Na hora de aprender como negociar um terreno, muitas pessoas têm dúvidas sobre como iniciar a negociação, o que observar ao escolher um espaço, o que verificar em relação aos documentos, entre outras questões. Para ajudá-lo nesse processo, separamos diversas dicas. Assim, você terá mais confiança em escolher o espaço dos seus sonhos.
Não desvalorize o terreno
Grande parte das pessoas tem o desejo de adquirir o lote pelo preço que vale, não é mesmo? A primeira dica é não desvalorizar o ambiente. Iniciar a negociação com um pensamento de justiça faz com que você veja esse momento do ponto de vista do consultor, o que dará mais vantagem desde o início da comunicação.
Muitas pessoas que procuram um terreno por valor menor acabam perdendo a chance de terminar a negociação com sucesso. Iniciar o processo com ofertas baixas é um erro que não pode ser cometido por ninguém. Isso porque um outro interessado oferece um valor mais alto e pode garantir a propriedade de um jeito mais prático.
Geralmente, um comprador consegue encontrar um terreno ainda melhor, mas acaba escolhendo uma opção que não seria a sua primeira alternativa. Por isso, fique atento a esse detalhe para não se arrepender no futuro.
Visite a região várias vezes
Sem dúvidas, um dos itens mais valorizados pelas pessoas que buscam por um terreno é a facilidade de acesso e a infraestrutura que existe naquele local. Nessa questão, são avaliados a qualidade do transporte público, lazer, entre outros tipos de serviços.
No entanto, evite escolher uma alternativa baseada apenas em sua emoção. Procure visitar a região e escolha um local que está mais adequado ao seu estilo de vida. Se você busca por locais movimentados, por exemplo, vale apostar em lugares que contém lojas próximas e vias de fácil acesso. Se você é mais conservador, recomendamos optar por regiões mais tranquilas.
Ao contrário do que muita gente imagina, visitar o terreno apenas uma vez não é o indicado. Vale reservar alguns períodos do dia para conhecer a região pela manhã, à tarde e à noite. Essa regra é muito importante, porque existem lugares da cidade que mudam a rotina com o decorrer do dia, como o centro da cidade. Quanto mais conhecimento sobre o lugar, melhor será a negociação.
Para ajudá-lo a tomar a decisão com mais assertividade, opte por empresas que pensam na qualidade de vida do cliente, como a Happy Imóveis.
Tenha cuidado com a documentação
Outra questão fundamental é a documentação. Neste momento, é essencial solicitar uma matrícula do imóvel no cartório de registro. Esse documento tem como objetivo informar o histórico da propriedade, o que já foi executado em relação a compra e venda, quem foram seus donos antigos, se houve demolição, construção, entre outras informações.
Em alguns casos, esse detalhe pode não ser tão importante agora. No entanto, para que você tenha uma negociação sem problemas, recomendamos contar com um corretor de confiança para ajudá-lo a traduzir os termos imobiliários que, em um primeiro momento, são bastante complicados.
Avalie o tamanho do terreno
Vamos finalizar as nossas dicas falando sobre a importância de fazer uma avaliação do tamanho do terreno. Com as informações em mãos, será mais fácil identificar se aquele espaço está de acordo com as suas necessidades.
Uma estratégia interessante é investir em seu terreno antes de dedicar muito tempo no projeto. Assim, será mais fácil criar o imóvel dos seus sonhos, independente se o tamanho do espaço é mais amplo ou mais compacto.
Se você procura por segurança na negociação e um bom terreno, opte por empresas que são referência no assunto. O Site do Reclame Aqui é um ótimo canal para avaliar a reputação de uma empresa, enquanto as redes sociais ajudam a identificar os comentários dos clientes sobre um determinado empreendimento.
Após descobrir como negociar um terreno, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas importantes que impactam na conquista dos seus sonhos.