas interessadas.
A melhor forma para conseguir isso é utilizando o método de MVP (Produto Minimamente Viável) esta sigla é utilizada para descrever o produto ou serviço de uma empresa em seu nível mais básico de todos, apenas com o foco em ofertá-lo para que com o e exposição ao mercado, consiga estabelecer se realmente há clientes e pessoas interessadas.
Pesquise sobre o mercado
Todo produto ou serviço vai estar inserido em algum mercado com um nicho de atuação, e isso é o que vai fazer com que você tenha sucesso ou fracasso
A expressão “cheque a profundidade da água antes de pular” se encaixa perfeitamente no mundo dos negócios, e é com base neste processo que você vai estabelecer o seu plano de ação, e concretizar os seus serviços.
Este passo possui um grande impacto em todo o futuro de seu empreendimento e carreira, pois é com base nele que você vai entender como a sua concorrência atua, e se basear em solucionar a dor de seu consumidor.
Com conhecer o mercado, você vai estudar, quais são seus concorrentes, quem é a referência do mercado, entender os pontos fracos e fortes de cada um deles, e se preciso fazer alterações para conseguir se posicionar melhor, pois, toda empresa, produto ou serviço, necessita de diferenciais, fazer mais do mesmo é suicidio do empreendimento.
Um passo tão importante como esse, não pode ser pulado ou negligenciado de forma alguma, sendo assim, se sentir a necessidade não hesite em contratar uma empresa especializada em consultoria de mercado como a Yaba Consultoria.
Planejamento estratégico
Com base nos passos anteriores você e seu projeto já vão ter tudo o que é necessário para iniciar no mundo dos negócios. O MVP vai ter te mostrado sim, que há demanda pelo o que você oferece, e ainda vai possuir um ótimo know how de como deve ser posto em prática.
Enquanto a pesquisa de mercado, vai te trazer insights, métodos e formas de se diferenciar se colocando à frente de sua concorrência. Agora basta estabelecer metas e objetivos detalhados e específicos.
Detalhando o que vai ser feito, de qual forma e qual é o prazo para o feito.