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Como melhorar a relação da sua empresa com clientes

Empresas precisam aumentar seus faturamentos e por isso sempre estão em busca de novos clientes. No entanto, grande parte não dá a devida importância a alimentar uma relação com os clientes que já possui. 

 

Os gestores não se atentam para o fato de que o segredo da satisfação do cliente com seu produto ou serviço depende do seu relacionamento com ele.

 

Sendo assim, não foque todos os esforços apenas em conquistar novos clientes, mas em fidelizar aqueles que já são seus clientes.

 

Nesse sentido, apresentamos algumas dicas de como melhorar a relação da sua empresa com clientes, como por exemplo, utilizando brindes e cuidando da comunicação.

 

Conheça seu cliente

As empresas que se destacam são aquelas que oferecem soluções personalizadas a seus clientes, o que exige conhecer muito bem o público. 

 

E a única forma de conhecê-lo é através de pesquisa e estudo de suas necessidades, expectativas e motivações.

 

Vale salientar que o atendimento deve estar de acordo com o perfil do cliente. Sendo assim, é preciso saber classificá-lo. Há clientes que são mais visuais, outros mais auditivos e tem também o sinestésico, que é o mais predisposto a conversar.

 

Comunicação

A forma como a empresa se comunica com os clientes também é um fator determinante para a relação entre ambos.

 

A comunicação precisa estar alinhada ao perfil do cliente e deve ser respeitosa, empática e demonstrar cuidado para com o cliente.

 

Outro ponto interessante aqui é a transparência, isto é, a empresa nunca deve prometer algo que não possa cumprir, que não seja verdade.

Estratégias de retenção de clientes

É comum as empresas investirem no relacionamento até o ponto em que o cliente faz a compra. Após isso ele é abandonado. 

 

No entanto, é aqui que você deve prestar atenção pois o custo para conquistar um novo cliente é maior do que vender para alguém que já é seu cliente.

 

Sendo assim, é preciso investir em marketing de relacionamento e CRM (Customer Relationship Management). Através deles é possível entender as demandas dos seus clientes e trabalhar para superar suas expectativas em todos os momentos.

 

Poucas empresas conseguem fazer isso, logo é preciso atenção ao pós-venda e a todo o seu relacionamento com sua base de clientes.

 

Ofereça brindes

Brindes podem ser utilizados por sua empresa de várias formas, entre elas como forma de atrair, conquistar e fidelizar clientes.

 

No entanto, não adianta utilizar qualquer tipo de brinde. Ele precisa ser útil, conversar com a atividade da sua empresa e ser útil para o cliente.

 

Desta forma, o cliente vai fazer uso do brinde e assim estará em contato constante com a sua marca. Além disso, ao ganhar o brinde, o cliente sente-se feliz, satisfeito e importante já que foi lembrado.

 

Portanto, ofereça brindes em datas especiais, como natal, dia das mães, páscoa e, principalmente, no aniversário do cliente.

 

Algumas opções de brindes que têm feito sucesso são acessórios para celular e smartphone, como fone de ouvido, caixas de som e capinhas personalizadas. Além de itens de escritório, como agenda e cadernos, que são tradicionais.

Resolva os problemas

Ninguém gosta de ter problemas, mas quando eles existem precisam ser solucionados. Além disso, toda empresa vai receber algum tipo de problema por parte dos clientes.

 

No entanto, o importante é mostrar interesse em resolvê-lo de forma cordial e o mais rápido possível. Um cliente com feedback negativo pode causar prejuízo para a empresa, principalmente, em um momento da sociedade em que tudo é compartilhável e as pessoas são influenciadas pelo que veem nas redes sociais.

 

Por isso, assim que surgir uma reclamação, um problema, aja de forma a resolvê-lo o quanto antes e garanta que o cliente fique satisfeito. Desta forma, a relação entre ele e a empresa só tende a melhorar.

Conclusão

Apesar de as empresas focarem apenas em conquistar novos clientes, para manter ou aumentar o faturamento é preciso criar uma relação com o cliente. Principalmente com aqueles que já são clientes e, normalmente, são ignorados.

 

Existem várias formas de melhorar a relação da sua empresa com clientes. Entre elas, a principal delas é conhecer quem é o seu cliente, seus desejos e necessidades para então poder oferecer o melhor produto ou serviço para ele.

 

Além disso, é essencial cuidar da comunicação, que deve estar adequada ao perfil do cliente, e até mesmo utilizar brindes para demonstrar que ele é importante para a empresa e que ela se importa com ele.

 

Outras estratégias podem ser utilizadas para estabelecer um relacionamento duradouro com seu cliente. Acompanhe o blog para ver mais conteúdos sobre como melhorar a relação da sua empresa com clientes e dicas de brindes para oferecer a eles.

lucaswp

lucaswp

Sabe das coisas
Formado em Investigação Forense e Perícia Criminal, e acadêmico de Direito. Estou sempre buscando informações sobre compliance e negócios. Meu objetivo é dirimir as dúvidas de empreendedores e encaminha-los para o melhor caminho dos negócios.

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