COMO O MERCADO DE REVENDA ESTÁ CRESCENDO NO BRASIL ?
Incentivado pelo crescimento da economia circular, o mercado de revenda vem ocupando um espaço representativo nas escolhas dos consumidores. Mas a novidade é o avanço da venda de roupas e objetos usados, e a tendência aponta para um crescimento de 15% a 20% nos próximos 5 anos. Esse novo dado foi revelado por uma pesquisa do Boston Consulting Group (BCG) em parceria com o marketplace de revendas Enjoei.
Apesar das práticas de troca de roupas entre amigos e familiares já serem parte da cultura da nossa sociedade a alguns anos, elas foram muito impulsionadas recentemente pelas plataformas digitais na forma de novos negócios circulares.
O preço baixo é 52% das motivações de compra, e a sustentabilidade no lugar do descarte é a razão de compra para 32% dos entrevistados. O mercado de itens de moda de segunda mão pode ultrapassar o valor do mercado de fast fashion até 2030, revelando que a preocupação com o impacto ambiental pode estar impulsionando o setor.
Apesar de trazer dados positivos, a pesquisa revela que o setor de revenda de usados ainda enfrenta desafios para crescer como a falta de hábito de revenda de produtos pelos próprios usuários, e a busca por preços baixos e barganhas para produtos de qualidade.