O primeiro passo para montar sua própria clínica odontológica é se perguntar quais são seus objetivos de longo prazo e como você se imagina daqui a 5 ou 10 anos.
Essas são perguntas que os profissionais costumam se fazer ao longo da vida, e muitas vezes se veem na gestão de uma clínica odontológica como um objetivo de carreira.
Dependendo das ambições de um indivíduo, são necessários diferentes níveis de investimento, podendo ser recursos financeiros, tempo ou compromissos acadêmicos. Se você planeja expandir seus negócios de forma significativa, por exemplo, o investimento inicial certamente será maior. Esse é o momento ideal se você sonha em seguir outra profissão.
Aprenda a realizar uma análise de mercado
Saber como montar um consultório odontológico é mais do que apenas fazer o que você ama.
Nesse ponto, é necessária uma mudança de paradigma na percepção dos profissionais, ou seja, como administrador, você deve focar no que lhe dará maior retorno financeiro.
Sendo assim, inevitavelmente você terá que abrir mão de algumas preferências pessoais para atender às necessidades do seu cliente. Podemos citar como exemplo os profissionais que trabalham em empregos profissionais saturados no mercado.
Embora esses profissionais possam realizar as atividades de que gostam como contratados, pode haver alguma frustração quando se trata de montar sua própria empresa.
Afinal, eles precisam manter um alto nível de atratividade para vencer a concorrência no mercado.
Confira alguns critérios que você deve conhecer para uma análise de mercado eficaz dentro da sua área de atuação:
. Quantas clínicas semelhantes já estão operando perto de seu local de escolha;
. Qual é o lucro médio dessas clínicas;
. Como seus futuros concorrentes executam suas estratégias de marketing e promoção;
. Qual é a qualidade do serviço com o qual você estará competindo;
. Como sua clínica se diferencia das demais;
. Quais áreas têm maior demanda por serviços e soluções.
Manter essas questões em mente, orienta o profissional no caminho que deve seguir para vencer a concorrência. Sem esses, o investimento é mais arriscado e perigoso. Um dentista pode investir em uma área que já está espalhada com clínicas odontológicas que oferecem os mesmos serviços, por exemplo, ou escolher uma área que já investiu muito em marketing. Nesses casos, ele terá que gastar mais para se destacar.
Entenda como estabelecer seus serviços oferecidos
As clínicas odontológicas raramente se concentram em apenas um tipo de atendimento. Estabelecer vários campos, como ortodontia, estética e implantodontia pode proteger seu negócio. Afinal, se um deles não estiver satisfeito, os outros podem substituí-lo.
Além disso, é mais conveniente para os pacientes realizarem todos os serviços odontológicos em um só lugar. Por isso, os lucros das clínicas odontológicas tendem a ter um feedback cada vez mais positivo.
É claro que esse efeito exponencial depende da escolha certa do serviço oferecido. Por exemplo, se você lida com implantodontia, seus serviços dependem diretamente do departamento de imagem.
Por isso, investir em parcerias nessa área é estratégico para o negócio e pode trazer bons resultados. Não há como planejar a instalação de um consultório odontológico sem antes checar as necessidades locais e as ofertas de serviços estabelecidas.
Mesmo que você seja um profissional altamente qualificado, um mercado saturado ou com baixa demanda pode desacelerar seus negócios. Portanto, analise cuidadosamente seu cenário-alvo antes de fazer um investimento.
Depois de determinar que tipo de serviços a clínica fornecerá, você deve se preocupar com o preço do tratamento. Os fatores considerados incluem concorrência de mercado, disponibilidade de equipamentos e especializações.
Ao fazer pesquisas de preços anteriores, você pode tornar seu plano de negócios mais realista. Além disso, modificar os preços dos tratamentos quando os negócios já estão ativos pode causar desconforto aos pacientes, afetando sua adesão.
Exigências legais
Sobre esse tema, é importante não deixar nada para trás, portanto, examine todos os aspectos da legislação que regulamenta a abertura de consultórios odontológicos. Qualquer tópico negligenciado pode se traduzir em multas ou penalidades legais no futuro.
Em casos extremos, sua clínica pode ser fechada por descumprimento da lei.
Como a odontologia exige diretamente normas sanitárias e de higiene, o principal órgão regulador é a vigilância sanitária.
A Lei RDC/Anvisa nº 50 de 2002 visa manter os padrões de qualidade e segurança dos serviços prestados.
Exemplo de referência no mercado de sistemas clínicos
A TDSA Sistemas para Clínicas é uma empresa apaixonada por tecnologia, e o seu negócio é fazer com que os profissionais da área da saúde se preocupem com o mais importante – o bem-estar de seus pacientes.
Focados nesse segmento, eles se tornaram experts e criaram o RealClinic para Gestão de Clínicas e o RealBlood para Gestão de Bancos de Sangue. Eles são sua fonte de satisfação e orgulho, em especial por sua relevância no mercado.
Sendo pioneiros em desenvolver essas ferramentas de forma 100% web, apresentam um grande diferencial técnico e operacional. E ao longo de muitos anos trilham uma jornada focada no aprimoramento, criando novos recursos e tornando cada vez mais intuitiva a interação dos seus clientes com nossas soluções.
O tempo só melhorou os seus esforços e continuam cada vez mais comprometidos e dedicados ao que fazem. Como resultado desse esforço, hoje são sinônimo de qualidade no segmento. Um exemplo de seus feitos é o RealBlood, um sistema para gerenciamento de Hemocentros, Bancos de Sangue e Agências Transfusionais.
O RealBlood permite o controle total do ciclo do sangue. Totalmente web, ele proporciona acesso remoto por meio da internet com computadores de baixa capacidade de processamento, além de fazer o gerenciamento da rotina operacional, técnica e administrativa.