O Bitcoin nasceu em 2008 em meio a um cenário adverso marcado pela crise internacional que começou nos Estados Unidos.
A criptomoeda aparece como uma alternativa de investimento para empresas e investidores que haviam sido prejudicados nesse período e buscavam uma alternativa financeira que gerasse mais dividendos.
Afinal, o que é Bitcoin e Criptomoedas?
O Bitcoin é uma moeda digital, descentralizada e independente do atual sistema financeiro. Ela não depende dos bancos centrais para sua sustentação, apresentando maior flexibilidade e diferenciais em relação às moedas tradicionais.
Mas como ocorrem as transações entre vendedores e compradores? As transações ocorrem em plataformas digitais e são conduzidas por mineradores, que são profissionais que disponibilizam estruturas necessárias com computadores e redes conectadas para que a comercialização possa ser realizada.
Tudo ocorre de maneira segura e sem fraudes, pois todas as transações são registradas na Blockchain, que é um sistema responsável por registrar todos os processos de compra e venda no âmbito das moedas digitais.
Quais as vantagens e formas de investir em criptomoedas?
Com o crescimento em larga escala do mercado financeiro, o investidor possui amplo acesso ao investimento em criptoativos. Entre as principais formas de investir estão:
Entre as alternativas estão as Exchange Traded Funds (ETFs), que são fundos de investimento negociados em bolsa de valores e que, em geral, perseguem um índice específico. Para quem busca investir em bitcoin e criptomoedas existem os seguintes formatos:
- QBTC11: 100% de exposição ao Bitcoin (BTC);
- QETH11: 100% de exposição ao Ethereum (ETH);
- HASH11: 80% Bitcoin, 15% Ethereum e 5% outras criptos;
- DEFI11: 70% Protocolos DeFi, 15% Suporte para Protocolos DeFi e 15% Plataforma de Contrato Inteligente.
No que se refere às vantagens, podemos mencionar a praticidade que as ETFs oferecem. Por serem negociadas em bolsa, elas permitem que o investidor possa concentrar sua posição em criptoativos na mesma corretora em que negocia ações e investimentos.
Além disso, outra vantagem importante é que as negociações podem ocorrer em corretoras descentralizadas, as chamadas exchanges.
Ao comprar Bitcoin e criptomoedas por meio de uma corretora, você consegue ter maior controle sobre seus criptoativos. Além disso, esse formato permite que você possa negociar e movimentar os recursos 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Cuidados que você precisa ter com Bitcoin
Como estamos falando de um mercado volátil, é essencial ter precaução e ter sempre uma reserva de emergência, pois estamos falando de uma área suscetível a influências e variações de mercado.
Além disso, é fundamental fazer aportes financeiros de maneira segura e com profissionais que sejam referência de mercado, evitando cair em golpes e esquemas fraudulentos.
Outro ponto importante é registrar suas movimentações no Imposto de Renda. Mas como assim? Imagine que de uma hora para outra você consegue rendimento surpreendentemente alto e seu faturamento ultrapasse a casa dos milhões. Como explicar isso ao fisco? Complicado, não?
Portanto, mantenha suas informações declaradas junto a Receita Federal, visando evitar problemas com a legislação tributária.