E com a concorrência acirrada em diversos segmentos de mercado, seja no ramo de calça de brim uniforme ou de calhas, por exemplo, é válido oferecer serviços personalizados como uma estratégia eficiente para se destacar e conquistar clientes fiéis.
Mas como isso pode ser feito de forma eficiente e criativa? Nesta matéria, vamos explorar algumas dicas e exemplos, além de dar um panorama geral do que esse conceito significa. Vale ressaltar que não é algo novo mas, por vezes, pouco explorado. Ficou curioso e deseja compreender melhor?
O que são serviços personalizados?
Serviços personalizados são aqueles que são adaptados às necessidades e preferências individuais de cada cliente. Eles são projetados para atender a demandas específicase oferecer uma experiência sem igual.
Ao contrário dos serviços padronizados, estes são altamente focados na pessoa que irá adquirir aquele material, que pode ser uniformes profissionais de cores e modelos específicos. Desta forma, o fornecedor leva em consideração cada desejo e especificidade.
Eles podem ser encontrados em muitas áreas diferentes, como em hospedagem, turismo, serviços de consultoria, serviços financeiros, saúde e beleza, entre outros. Ao mesmo tempo, são uma maneira eficaz de atender aqueles que buscam experiências únicas, o que pode resultar em retenção e fidelidade à marca.
Como se destacar no mercado com a oferta de serviços personalizados?
Conheça o seu público-alvo
Para oferecer serviços personalizados, é fundamental conhecer bem o público-alvo da sua empresa. Entender quais são as suas necessidades, expectativas e preferências, lhe dará vantagens quando se equipara à concorrência.
Com isso, será possível oferecer soluções sob medida. Então, investa uma certa quantidade de capital em pesquisas e análises de mercado, além de manter um canal de comunicação aberto, para receber feedbacks e sugestões.
Cada fator desses molda um caminho menos tortuoso, como se uma empresa de terraplenagem fizesse um serviço excelente e tirasse cada pedra e desnível de sua frente.
Invista em tecnologia
A tecnologia é uma grande aliada, pois permite automatizar processos e coletar dados de forma mais eficiente. Por exemplo, uma empresa pode utilizar ferramentas de inteligência artificial para recomendar produtos ou serviços com base no perfil de consumo.
E não para por aí! Há softwares como o Google Analytics ou o Ubersuggest que te ajudarão a personalizar cada mínimo detalhe, seja em sites ou redes sociais. Em uma rápida pesquisa no Google você irá conferir estes e vários outros exemplos.
Ofereça atendimento personalizado
Um bom atendimento é essencial para fidelizar clientes e conquistar novos. Por isso, é importante sugerir, em treinamentos para os colaboradores, que eles possam prestar um atendimento cada vez mais eficiente.
Outras ferramentas, como o CRM (Customer Relationship Management), somará informações e facilitará o atendimento personalizado. Neste caso, irá vender uma Lixeira para reciclagem para aqueles que realmente precisam, deixando outros modelos para grupos de categorias diferentes.
Ofereça serviços exclusivos
Oferecer serviços exclusivos é outra forma de se destacar no mercado. Dentre as diversas possibilidades e caminhos a seguir, uma loja de roupas, por exemplo, pode oferecer serviços de personal stylist, ajudando-os a escolher as peças que melhor se adequam ao seu estilo e necessidades.
Desta forma, aumenta a retenção com segmentações como entrega expressa ou customização de produtos, como gravação de nomes em jóias ou personalização de capas de celular.
Como citamos anteriormente, esse é um segmento válido para qualquer ramo ou atividade.
Aposte na experiência do cliente
Oferecer uma experiência única e memorável é um dos pilares deste tema que estamos pautando. Para isso, confira as várias estratégias que estimulam o envolvimento do cliente com a marca, como eventos exclusivos, programas de fidelidade e brindes personalizados, só para citar alguns.
Garanta que cada uma delas seja positiva, desde o ponto de contato com a empresa, passando pelo atendimento, até chegar na entrega. Voltaremos a frisar que cursos, workshops e materiais online são essenciais e colocarão seus colaboradores como número 1 no quesito qualificação.
Esteja sempre inovando
Por fim, é importante estar sempre inovando e buscando formas criativas de oferecer serviços personalizados. Seja por meio de parcerias com outras empresas, lançamento de produtos exclusivos ou até mesmo pela criação de um programa de co-criação, em que esses interessados desenvolvem, junto da equipe, novas soluções para a empresa.
Como podemos ver, essa é uma grande oportunidade para se destacar no mercado e conquistar clientes fiéis. Para isso, é preciso conhecer bem o público-alvo, investir em tecnologia, oferecer atendimento personalizado, serviços exclusivos
Agora é a hora de separar aqueles com estratégias medianas dos outros que agregarão valor e chegarão ao ápice das vendas e da retenção de leads. Não basta apenas ‘fazer de qualquer jeito’ e achar que dará resultados.
A curto e médio prazo, entenderá que os serviços personalizados, diante de tamanha concorrência, são pontos de destaque. Invista não só em softwares essenciais, mas em profissionais experientes e com muitos anos de prática nessas empreitadas.
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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.