A rede privada virtual – VPN, é uma forma eficaz de manter suas atividades na web protegidas de hackers e bisbilhoteiros. Ao usar uma VPN todos os seus dados passam por um túnel criptografado, dessa forma, as suas informações somente são legíveis para o seu dispositivo e provedor VPN. Ou seja, ilegíveis para qualquer outra pessoa não autorizada.
Portanto, não será possível rastrear sua navegação na internet, e mesmo quando acessar a rede por um Wi-Fi público, não existe risco de pessoas-mal-intencionadas interceptarem o tráfego e invadirem seu smartphone ou notebook.
Para proteger sua identidade na web, a VPN oculta seu IP verdadeiro e substitui por um endereço IP VPN. Isso significa, que a sua localização geográfica real é mascarada e suas atividades na internet não remetem mais ao seu dispositivo.
No entanto, para obter os benefícios de uma rede privada virtual, é preciso saber: o seu serviço de VPN é tão seguro como promete seu provedor? Ou todas as suas atividades online, estão baseadas em uma falsa sensação de proteção.
Alguns serviços de VPN podem colocar sua privacidade e segurança em risco, expondo informações confidenciais e deixando brechas para ataques cibernéticos.
Por isso, é fundamental escolher um provedor confiável, e considerar que a melhor VPN utiliza protocolos robustos e criptografia avançada, para manter o mais alto nível de proteção online. Além de disponibilizar aplicativos que permitem, em poucos minutos, baixar, instalar e executar um túnel de VPN.
Outro ponto importante, é testar a segurança do seu serviço de VPN, para verificar se as suas informações estão realmente protegidas e suas atividades na web não correm riscos.
Para verificar a segurança da sua VPN, é preciso testar três tipos de vazamentos: DNS, IP e WebRTC.
Teste de vazamento de DNS
DNS significa Sistema de Nomes de Domínio, é um protocolo que traduz o nome do seu domínio (textos de URL) para um endereço IP (numérico), e tem como objetivo facilitar o acesso ao site.
O vazamento de DNS não expõem o endereço IP do seu dispositivo, mas o endereço IP e a localização do seu ISP (provedor de serviços de internet). Essas informações podem ser usadas para rastrear facilmente seu endereço IP verdadeiro.
Para realizar um teste de vazamento de DNS:
Ative sua VPN, escolha uma localização fora do seu país de origem, e faça a conexão com o servidor VPN.
- Acesse a ferramenta dnsleaktest.com, e selecione “Extended Test” (teste estendido). Se o endereço IP, localização e outros detalhes coincidirem com o do seu ISP, ocorreu vazamento do seu DNS;
- Os dados que deverão aparecer, são os relacionados ao servidor VPN que você se conectou.
Escolha um provedor VPN que tenha recursos de proteção contra vazamento de DNS/IP.
Teste de vazamento de endereço IP
O endereço IP (Protocolo de Internet), registra uma série de informações sobre seu histórico de navegação, e principalmente sobre a sua localização geográfica. Portanto, quando ocorre vazamento de IP, seus dados são expostos, e podem ser acessados por terceiros.
Para realizar um teste de vazamento de IP:
- Com a sua VPN ativa, desconecte a internet;
- Ao identificar que a conexão da internet caiu, reconecte-se e em seguida;
- Abra várias guias no site ipleak.org, e atualize rapidamente;
- Observe nos resultados das páginas do ipeak.org, o endereço IP;
- Se o seu endereço IP real aparece em alguma das guias, você terá um vazamento;
Observe que alguns provedores de VPN disponibilizam o recurso kill switch. Essa ferramenta mantém seus dados protegidos, e o tráfego da internet bloqueado, caso a conexão caia de forma inesperada.
Teste de vazamento do WebRTC
WebRTC (Web Real-Time Communication) é uma API (interface de programação de aplicativos) gratuita e de código aberto, que fornece comunicações em tempo real de navegadores (Firefox, Chrome e Opera). E permite compartilhamento de arquivos P2P, chats de áudio e vídeo, sem necessidade de extensões e plugins.
Vazamentos de WebRTC podem facilmente, expor dados do seu endereço IP. E a melhor maneira de se proteger contra vazamentos, é manter o tráfego em um túnel VPN criptografado.
Para realizar um teste de vazamento de WebRTC:
- Conecte-se a um servidor da sua VPN;
- Acesse o site BrowserLeaks;
- Verifique se as informações disponíveis mostram o seu endereço;
- Se aparecer o seu IP público existe vazamento;
- Caso seja mostrado endereço de IP VPN, não ocorre vazamento.
Provedores de serviços de VPN podem bloquear o tráfego do WebRTC, para evitar vazamentos de endereços IP.
Quando são identificados vazamentos que comprometem a segurança das suas informações, o modo mais simples de solucionar o problema, é trocar o provedor de serviços VPN. Afinal, o principal objetivo de usar a VPN, é manter sua privacidade online, e não correr o risco de que pessoas mal-intencionadas acessem seus dados.
Para conhecer os melhores VPN’s do mercado e quais são os mais seguros entre em O Melhor Software e tenha mais informações!