Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Como melhorar o desempenho do seu negócio?

Como melhorar o desempenho do seu negócio?

Se você ainda não sabe como melhorar o desempenho da sua empresa, saiba que chegou ao lugar certo!

Independente do segmento, seja ele de vendas de cosméticos, balcão refrigerado pequeno, entre diversos outros, é necessário ter um bom desempenho para manter o negócio competitivo no mercado.

Embora pareça ser algo fácil de ser realizado, é necessário algumas estratégias, portanto, não é tão simples.

Por isso, é indispensável que o gestor esteja presente e com determinação em desenvolver ações estratégicas para o crescimento organizado através do melhor desempenho, seja em processos produtivos, planejamentos, financeiros e afins. 

Afinal, cada processo toca o outro, não é mesmo?

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com quatro dicas infalíveis para você aplicar no seu negócio e obter resultados excelentes. Se ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto para se destacar dos concorrentes no mercado tão competitivo, continue lendo e confira!

1. Conheça a sua empresa

Antes de tudo, é imprescindível que você, como gestor, conheça a sua empresa além dos colaboradores.

Suponhamos que você trabalhe com a venda de placas em acrílico. É importante analisar os processos organizacionais em relação às vendas, estoques, planejamentos financeiros, entre outros.

Saber quais são as necessidades de cada colaborador também é fundamental, pois você terá a capacidade de estabelecer funções de acordo com os limites de cada um, e assim, não impacta nos processos da empresa e permite melhorar o desempenho nas atividades diárias.

Logo, ao conhecer todos os processos de ponta a ponta e as capacidades dos colaboradores, as tomadas de decisões são mais assertivas e você pode investir em pesquisa organizacional para entender o que deve ser mudado na sua empresa. 

2. Organize a sua empresa

Não resta dúvida que ao lado de um planejamento para buscar melhor desempenho da empresa, e investir em organização a fim de obter melhores resultados e controles de atividades.

Para organizar melhor o seu negócio e os planejamentos, utilize planilhas, ou até mesmo aposte na tecnologia e use aplicativos de gestão como o Trello, para auxiliar no gerenciamento e evitar esquecimentos.

3. Motive a sua equipe

Investiu em um negócio e tem uma equipe desmotivada? Saiba que este não é caminho para o sucesso.

Uma vez que a empresa possui funcionários que seguem os mesmos objetivos da empresa e visam o crescimento, eles andam juntos e alcançam os objetivos mais rápido.

Imagine uma indústria de vidros para ônibus. A companhia possui muitos funcionários e cada setor é importante para entregar bons resultados, e se um setor estiver desmotivado, impacta diretamente na qualidade dos serviços oferecidos, certo?

E se você, como gestor, quer melhorar o desempenho da sua empresa? Então é necessário investir na capacitação do funcionário e motivá-los.

Treinamentos frequentes e até mesmo feedbacks contribuem para uma equipe motivada e alinhada, logo, permite redução de erros, satisfação no desenvolvimento de tarefas e assim por diante. 

4. Analise a concorrência e aposte em tecnologias

Por fim, mas não menos importante, é fato que analisar a concorrência é indispensável para quem deseja ter uma empresa destacada e competitiva no mercado.

Isso porque permite -em um mercado altamente competitivo- criar estratégias com base na análise para traçar melhorias e ficar à frente do concorrente.

Saber o que outra empresa que realiza a mesma segmentação no mercado fax para atrair mais clientes e que gera resultados de destaque, é fundamental.

Para te auxiliar, é possível usar ferramentas tecnologias e investir no mundo virtual como SEO, Inbound Marketing e afins para captar e prospectar os clientes no seu negócio.

Ao seguir essas quatro dicas, sem dúvida, a sua empresa vai ter melhor desempenho ao entender sobres seus processos ao analisar o concorrente, realizar mais captação de mais clientes e concluir atividades com funcionários motivados e engajados a fim de ter melhor qualidade nos produtos oferecidos. Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

You must login to add a comment.

Posts relacionados