Quando se trata da bateria do seu carro, nunca deve ser o caso de “longe da vista, longe do coração”. Como muitas outras peças de um veículo, ele precisa de certo cuidado e atenção para funcionar como deveria.
Aqui estão algumas dicas para ajudar a manter a bateria do seu carro em ótimas condições.
1. Mudar a cada quatro anos
Recomenda-se que cada bateria automotiva seja substituída após quatro anos e para garantir que seu veículo funcione corretamente, é importante que você não se esqueça de fazer isso. Não há nada pior do que perder energia no meio da jornada, então não tente estender a vida útil da bateria por mais tempo do que deveria.
2. Verifique o nível de ácido
Você deve verificar o nível de ácido da bateria a cada seis meses. Fique atento à estratificação ácida, que ocorre quando as baterias permanecem com uma carga abaixo de 80 por cento, nunca recebem uma carga completa ou apresentam descargas superficiais.
Se você tiver uma bateria estratificada, os eletrólitos se concentrarão na parte inferior e deixarão a parte superior sem energia.
Sua bateria está particularmente em risco se seu carro for dirigido principalmente por curtas distâncias com acessórios que roubam energia.
3. Adicione água com cuidado
Se notar que os níveis de eletrólitos estão baixos (as placas ficarão expostas), complete-os com água destilada. Tenha cuidado ao fazer isso e apenas preencha as células para cobrir as placas.
Um funil ou garrafa esportiva geralmente é melhor para adicionar água, pois permitem que você controle o fluxo. Depois de completar os níveis de água, use um carregador de bateria para recarregar a bateria.
4. Conduza um teste de carga da bateria
Todos os meses você fará um teste de carga da bateria, que pode ser feito por um mecânico. Isso é para garantir que o dispositivo possa carregar corretamente, mesmo em temperaturas de congelamento.
5. Limpe a bateria
Sujeira e detritos podem ser más notícias para sua bateria se ela entrar nas células. Também pode causar corrosão no metal próximo, por isso é importante limpar a parte superior da bateria e ao redor dos terminais.
Os limpadores de janela à base de amônia são freqüentemente recomendados, mas uma combinação de bicarbonato de sódio e água ajudará a se livrar de qualquer ‘crosta’ quando aplicado com uma escova de aço.
O bicarbonato de sódio e a água são particularmente úteis para limpar a corrosão. No entanto, como regra geral, você deve pensar no pincel como úmido, em vez de molhado. Você também precisa limpar totalmente a bateria para que não fique nenhum resíduo de bicarbonato de sódio, pois isso pode causar corrosão. É importante que, ao limpar a bateria, nenhum fluido entre pelas portas da bateria.
6. Mantenha os cabos amarrados
É importante que os cabos não se movam, portanto, certifique-se de mantê-los bem amarrados. Isso ajudará a manter tudo devidamente seguro.
7. Não deixe seu carro por muito tempo
Se você deixar o carro por muito tempo sem dirigi-lo, sua bateria acabará. É recomendável que você dirija seu veículo pelo menos a cada três dias.
8. Mantenha a bateria quente
O frio é uma má notícia para a bateria, por isso é importante tentar mantê-la aquecida durante o inverno. Um aquecedor de motor ou bateria é freqüentemente aconselhado para ajudar os carros a se manterem em funcionamento no frio. Eles não apenas tornam mais fácil iniciar a bateria, mas ajudam a minimizar o consumo de energia.
9. Não carregue demais
Se você carregar a bateria manualmente, é importante não carregá-la demais, pois isso pode causar danos. Verifique a bateria a cada meia hora para ver como está progredindo.